Ensino do jornalismo em Portugal: adequação da formação ao mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valquaresma, Lisandra Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6982
Resumo: Esta tese enfatiza o caminho percorrido ao longo dos anos no que diz respeito ao ensino do jornalismo. São aqui apresentadas as várias dificuldades desde as primeiras intenções de se formular um curso de jornalismo, até 1979, data da implementação da primeira licenciatura em Comunicação Social. É ainda abordado, de forma geral, a iniciativa do curso de reciclagem que surgiu como vontade da classe jornalística após a criação da licenciatura. Por fim, ainda no primeiro capítulo, é dado algum destaque ao ensino jornalístico a partir dos anos 90, de modo a estabelecer e a compreender o ponto de evolução do ensino do jornalismo. É apresentado, numa segunda parte deste trabalho, um retrato do ensino do jornalismo na atualidade, com a exposição dos cursos de jornalismo e comunicação existente no país. Desta forma, é igualmente apresentada uma análise aos planos curriculares de cada curso com vários aspetos importantes, como os seus objetivos principais, as saídas profissionais, as provas de ingresso, a apresentação e análise das disciplinas e muito mais. É exposto um retrato do sistema mediático jornalístico português e, por fim, é mostrada uma análise dos resultados obtidos. Da utilização dos planos curriculares e a sua análise, bem como as entrevistas realizadas, é possível concluir que a maioria dos cursos de jornalismo/comunicação no país são de Ciências da Comunicação e que são, assim apresentados ao aluno, cursos mais abrangentes. Compreendeu-se também que a Universidade é e deve continuar a ser um local de pensamento, reflexão e preparação para o futuro. No seu todo, deve tentar, o mais possível, ser equilibrada a teoria com a prática, e tentar acompanhar a evolução do mundo da comunicação e do jornalismo.
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spelling Ensino do jornalismo em Portugal: adequação da formação ao mercado de trabalhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta tese enfatiza o caminho percorrido ao longo dos anos no que diz respeito ao ensino do jornalismo. São aqui apresentadas as várias dificuldades desde as primeiras intenções de se formular um curso de jornalismo, até 1979, data da implementação da primeira licenciatura em Comunicação Social. É ainda abordado, de forma geral, a iniciativa do curso de reciclagem que surgiu como vontade da classe jornalística após a criação da licenciatura. Por fim, ainda no primeiro capítulo, é dado algum destaque ao ensino jornalístico a partir dos anos 90, de modo a estabelecer e a compreender o ponto de evolução do ensino do jornalismo. É apresentado, numa segunda parte deste trabalho, um retrato do ensino do jornalismo na atualidade, com a exposição dos cursos de jornalismo e comunicação existente no país. Desta forma, é igualmente apresentada uma análise aos planos curriculares de cada curso com vários aspetos importantes, como os seus objetivos principais, as saídas profissionais, as provas de ingresso, a apresentação e análise das disciplinas e muito mais. É exposto um retrato do sistema mediático jornalístico português e, por fim, é mostrada uma análise dos resultados obtidos. Da utilização dos planos curriculares e a sua análise, bem como as entrevistas realizadas, é possível concluir que a maioria dos cursos de jornalismo/comunicação no país são de Ciências da Comunicação e que são, assim apresentados ao aluno, cursos mais abrangentes. Compreendeu-se também que a Universidade é e deve continuar a ser um local de pensamento, reflexão e preparação para o futuro. No seu todo, deve tentar, o mais possível, ser equilibrada a teoria com a prática, e tentar acompanhar a evolução do mundo da comunicação e do jornalismo.This thesis emphasizes the path taken over the years in the teaching of journalism. Here we present the various difficulties from the first intentions of formulating a journalism course, until 1979, the date of the implementation of the first degree in Social Communication. It is also approached, in general, the initiative of the recycling course that emerged as the will of the journalistic class after the creation of the degree. Finally, in the first chapter, journalism teaching has been emphasized since the 1990s, in order to establish and understand the evolutionary point of journalism teaching. In a second part of this work, a portrait of current journalism teaching is presented, with the exhibition of journalism and communication courses in the country. In this way, an analysis is also presented on the curriculum plans of each course with several important aspects, such as its main objectives, professional exits, entrance exams, presentation and analysis of the disciplines and much more. A portrait of the Portuguese journalistic media system is exposed and, finally, an analysis of the results obtained is shown. From the use of the curriculum plans and their analysis, as well as the interviews conducted, it is possible to conclude that most of the journalism / communication courses in the country are of Communication Sciences and that are thus presented to the student, more comprehensive courses. It was also understood that the University is and should continue to be a place of thought, reflection and preparation for the future. On the whole, it should try, as much as possible, to balance theory with practice, and try to keep up with developments in the world of communication and journalism.Pinto, Ricardo JorgeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaValquaresma, Lisandra Rodrigues2018-10-29T14:24:22Z2018-10-26T00:00:00Z2018-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:22Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:52.856109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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