Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rutiquewiski, Andreia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Sweder, Leal, Audria, Pereira, Luciana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/150790
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_0377ab0a1848d073261a554004b32638
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/150790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise Linguística/Semiótica para o Ensino MédioLinguistic/Semiotic Analysis for High SchoolThe BNCC ProposalA Proposta da BNCCNational Curricular Common BaseLinguisticSemiotic AnalysisActivities ProposalBase Nacional Comum CurricularAnálise Linguística/Semiótica,Proposta de AtividadesUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020A Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017/2018) trouxe muitos questionamentos para o cenário escolar. Uma dessas indagações inspirou a presente pesquisa: como a análise linguística/semiótica (AL/S) deve ser trabalhada nas aulas de Português do Ensino Médio? Assim, em busca de uma resposta a essa questão, este artigo discute os pressupostos que norteiam esse eixo e sinaliza algumas dificuldades para a sua implementação. No entanto, em busca de um olhar inspirador, este texto também apresenta uma proposta de trabalho para a prática pedagógica, visando, desse modo, iluminar o desenvolvimento de atividades de AL/S. The National Curricular Common Base/BNCC (BRASIL, 2017/2018) brought many questions to the school scenario. One of these questions inspired the present research: how should linguistic/semiotic analysis (AL/S) be worked on in high school Portuguese classes? Thus, in search of an answer to this question, this article discusses the assumptions that guide this axis and points out some difficulties for its implementation. However, in search of an inspiring look, this text also presents a work proposal for pedagogical practice, aiming, in this way, to illuminate the development of AL/S activities.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNRutiquewiski, AndreiaSouza, SwederLeal, AudriaPereira, Luciana da Silva2023-03-17T22:26:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/150790por1517-7238PURE: 55703607https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220030info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:33:12Zoai:run.unl.pt:10362/150790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:19.122822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
Linguistic/Semiotic Analysis for High SchoolThe BNCC Proposal
A Proposta da BNCC
title Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
spellingShingle Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
Rutiquewiski, Andreia
National Curricular Common Base
Linguistic
Semiotic Analysis
Activities Proposal
Base Nacional Comum Curricular
Análise Linguística/Semiótica,
Proposta de Atividades
title_short Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
title_full Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
title_fullStr Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
title_sort Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio
author Rutiquewiski, Andreia
author_facet Rutiquewiski, Andreia
Souza, Sweder
Leal, Audria
Pereira, Luciana da Silva
author_role author
author2 Souza, Sweder
Leal, Audria
Pereira, Luciana da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rutiquewiski, Andreia
Souza, Sweder
Leal, Audria
Pereira, Luciana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv National Curricular Common Base
Linguistic
Semiotic Analysis
Activities Proposal
Base Nacional Comum Curricular
Análise Linguística/Semiótica,
Proposta de Atividades
topic National Curricular Common Base
Linguistic
Semiotic Analysis
Activities Proposal
Base Nacional Comum Curricular
Análise Linguística/Semiótica,
Proposta de Atividades
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-17T22:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/150790
url http://hdl.handle.net/10362/150790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1517-7238
PURE: 55703607
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138132407353344