Sexualidade na deficiência intelectual e a importância da educação sexual : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Inês Isabel Serrano, 1994-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4733
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
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spelling Sexualidade na deficiência intelectual e a importância da educação sexual : estudo de casoPessoas com deficiência mental - Comportamento sexualEducação sexual para pessoas com deficiência mentalDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 11 de Novembro de 2019O presente trabalho pretende abordar o tema da sexualidade junto da população com deficiência intelectual, enaltecer a importância da existência da educação sexual, bem como a possibilidade desta população possuir aprendizagens neste âmbito. Pretende então, dar seguimento a uma visão não estigmatizante desta população e proporcionar a vivência de uma sexualidade saudável e informada. Neste sentido, trata-se de um estudo qualitativo em profundidade em que foram realizadas ações de sensibilização a 14 jovens da Fundação LIGA com o intuito da transmissão de conhecimentos relacionados com diversas dimensões que compõem a sexualidade. Foram utilizados um questionário de avaliação de conhecimentos e uma entrevista previamente à realização das ações de sensibilização, tendo a aplicação destes instrumentos sido repetida após a realização das mesmas. Os resultados encontrados foram positivos para todas as 7 dimensões da sexualidade abordadas, sendo que, na maioria dos casos, o nível de informação aumentou de forma significativa e inquestionável. O grupo de estudo demonstra uma capacidade de aprendizagem de temas específicos da sexualidade e a necessidade de continuação deste trabalho futuramente.The present work intends to approach the subject of sexuality among the population with intellectual disability, praise the importance of the existence of sexual education, as well as the possibility for knowledge acquisition by this population on the topic. Its intention is to follow a non-stigmatizing vision of this population and to provide the experience of a healthy and informed sexuality. As such, this is an in-depth qualitative study in which 14 awareness actions were carried in LIGA Foundation with the purpose of transmitting knowledge regarding various dimensions of sexuality. A knowledge assessment questionnaire and an interview were applied, prior and subsequent to the performance of the awareness actions. The results were positive for all the 7 dimensions addressed regarding sexuality, and, in most cases the level of information increased significantly and unquestionably. The study group demonstrates an ability to learn specific topics regarding sexuality and the need to continue this work in the future.2019-11-18T16:12:45Z2019-11-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4733http://hdl.handle.net/11067/4733TID:202309703porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Inês Isabel Serrano, 1994-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:45Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:30.956004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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