A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jéssica Andreia Godinho dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4643
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_1e863bf7c060e4bffa1a8febf55cfd69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professoresdiversidade culturaleducação interculturalensino pré-escolar1.º CEBcultural diversityintercultural educationpre-school education1st CEBMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste Relatório de Estágio, realizado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, numa primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens realizadas ao longos das práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB e, numa segunda parte, uma investigação sobre as perceções e práticas de educadores e professores relativamente à gestão da diversidade cultural nas escolas. A investigação, de natureza qualitativa (com recurso à técnica da entrevista), envolveu a participação de 8 docentes: 4 educadores de infância e 4 professores de 1.º CEB e levou a uma análise que evidencia as perceções dos docentes relativamente a temas como diversidade cultural, racismo e desigualdades sociais na escola, bem como as dificuldades e necessidades associadas a estas temáticas e às práticas interculturais adotadas em sala. Os dados obtidos nas entrevistas apresentam a comunicação e o racismo como principais dificuldades associadas a esta temática e a importância do exemplo dado pelo educado/professor no que diz respeito ao combate contra estas dificuldades.This internship report, carried out for completion of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) of the School of Education of Santarém includes, in a first part, the analysis and reflection of the learning experiences carried out during the supervised teaching practices in kindergarten, nursery school and primary school and, in a second part, an investigation about the perceptions and practices of teachers concerning the management of cultural diversity in schools. The qualitative research (interviews) involved the participation of 8 educational professionals: 4 kindergarten educators and 4 primary school teachers and led to an analysis which highlights the teachers' perceptions of issues such as cultural diversity, racism and social inequalities at school, as well as the difficulties and needs associated with these issues and the intercultural practices adopted in the classroom. The data obtained from the interviews shows that communication and racism are the main difficulties associated with this issue and the importance of the example set by the educator/teacher in combating these difficulties.Pappámikail , LiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSantos, Jéssica Andreia Godinho dos2024-01-05T15:33:10Z2023-11-302023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4643TID:203445759por203445759info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:29Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.429695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
title A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
spellingShingle A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
Santos, Jéssica Andreia Godinho dos
diversidade cultural
educação intercultural
ensino pré-escolar
1.º CEB
cultural diversity
intercultural education
pre-school education
1st CEB
title_short A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
title_full A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
title_fullStr A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
title_full_unstemmed A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
title_sort A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
author Santos, Jéssica Andreia Godinho dos
author_facet Santos, Jéssica Andreia Godinho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pappámikail , Lia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jéssica Andreia Godinho dos
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade cultural
educação intercultural
ensino pré-escolar
1.º CEB
cultural diversity
intercultural education
pre-school education
1st CEB
topic diversidade cultural
educação intercultural
ensino pré-escolar
1.º CEB
cultural diversity
intercultural education
pre-school education
1st CEB
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2023-11-30T00:00:00Z
2024-01-05T15:33:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4643
TID:203445759
url http://hdl.handle.net/10400.15/4643
identifier_str_mv TID:203445759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203445759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137051211202560