Andanças do turismo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Carla Sofia Magalhães
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1727
Resumo: A criatividade é no contexto actual (re)descoberta como elemento estratégico nos processo de desenvolvimento, nomeadamente no turismo. O turismo criativo advoga a existência de turistas que desejam contactar e aprender mais sobre aspectos culturais específicos dos destinos que visitam, participando e interagindo activamente com a comunidade local, expressando e desenvolvendo as suas competências criativas. Este paradigma coloca novos desafios na relação entre a oferta e a procura na co-criação de experiências significativas. O Festival Internacional de Danças Populares Andanças é o ponto de partida para a reflexão desta nova realidade. ABSTRACT: The creativity is in the actual context (re)discovered as a strategic element in the development process, namely in tourism. The use of creativity in tourism, particularly in the development of the cultural tourism, is the answer to the wishes of the demand and supply. The creative tourism argues that there are many tourists seeking to be in touch and learn more about specific cultural aspects of the destination they are visiting, participating and interacting with the local community, expressing and developing their creative skills. This paradigm brings new challenges to the relationship between the touristic demand and supply, namely in the co-production of meaningful experiences. The Festival Internacional de Danças Populares Andanças is only possible with the active involvement of the participants.
id RCAP_cffc9969aef6662a64b8d3a543a62f4e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Andanças do turismo criativoGestão do turismoCriatividadeTurismo culturalA criatividade é no contexto actual (re)descoberta como elemento estratégico nos processo de desenvolvimento, nomeadamente no turismo. O turismo criativo advoga a existência de turistas que desejam contactar e aprender mais sobre aspectos culturais específicos dos destinos que visitam, participando e interagindo activamente com a comunidade local, expressando e desenvolvendo as suas competências criativas. Este paradigma coloca novos desafios na relação entre a oferta e a procura na co-criação de experiências significativas. O Festival Internacional de Danças Populares Andanças é o ponto de partida para a reflexão desta nova realidade. ABSTRACT: The creativity is in the actual context (re)discovered as a strategic element in the development process, namely in tourism. The use of creativity in tourism, particularly in the development of the cultural tourism, is the answer to the wishes of the demand and supply. The creative tourism argues that there are many tourists seeking to be in touch and learn more about specific cultural aspects of the destination they are visiting, participating and interacting with the local community, expressing and developing their creative skills. This paradigm brings new challenges to the relationship between the touristic demand and supply, namely in the co-production of meaningful experiences. The Festival Internacional de Danças Populares Andanças is only possible with the active involvement of the participants.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:09Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1727porFilipe, Carla Sofia Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:24Zoai:ria.ua.pt:10773/1727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:19.434942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Andanças do turismo criativo
title Andanças do turismo criativo
spellingShingle Andanças do turismo criativo
Filipe, Carla Sofia Magalhães
Gestão do turismo
Criatividade
Turismo cultural
title_short Andanças do turismo criativo
title_full Andanças do turismo criativo
title_fullStr Andanças do turismo criativo
title_full_unstemmed Andanças do turismo criativo
title_sort Andanças do turismo criativo
author Filipe, Carla Sofia Magalhães
author_facet Filipe, Carla Sofia Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Carla Sofia Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Criatividade
Turismo cultural
topic Gestão do turismo
Criatividade
Turismo cultural
description A criatividade é no contexto actual (re)descoberta como elemento estratégico nos processo de desenvolvimento, nomeadamente no turismo. O turismo criativo advoga a existência de turistas que desejam contactar e aprender mais sobre aspectos culturais específicos dos destinos que visitam, participando e interagindo activamente com a comunidade local, expressando e desenvolvendo as suas competências criativas. Este paradigma coloca novos desafios na relação entre a oferta e a procura na co-criação de experiências significativas. O Festival Internacional de Danças Populares Andanças é o ponto de partida para a reflexão desta nova realidade. ABSTRACT: The creativity is in the actual context (re)discovered as a strategic element in the development process, namely in tourism. The use of creativity in tourism, particularly in the development of the cultural tourism, is the answer to the wishes of the demand and supply. The creative tourism argues that there are many tourists seeking to be in touch and learn more about specific cultural aspects of the destination they are visiting, participating and interacting with the local community, expressing and developing their creative skills. This paradigm brings new challenges to the relationship between the touristic demand and supply, namely in the co-production of meaningful experiences. The Festival Internacional de Danças Populares Andanças is only possible with the active involvement of the participants.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:46:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1727
url http://hdl.handle.net/10773/1727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452618678272