Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11506
Resumo: O objetivo desta dissertação foi elaborar um estudo quantitativo, que comparasse a Usabilidade, Funcionalidade e Criatividade de algumas Apps Turísticas no domínio do Turismo Criativo, percebendo como afetam a Intenção de Uso. Deste modo, foi elaborado um questionário direcionado aos turistas utilizadores de travel apps. Foi recolhida uma amostra de 50 respondentes em Lisboa, que classificaram 3 apps distintas, Tripadvisor, Airbnb Experiences e Expedia. Os findings revelam que os turistas percecionam que as experiências turísticas que vivenciam são criativas, no entanto não foi possível assegurar uma correlação entre a criatividade das experiências e a Intenção de Uso. Os resultados apresentam ainda uma correlação significativa entre Usabilidade e Intenção de Uso, e Funcionalidades e Intenção de Uso.
id RCAP_03a1705f506efe92d64ba6b3a1c9880b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativoMESTRADO EM TURISMOTURISMOSOFTWARE DE APLICAÇÕESUSABILIDADETOURISMAPPLICATION SOFTWAREUSABILITYO objetivo desta dissertação foi elaborar um estudo quantitativo, que comparasse a Usabilidade, Funcionalidade e Criatividade de algumas Apps Turísticas no domínio do Turismo Criativo, percebendo como afetam a Intenção de Uso. Deste modo, foi elaborado um questionário direcionado aos turistas utilizadores de travel apps. Foi recolhida uma amostra de 50 respondentes em Lisboa, que classificaram 3 apps distintas, Tripadvisor, Airbnb Experiences e Expedia. Os findings revelam que os turistas percecionam que as experiências turísticas que vivenciam são criativas, no entanto não foi possível assegurar uma correlação entre a criatividade das experiências e a Intenção de Uso. Os resultados apresentam ainda uma correlação significativa entre Usabilidade e Intenção de Uso, e Funcionalidades e Intenção de Uso.The main purpose of this Masters thesis was to create a quantitative study that would compare App Usability, Functionalities and Creativity of a few travel apps in the field of Creative Tourism, in order to understand how they affect Use Intention of travel apps. Thus, a questionnaire was designed for tourists who are travel app users. Among 50 respondents travelling in Lisbon, 3 apps were classified, Tripadvisor, Airbnb Experiences and Expedia. The findings reveal that tourists perceive that the touristic experiences they are involved in are creative, however it was not possible to ensure a correlation between Creativity of touristic experiences and App Use Intention. The results further demonstrate a significant correlation between Usability-Use Intention, and App Functionalities-Use Intention.2020-12-10T18:22:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11506TID:202539903porMelo, Júlia de Castro Ribeiro Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:20.888021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
title Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
spellingShingle Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes
MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
USABILIDADE
TOURISM
APPLICATION SOFTWARE
USABILITY
title_short Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
title_full Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
title_fullStr Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
title_full_unstemmed Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
title_sort Turismo criativo e aplicações móveis no turismo: um estudo da usabilidade, funcionalidades e criatividade das travel apps no domínio do turismo criativo
author Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes
author_facet Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Júlia de Castro Ribeiro Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
USABILIDADE
TOURISM
APPLICATION SOFTWARE
USABILITY
topic MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
USABILIDADE
TOURISM
APPLICATION SOFTWARE
USABILITY
description O objetivo desta dissertação foi elaborar um estudo quantitativo, que comparasse a Usabilidade, Funcionalidade e Criatividade de algumas Apps Turísticas no domínio do Turismo Criativo, percebendo como afetam a Intenção de Uso. Deste modo, foi elaborado um questionário direcionado aos turistas utilizadores de travel apps. Foi recolhida uma amostra de 50 respondentes em Lisboa, que classificaram 3 apps distintas, Tripadvisor, Airbnb Experiences e Expedia. Os findings revelam que os turistas percecionam que as experiências turísticas que vivenciam são criativas, no entanto não foi possível assegurar uma correlação entre a criatividade das experiências e a Intenção de Uso. Os resultados apresentam ainda uma correlação significativa entre Usabilidade e Intenção de Uso, e Funcionalidades e Intenção de Uso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T18:22:11Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11506
TID:202539903
url http://hdl.handle.net/10437/11506
identifier_str_mv TID:202539903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131250046271488