O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/51805 |
Resumo: | O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua |
id |
RCAP_038e9a51178b6d45d9b292a402ec4060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientesThe teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practicesEnsinoLiteraturaDesafiosTeachingLiteratureChallengesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícuaThe teaching of literature in Brazil has faced difficulties to take place more efficiently, with a view not only to reaching the curriculum objectives, but mainly to training readers and spreading the enjoyment in reading. This article presents and discusses some of the most important and frequent challenges in the Brazilian context of literature teaching when it comes to teacher education, misunderstandings in pedagogical practice, student centrality in the reading process and selection of literary texts. The aim is to point out possible avenues for a literature teaching that reaches its objectives more efficientlyCIED - UMinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de UberlândiaUniversidade do MinhoGalvão, André Luis MachadoSilva, António Carvalho da2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/51805porGalvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-2281981-523910.14393/LL63-v33n2a2017-9http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:18.288020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes The teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practices |
title |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
spellingShingle |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes Galvão, André Luis Machado Ensino Literatura Desafios Teaching Literature Challenges Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
title_full |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
title_fullStr |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
title_full_unstemmed |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
title_sort |
O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes |
author |
Galvão, André Luis Machado |
author_facet |
Galvão, André Luis Machado Silva, António Carvalho da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, António Carvalho da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, André Luis Machado Silva, António Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Literatura Desafios Teaching Literature Challenges Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Literatura Desafios Teaching Literature Challenges Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/51805 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/51805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Galvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-228 1981-5239 10.14393/LL63-v33n2a2017-9 http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132750168457216 |