O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, André Luis Machado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, António Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/51805
Resumo: O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua
id RCAP_038e9a51178b6d45d9b292a402ec4060
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientesThe teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practicesEnsinoLiteraturaDesafiosTeachingLiteratureChallengesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícuaThe teaching of literature in Brazil has faced difficulties to take place more efficiently, with a view not only to reaching the curriculum objectives, but mainly to training readers and spreading the enjoyment in reading. This article presents and discusses some of the most important and frequent challenges in the Brazilian context of literature teaching when it comes to teacher education, misunderstandings in pedagogical practice, student centrality in the reading process and selection of literary texts. The aim is to point out possible avenues for a literature teaching that reaches its objectives more efficientlyCIED - UMinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de UberlândiaUniversidade do MinhoGalvão, André Luis MachadoSilva, António Carvalho da2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/51805porGalvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-2281981-523910.14393/LL63-v33n2a2017-9http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:18.288020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
The teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practices
title O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
spellingShingle O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
Galvão, André Luis Machado
Ensino
Literatura
Desafios
Teaching
Literature
Challenges
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
title_full O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
title_fullStr O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
title_full_unstemmed O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
title_sort O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
author Galvão, André Luis Machado
author_facet Galvão, André Luis Machado
Silva, António Carvalho da
author_role author
author2 Silva, António Carvalho da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, André Luis Machado
Silva, António Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Literatura
Desafios
Teaching
Literature
Challenges
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
Literatura
Desafios
Teaching
Literature
Challenges
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/51805
url https://hdl.handle.net/1822/51805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Galvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-228
1981-5239
10.14393/LL63-v33n2a2017-9
http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132750168457216