O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sara Isabel Garrote
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85570
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_927cfd59add93268fd61e785bbcf1d82
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise ConceptualThe Impact of Parental Stress on Educational Styles and Child Development: A Conceptual Analysisparentalidadestress parentalcriançasparentingparental stresschildrenDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAo longo dos anos, algumas investigações têm-se debruçado sobre o conceito de parentalidade, bem como os fatores que a influenciam. Após vários estudos, o stress parental acabou por ser considerado normativo na parentalidade, ainda que se possa manifestar com diferentes intensidades, dependendo dos recursos disponíveis para satisfazer as exigências inerentes ao papel parental. Relativamente aos fatores que sintomatizam o stress parental, estes poderão ser mais elevados entre pais de crianças com problemas comportamentais ou doenças crónicas. A literatura indica ainda alguns fatores de risco para o desenvolvimento do stress parental: a idade, o género, sintomas psicopatológicos, caraterísticas da personalidade e cognições sociais, mas também indica alguns fatores associados às crianças: as doenças crónicas, os problemas comportamentais/emocionais e temperamentais.Dada a pertinência do tema, o presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos pais relativamente aos seus filhos e sua influência no stress parental, baseado numa revisão teórica do tema. Após analisar aprofundadamente as caraterísticas do stress parental e todas as suas implicações, foi possível concluir que a educação parental é um elemento chave fundamental, não só interventivamente, mas também preventivamente. Consideramos este um meio privilegiado para dotar os pais de determinadas competências parentais, evitando alguns problemas na relação entre pais e filhos, contribuindo também para um desenvolvimento mais adequado e saudável das nossas crianças.Over the years, some research have bent over on perceiving the concept of parenting, as well as the factors that influence it. After several studies, parental stress was eventually considered normative in parenting, although it may manifest itself with different intensities, depending on the resources available to satisfy the requirements inherent to parental role.Relative to the factors that symptomatic the parental stress, these may be higher among parents of children with behavioral problems or chronic diseases. The literature also indicates some risk factors for the development of parental stress: age, gender, psychopathology symptoms, personality traits and social cognitions, but also indicates some factors associated with children: chronic diseases, behavioral / emotional and temperamental problems.Parent characteristics identify themselves as key malleable factors that influence the development of problem behaviour and mental health problems for children.Given the pertinence of the theme, the present study aims to analyze parents' perception of their children and their influence on parental stress, based on a theoretical revision of the theme.After analyzing in depth the characteristics of parental stress and all its implications, it was possible to conclude that parental education is a fundamental key element, not only interventively, but also preventively. We consider it a privileged way to endow parents with certain parental skills, avoiding some problems in the relationship between parents and children, also contributing to a more adequate and healthy development of our children.2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85570http://hdl.handle.net/10316/85570TID:202195678pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Sara Isabel Garrotereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-20T10:54:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:51.810817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
The Impact of Parental Stress on Educational Styles and Child Development: A Conceptual Analysis
title O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
spellingShingle O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
Carvalho, Sara Isabel Garrote
parentalidade
stress parental
crianças
parenting
parental stress
children
title_short O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
title_full O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
title_fullStr O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
title_full_unstemmed O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
title_sort O Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptual
author Carvalho, Sara Isabel Garrote
author_facet Carvalho, Sara Isabel Garrote
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sara Isabel Garrote
dc.subject.por.fl_str_mv parentalidade
stress parental
crianças
parenting
parental stress
children
topic parentalidade
stress parental
crianças
parenting
parental stress
children
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85570
http://hdl.handle.net/10316/85570
TID:202195678
url http://hdl.handle.net/10316/85570
identifier_str_mv TID:202195678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960474722304