A INDEPENDÊNCIA DO JORNALISMO PRIVADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/87952
Resumo: O presente relatório pretende ser uma reflexão e análise do período em que efectuei estágio curricular no jornal Público, passando principalmente por relatar a minha experiência, focar a forma como a minha formação foi mobilizada no estágio, e como o estágio permitiu construir conhecimentos adquiridos na formação. Depois de um ano e meio de aulas no mestrado em Ciências da Comunicação, na área de especialização de Estudo dos Media e Jornalismo, o segundo semestre do ano lectivo destinou-se à realização do estágio curricular, naquele que foi o meu primeiro contacto relevante com as rotinas jornalísticas e com todas as especificidades do mercado de trabalho na área. Este estágio, inserido no contexto de mestrado, é, pois, a última etapa para a finalização do curso e obtenção do grau de mestre. Entre as datas de 2 de Janeiro de 2019 e 29 de Março do presente ano, realizei o meu estágio no jornal Público, em Lisboa. A vaga para a realização do estágio foi-me logo concedida após a entrevista que realizei para o efeito, que consistiu numa pequena conversa onde a jornalista Bárbara Wong me questionou acerca dos meus objectivos e ambições, e onde me foi pedido que redigisse uma notícia a partir de um comunicado enviado para essa mesma jornalista. Após ter finalizado a notícia, foram-me dadas algumas orientações para tornar o texto mais apelativo e simples, e de seguida foram-me apresentadas as instalações da redacção, os jornalistas com que iria privar e fiquei então a saber que tinha ficado com a única vaga para a secção que me foi dada a escolher. Saber que seria a única estagiária daquela secção deu-me alento e confiança, mas também a noção de que a responsabilidade seria imensa e acrescida.
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