Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Joaquina Carlota Mila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10724
Resumo: O presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning.
id RCAP_74323ffdb14f608b18fc56a5b12c6f70
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagemExpressão dramáticaAprendizagemInvestigação-açãoO presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning.Universidade de Évora2014-02-19T15:05:35Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10724http://hdl.handle.net/10174/10724TID:201243547porjoaquina.simoes@hotmail.com229Simões, Joaquina Carlota Milainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:20.908310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
Simões, Joaquina Carlota Mila
Expressão dramática
Aprendizagem
Investigação-ação
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
author Simões, Joaquina Carlota Mila
author_facet Simões, Joaquina Carlota Mila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Joaquina Carlota Mila
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão dramática
Aprendizagem
Investigação-ação
topic Expressão dramática
Aprendizagem
Investigação-ação
description O presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T15:05:35Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10724
http://hdl.handle.net/10174/10724
TID:201243547
url http://hdl.handle.net/10174/10724
identifier_str_mv TID:201243547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv joaquina.simoes@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136527910961152