EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar a produção científica desenvolvida no Brasil pelos Programas de Pós-Graduação no que envolve a temática Educação Sexual, Sexualidade e Deficiência, tendo como foco a oferta da educação sexual para pessoa com deficiência e a sexualidade da pessoa com deficiência. Para o levantamento dos dados elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a busca de publicações de teses e dissertações no período de dez anos, sendo entre 2007 e 2017, utilizando os seguintes descritores: educação sexual; deficiência; sexualidade. Após a realização deste levantamento foram localizadas doze dissertações e quatro teses. Destas dezesseis pesquisas, somente oito aproximavam-se do foco da presente pesquisa. De acordo com os resultados encontrados nas oito pesquisas selecionadas entende-se que, no que se refere à sexualidade e educação sexual apresentadas e relatadas nestas pesquisas, a temática deve ser repensada e reajustada para pessoa com deficiência, tanto nas instituições educacionais como no âmbito familiar. A pouca exploração da temática por parte dos pesquisadores não contribui para que avanços sejam alcançados no que tange a informação e orientação às famílias e professores. A educação, formal e informal, é imprescindível para o desenvolvimento integral do ser humano, e deve abranger a educação sexual como parte integrante deste processo, criando possibilidades para o desenvolvimento autônomo das pessoas, e não possibilidades utópicas. |
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