Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Síntia Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves,Ciara Cristina, Alves,Diego Alcântara, Lopes,Raquel Rabelo de Sá, Souza,Kleyde Ventura de, Ribeiro,Liliane da Consolação Campos, Guedes,Helisamara Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002
Resumo: Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p &gt; 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”.
id RCAP_03b5734de0604fab9ebee33c0d3f717d
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832020000300002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-atorsimulaçãoreeducação profissionalaprendizagemtreinamento com simulação de alta fidelidadesimulação de pacienteEnquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p &gt; 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002Revista de Enfermagem Referência v.serV n.3 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002Reis,Síntia NascimentoNeves,Ciara CristinaAlves,Diego AlcântaraLopes,Raquel Rabelo de SáSouza,Kleyde Ventura deRibeiro,Liliane da Consolação CamposGuedes,Helisamara Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:02Zoai:scielo:S0874-02832020000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:30.967758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
title Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
spellingShingle Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
Reis,Síntia Nascimento
simulação
reeducação profissional
aprendizagem
treinamento com simulação de alta fidelidade
simulação de paciente
title_short Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
title_full Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
title_fullStr Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
title_full_unstemmed Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
title_sort Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
author Reis,Síntia Nascimento
author_facet Reis,Síntia Nascimento
Neves,Ciara Cristina
Alves,Diego Alcântara
Lopes,Raquel Rabelo de Sá
Souza,Kleyde Ventura de
Ribeiro,Liliane da Consolação Campos
Guedes,Helisamara Mota
author_role author
author2 Neves,Ciara Cristina
Alves,Diego Alcântara
Lopes,Raquel Rabelo de Sá
Souza,Kleyde Ventura de
Ribeiro,Liliane da Consolação Campos
Guedes,Helisamara Mota
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Síntia Nascimento
Neves,Ciara Cristina
Alves,Diego Alcântara
Lopes,Raquel Rabelo de Sá
Souza,Kleyde Ventura de
Ribeiro,Liliane da Consolação Campos
Guedes,Helisamara Mota
dc.subject.por.fl_str_mv simulação
reeducação profissional
aprendizagem
treinamento com simulação de alta fidelidade
simulação de paciente
topic simulação
reeducação profissional
aprendizagem
treinamento com simulação de alta fidelidade
simulação de paciente
description Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p &gt; 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serV n.3 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137315566649344