Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002 |
Resumo: | Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos Ator e SimMan (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o SimMan. |
id |
RCAP_03b5734de0604fab9ebee33c0d3f717d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832020000300002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-atorsimulaçãoreeducação profissionalaprendizagemtreinamento com simulação de alta fidelidadesimulação de pacienteEnquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos Ator e SimMan (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o SimMan.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002Revista de Enfermagem Referência v.serV n.3 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002Reis,Síntia NascimentoNeves,Ciara CristinaAlves,Diego AlcântaraLopes,Raquel Rabelo de SáSouza,Kleyde Ventura deRibeiro,Liliane da Consolação CamposGuedes,Helisamara Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:02Zoai:scielo:S0874-02832020000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:30.967758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
title |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
spellingShingle |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator Reis,Síntia Nascimento simulação reeducação profissional aprendizagem treinamento com simulação de alta fidelidade simulação de paciente |
title_short |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
title_full |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
title_fullStr |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
title_sort |
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
author |
Reis,Síntia Nascimento |
author_facet |
Reis,Síntia Nascimento Neves,Ciara Cristina Alves,Diego Alcântara Lopes,Raquel Rabelo de Sá Souza,Kleyde Ventura de Ribeiro,Liliane da Consolação Campos Guedes,Helisamara Mota |
author_role |
author |
author2 |
Neves,Ciara Cristina Alves,Diego Alcântara Lopes,Raquel Rabelo de Sá Souza,Kleyde Ventura de Ribeiro,Liliane da Consolação Campos Guedes,Helisamara Mota |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis,Síntia Nascimento Neves,Ciara Cristina Alves,Diego Alcântara Lopes,Raquel Rabelo de Sá Souza,Kleyde Ventura de Ribeiro,Liliane da Consolação Campos Guedes,Helisamara Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simulação reeducação profissional aprendizagem treinamento com simulação de alta fidelidade simulação de paciente |
topic |
simulação reeducação profissional aprendizagem treinamento com simulação de alta fidelidade simulação de paciente |
description |
Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos Ator e SimMan (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o SimMan. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serV n.3 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137315566649344 |