Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10724 |
Resumo: | O presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning. |
id |
RCAP_74323ffdb14f608b18fc56a5b12c6f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagemExpressão dramáticaAprendizagemInvestigação-açãoO presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning.Universidade de Évora2014-02-19T15:05:35Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10724http://hdl.handle.net/10174/10724TID:201243547porjoaquina.simoes@hotmail.com229Simões, Joaquina Carlota Milainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:20.908310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem Simões, Joaquina Carlota Mila Expressão dramática Aprendizagem Investigação-ação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel da expressão dramática na aprendizagem |
author |
Simões, Joaquina Carlota Mila |
author_facet |
Simões, Joaquina Carlota Mila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Joaquina Carlota Mila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão dramática Aprendizagem Investigação-ação |
topic |
Expressão dramática Aprendizagem Investigação-ação |
description |
O presente relatório de estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim-de-Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática deste relatório incide sobre o domínio da Expressão Dramática e sua articulação com a ação educativa desenvolvida na sala de Creche e de Jardim de Infância, na Instituição Coopberço. Nele, irei evidenciar, de uma forma descritiva e reflexiva, o modo, como os instrumentos de investigação-ação utilizados durante a minha prática, contribuíram, para a melhoria do ambiente educativo, potenciando o seu processo de aprendizagem indo ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Apresentarei ainda uma síntese reflexiva do trabalho de projeto desenvolvido na sala de Jardim de Infância, evidenciando a relevância da Expressão Dramática na aprendizagem da criança. Pretendo que este relatório seja uma evidência do meu processo de formação pessoal e profissional, uma vez que todo o estágio foi determinado por múltiplas e reciprocas aprendizagens; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master: The Role of Drama in Learning This report corresponds to the internship of Supervised Teaching Practice I and II, in Nursery and Kindergarten, of the Master in Preschool Education. The theme of this report focuses on Drama fields and its articulation with the educational activity developed in Nursery and Kindergarten rooms of Coopberço Institution. In it, I will show, in a descriptive and reflective way, as the instruments of action research used during my practice contributed to the improvement of the educational environment, enhancing his learning process to suit the children needs and interests. I will present a summary reflective design work developed in Kindergarten room, showing the Drama relevance in child learning. I intend that this report be evidence of my personal and professional education process, since the whole stage was determined by multiple and reciprocal learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T15:05:35Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10724 http://hdl.handle.net/10174/10724 TID:201243547 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10724 |
identifier_str_mv |
TID:201243547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
joaquina.simoes@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136527910961152 |