Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ascensão D V
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5400
Resumo: O nosso Relatório surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda, como consignado no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. Em primeira instância, efetuamos uma reflexão crítica e sucinta, em relação à exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, a nível da PES, elencando algumas das atividades que consideramos mais motivadoras, interessantes e profícuas, sendo conducentes ao sucesso educativo e à otimização e eficácia do processo de ensino e aprendizagem que pretendemos de qualidade. Neste contexto, e sabendo que a criança está no centro do processo de ensino e aprendizagem, tentamos fomentar, sempre que possível, metodologias ativas, diversificadas e motivadoras, tal como diferentes estratégias, recursos e técnicas, visando o promover e desenvolver tarefas criativas que incentivam a imaginação, a espontaneidade e o espírito crítico. No que concerne ao nosso estudo de investigação, incidimos e aprofundamos o tema: A importância dos materiais manipuláveis no ensino, cujo objetivo essencial visa sensibilizar para a extrema importância da manipulação de materiais, no sentido em que incentivam a observação, a concretização, a ação e a exploração conducentes à experimentação, atividades, portanto, construtivas de aprendizagens ativas e por descoberta significativa, em que a criança é o sujeito e construtora da sua própria aprendizagem, aprendendo/fazendo - learning by doing. Neste contexto, escolhemos o tema em questão, pelo facto de defendermos que os materiais como suportes de aprendizagem são essenciais e imprescindíveis ao processo de ensino e aprendizagem. A nível da metodologia optamos por um estudo qualitativo-descritivo, em que descrevemos as atividades promovidas e realizadas, em contexto educativo. Neste âmbito, inferimos que os materiais são um excelente recurso de descoberta e apoio, suscitando a consolidação das aprendizagens e funcionando como ferramentas lúdico-educativas, suportes de aprendizagem, meios, auxílios e apoios, possibilitando paulatinamente o atingir da abstração.
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