EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morais, Karine Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a produção científica desenvolvida no Brasil pelos Programas de Pós-Graduação no que envolve a temática Educação Sexual, Sexualidade e Deficiência, tendo como foco a oferta da educação sexual para pessoa com deficiência e a sexualidade da pessoa com deficiência. Para o levantamento dos dados elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a busca de publicações de teses e dissertações no período de dez anos, sendo entre 2007 e 2017, utilizando os seguintes descritores: educação sexual; deficiência; sexualidade. Após a realização deste levantamento foram localizadas doze dissertações e quatro teses. Destas dezesseis pesquisas, somente oito aproximavam-se do foco da presente pesquisa. De acordo com os resultados encontrados nas oito pesquisas selecionadas entende-se que, no que se refere à sexualidade e educação sexual apresentadas e relatadas nestas pesquisas, a temática deve ser repensada e reajustada para pessoa com deficiência, tanto nas instituições educacionais como no âmbito familiar. A pouca exploração da temática por parte dos pesquisadores não contribui para que avanços sejam alcançados no que tange a informação e orientação às famílias e professores. A educação, formal e informal, é imprescindível para o desenvolvimento integral do ser humano, e deve abranger a educação sexual como parte integrante deste processo, criando possibilidades para o desenvolvimento autônomo das pessoas, e não possibilidades utópicas. 
id UEM-11_17de4e734dfeb568099e2353785564be
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/36585
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃODeficiênciaEducaçãoEducação sexualSexualidadeEducação sexual e sexualidade de pessoas com deficiênciaEste estudo teve como objetivo verificar a produção científica desenvolvida no Brasil pelos Programas de Pós-Graduação no que envolve a temática Educação Sexual, Sexualidade e Deficiência, tendo como foco a oferta da educação sexual para pessoa com deficiência e a sexualidade da pessoa com deficiência. Para o levantamento dos dados elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a busca de publicações de teses e dissertações no período de dez anos, sendo entre 2007 e 2017, utilizando os seguintes descritores: educação sexual; deficiência; sexualidade. Após a realização deste levantamento foram localizadas doze dissertações e quatro teses. Destas dezesseis pesquisas, somente oito aproximavam-se do foco da presente pesquisa. De acordo com os resultados encontrados nas oito pesquisas selecionadas entende-se que, no que se refere à sexualidade e educação sexual apresentadas e relatadas nestas pesquisas, a temática deve ser repensada e reajustada para pessoa com deficiência, tanto nas instituições educacionais como no âmbito familiar. A pouca exploração da temática por parte dos pesquisadores não contribui para que avanços sejam alcançados no que tange a informação e orientação às famílias e professores. A educação, formal e informal, é imprescindível para o desenvolvimento integral do ser humano, e deve abranger a educação sexual como parte integrante deste processo, criando possibilidades para o desenvolvimento autônomo das pessoas, e não possibilidades utópicas. Universidade Estadual de Maringá2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3658510.4025/tpe.v20i1.36585Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 91-1002237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585/751375145825Alves, BeatrizMorais, Karine Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T11:16:42Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/36585Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:33.474682Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Alves, Beatriz
Deficiência
Educação
Educação sexual
Sexualidade
Educação sexual e sexualidade de pessoas com deficiência
title_short EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
author Alves, Beatriz
author_facet Alves, Beatriz
Morais, Karine Helena
author_role author
author2 Morais, Karine Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Beatriz
Morais, Karine Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Educação
Educação sexual
Sexualidade
Educação sexual e sexualidade de pessoas com deficiência
topic Deficiência
Educação
Educação sexual
Sexualidade
Educação sexual e sexualidade de pessoas com deficiência
description Este estudo teve como objetivo verificar a produção científica desenvolvida no Brasil pelos Programas de Pós-Graduação no que envolve a temática Educação Sexual, Sexualidade e Deficiência, tendo como foco a oferta da educação sexual para pessoa com deficiência e a sexualidade da pessoa com deficiência. Para o levantamento dos dados elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a busca de publicações de teses e dissertações no período de dez anos, sendo entre 2007 e 2017, utilizando os seguintes descritores: educação sexual; deficiência; sexualidade. Após a realização deste levantamento foram localizadas doze dissertações e quatro teses. Destas dezesseis pesquisas, somente oito aproximavam-se do foco da presente pesquisa. De acordo com os resultados encontrados nas oito pesquisas selecionadas entende-se que, no que se refere à sexualidade e educação sexual apresentadas e relatadas nestas pesquisas, a temática deve ser repensada e reajustada para pessoa com deficiência, tanto nas instituições educacionais como no âmbito familiar. A pouca exploração da temática por parte dos pesquisadores não contribui para que avanços sejam alcançados no que tange a informação e orientação às famílias e professores. A educação, formal e informal, é imprescindível para o desenvolvimento integral do ser humano, e deve abranger a educação sexual como parte integrante deste processo, criando possibilidades para o desenvolvimento autônomo das pessoas, e não possibilidades utópicas. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585
10.4025/tpe.v20i1.36585
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i1.36585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36585/751375145825
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 91-100
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157322579968