Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulele, Paulo Sachinganguela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10024
Resumo: Os contos, ao serem fixados por meio da escrita, ganharam contornos pedagógicos significativos e, inseridos no contexto das tecnologias digitais, não só se revitalizam, como contribuem no campo do ensino das línguas, quer seja para a sua aprendizagem, quer para o aperfeiçoamento de uma língua. As Tecnologias de Informação e Comunicação na hodiernidade têm-se apresentado como um verdadeiro instrumento para o ensino-aprendizagem das línguas, podendo tornar as lições mais fáceis, modernas, divertidas e mais profícuas. Trata-se de uma investigação assente nas potencialidades dos contos, desde o modelo oral ao escrito e suas implicações no ensino, pois as possibilidades pedagógicas que as aplicações da Web 2.0; Facebook, Podcast, PowerPoint e Youtube oferecem, para potenciar o ensino da língua portuguesa, são inúmeras. Tendo em conta o ponto de partida que se subordina ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa por meio do conto, usando as tecnologias digitais, de forma a torná-lo moderno, o presente trabalho investiga sobre os contos e as potencialidades de algumas das muitas ferramentas existentes disponibilizadas pela Web. 2.0. Assim, apresentamos uma proposta assente nas novas tecnologias, bem como em modelos pedagógicos que vão desde a sequência didática, à pré-leitura, leitura e pós leitura defendidos no modelo de leitura baseado na literatura.
id RCAP_03a7e20be9b597877275f6187949c874
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos Tradicionais e Tecnologias DigitaisProposta para o contexto pedagógico em AngolaConto TradicionalEnsino-AprendizagemTecnologias DigitaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasOs contos, ao serem fixados por meio da escrita, ganharam contornos pedagógicos significativos e, inseridos no contexto das tecnologias digitais, não só se revitalizam, como contribuem no campo do ensino das línguas, quer seja para a sua aprendizagem, quer para o aperfeiçoamento de uma língua. As Tecnologias de Informação e Comunicação na hodiernidade têm-se apresentado como um verdadeiro instrumento para o ensino-aprendizagem das línguas, podendo tornar as lições mais fáceis, modernas, divertidas e mais profícuas. Trata-se de uma investigação assente nas potencialidades dos contos, desde o modelo oral ao escrito e suas implicações no ensino, pois as possibilidades pedagógicas que as aplicações da Web 2.0; Facebook, Podcast, PowerPoint e Youtube oferecem, para potenciar o ensino da língua portuguesa, são inúmeras. Tendo em conta o ponto de partida que se subordina ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa por meio do conto, usando as tecnologias digitais, de forma a torná-lo moderno, o presente trabalho investiga sobre os contos e as potencialidades de algumas das muitas ferramentas existentes disponibilizadas pela Web. 2.0. Assim, apresentamos uma proposta assente nas novas tecnologias, bem como em modelos pedagógicos que vão desde a sequência didática, à pré-leitura, leitura e pós leitura defendidos no modelo de leitura baseado na literatura.Folk Tales, after they were written, have acquired significant pedagogical meanings. When inserted on digital technologies, they have not only revitalized, but contribute to the language teaching field, either for learning a new language or to improve knowledge. Information and Communication Technologies have become an important tool for teaching-learning languages; making lessons easier, more dynamic; fun and fruitful. This study investigates the Tales’ potential, from oral to written forms, and its implications to teaching; Web 2.0 applications, Facebook, Podcast, PowerPoint and YouTube countless pedagogical possibilities and what they offer to increase Portuguese teaching effectiveness. Taking in consideration that the starting point is tied to the teaching-learning process of the Portuguese Language through the use of tales, using digital technologies, in a way to make it modern, this work investigates Tales potentialities and some of the many tools available at Web 2.0. Thus, we present a proposal founded on new technologies, also in pedagogical models that go from the didactic sequence, pre- reading, reading and after reading models of reading based on literature.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumMulele, Paulo Sachinganguela2020-03-12T16:59:30Z2018-07-042018-06-192018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10024TID:202356442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:05.277544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
Proposta para o contexto pedagógico em Angola
title Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
spellingShingle Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
Mulele, Paulo Sachinganguela
Conto Tradicional
Ensino-Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
title_full Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
title_fullStr Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
title_full_unstemmed Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
title_sort Contos Tradicionais e Tecnologias Digitais
author Mulele, Paulo Sachinganguela
author_facet Mulele, Paulo Sachinganguela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulele, Paulo Sachinganguela
dc.subject.por.fl_str_mv Conto Tradicional
Ensino-Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Conto Tradicional
Ensino-Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Os contos, ao serem fixados por meio da escrita, ganharam contornos pedagógicos significativos e, inseridos no contexto das tecnologias digitais, não só se revitalizam, como contribuem no campo do ensino das línguas, quer seja para a sua aprendizagem, quer para o aperfeiçoamento de uma língua. As Tecnologias de Informação e Comunicação na hodiernidade têm-se apresentado como um verdadeiro instrumento para o ensino-aprendizagem das línguas, podendo tornar as lições mais fáceis, modernas, divertidas e mais profícuas. Trata-se de uma investigação assente nas potencialidades dos contos, desde o modelo oral ao escrito e suas implicações no ensino, pois as possibilidades pedagógicas que as aplicações da Web 2.0; Facebook, Podcast, PowerPoint e Youtube oferecem, para potenciar o ensino da língua portuguesa, são inúmeras. Tendo em conta o ponto de partida que se subordina ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa por meio do conto, usando as tecnologias digitais, de forma a torná-lo moderno, o presente trabalho investiga sobre os contos e as potencialidades de algumas das muitas ferramentas existentes disponibilizadas pela Web. 2.0. Assim, apresentamos uma proposta assente nas novas tecnologias, bem como em modelos pedagógicos que vão desde a sequência didática, à pré-leitura, leitura e pós leitura defendidos no modelo de leitura baseado na literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
2018-06-19
2018-07-04T00:00:00Z
2020-03-12T16:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10024
TID:202356442
url http://hdl.handle.net/10400.6/10024
identifier_str_mv TID:202356442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136391404191744