Stresse parental e impacto de um filho em progenitores com filhos em idade pr?-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cristina Margarida Marcelino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Macedo, Esmeralda (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/507
Resumo: Introdu??o: Considerando que na nossa sociedade os progenitores s?o a principal fonte de influ?ncia no desenvolvimento infantil, ent?o a forma como encaram o stresse parental e o impacto dos filhos pode ser muito relevante para o funcionamento familiar, uma vez que, se constituem como potenciadores de rela??es satisfat?rias e de qualidade ou desestabilizadores do funcionamento familiar. Objetivos: Com este estudo pretendeu-se explorar numa amostra de 40 progenitores com filhos em idade pr?- escolar, o stresse parental na rela??o que o impacto que os filhos t?m em v?rios dom?nios da vida familiar e com as vari?veis sexo, idade, estado civil, habilita??es liter?rias e situa??o profissional dos progenitores, bem como com o n?mero, idade e sexo dos filhos e verificar se existem diferen?as no impacto familiar de um filho relativamente ? classifica??o do n?vel de stresse (baixo e interm?dio). Metodologia: Para a avalia??o das vari?veis deste estudo correlacional aplicou-se um Question?rio sociodemogr?fico, a Escala de Stress Parental e o Question?rio de Impacto Familiar. Resultados: Conforme a idade dos progenitores vai aumentando, o n?vel de stresse parental, preocupa??es parentais, falta de controlo e medos e ang?stias diminuem. Quando a escolaridade dos progenitores aumenta, o n?vel de stresse diminui. Existe uma correla??o positiva entre o agregado familiar e o impacto na rela??o de casal e uma correla??o negativa entre a idade do filho e o impacto financeiro. Podemos verificar que ? nos progenitores mais velhos que o impacto na vida social, sentimentos negativos, n?veis de impacto familiar da escala total s?o maiores e o impacto financeiro ? menor. Os progenitores com n?vel de stresse baixo t?m em m?dia maior impacto na vida social, sentimentos positivos, impacto na rela??o de casal, impacto na escala total e menores n?veis de impacto financeiro comparativamente aos que apresentam um n?vel interm?dio. Conclus?o: A transi??o para a parentalidade envolve modifica??es e reformula??es a um n?vel cognitivo, biol?gico, social e afetivo e implica mudan?as profundas nas rela??es pessoais, familiares e sociais. Estas mudan?as s?o importantes pois v?o influenciar as rela??es familiares que por sua vez afetam os comportamentos e o funcionamento psicol?gico dos progenitores e dos filhos. / Introduction: Whereas in our society parents are the main source of influence on child development, how they face parental stress and the impact of children can be very relevant to family functioning, since they constitute themselves as the ones that provide and strengthen satisfactory and quality relationships in the family or, on the other side they can put in danger the family organization. Objectives: The objective of the present study is to explore the relationship between parental stress and the impact that a child has in some areas of family life, such as sex, age, marital status, academic level, professional status. We also explored the relationship of the child?s age, sex and the number of children and the family impact of a child in what regards the parent?s stress levels (medium and lower). Methodology: In order to achieve the objectives proposed, we used a Sociodemographic Questionnaire, the Parental Stress Scale and the Family Impact Questionnaire. Results: We verified that when the parent?s age increase, the level of parental stress, lack of control and anxieties decrease. We also verified that when parent?s academy level increase, the stress level decreases. We found a positive correlation between the household and the impact on the couple relationship and a negative correlation between the age of the child and the financial impact. We can verify that older parents present a higher scores in the items impact on social life, negative feelings and levels of family impact in the total scale score whereas the item financial impact presents lower scores. Regarding parent?s stress level, the results show that parent?s with lower stress level on average, present a higher impact on social life, positive feelings, impact on the couple relationship, impact on the overall scale score and lower levels of financial impact compared to those with an intermediate stress level. Conclusion: The transition to parenthood involves modifications and reformulations to a cognitive, biological, social and emotional level and implies profound changes in personal, family and social relationships. These changes are important because they will influence family relationships which in turn affect the behavior and psychological functioning of parents and children.
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