O documentário enquanto ferramenta de recolha e disseminação de memórias de práticas comunitárias auto iniciadas: o caso da Escola Oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mateus Carvalho Lana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88242
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
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Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação de caráter exploratório “ECO: Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandêmico”. Das práticas identificadas pelo projeto ECO, foi escolhida a Escola Oficina (EO) para objeto de análise e intervenção neste trabalho de documentário. Este projeto adotou uma metodologia de investigação-ação, e recorreu a ferramentas do audiovisual, com o objetivo de responder a um problema identificado: a falta de visibilidade do impacto que a atividade desenvolvida pela EO tem nas pessoas. O trabalho dividiu-se em 3 etapas: a) trabalho de campo para diagnóstico do problema (estudo de informações e conversas informais); b) intervenção (filme documentário que visa dar visibilidade às pessoas que beneficiam, de forma direta, da atividade da EO: as formandas); e, por último, c) avaliação do resultado (perceber como a EO e as pessoas retratadas pelo documentário se reveem nele). Para a observação e diagnóstico do problema, foi necessário adotar também uma metodologia etnográfica, recorrendo a técnicas e métodos de trabalho de campo para uma maior aproximação ao objeto de estudo, os elementos de maior importância na criação e desenvolvimento de práticas auto iniciadas: as pessoas em geral, técnicos, gestores, alunos e formadores. Este trabalho informou a etapa seguinte, na qual foram adotados diferentes mecanismos de registro e construção de narrativa audiovisual, a partir de relatos dos sujeitos envolvidos nos processos de aprendizagem mobilizados pela EO. Para a avaliação dos resultados, estes foram expostos na intenção de contemplar e analisar a recepção e a percepção dos sujeitos retratados no projeto. Este trabalho procurou mobilizar os envolvidos numa construção identitária, através do filme documentário, enquanto dispositivo de memória.The aim of the work presented in this document was to observe and record in documentary form the human dimension intrinsic to self-initiated community practices in social neighborhoods in Vila Nova de Gaia. This work was carried out as part of the exploratory research project "ECO: Echoing the Community Self: designing the dissemination and replication of self-initiated practices in underprivileged urban communities in a post-pandemic world". Of the practices identified by the ECO project, Escola Oficina (EO) was chosen as the object of analysis and intervention in this documentary work. This project adopted an action-research methodology and used audiovisual tools in order to respond to an identified problem: the lack of visibility of the impact that the activity developed by EO has on people. The work was divided into 3 stages: a) fieldwork to diagnose the problem (study of information and informal conversations); b) intervention (documentary film aimed at giving visibility to the people who directly benefit from the EO's activity: the trainees); and finally, c) evaluation of the result (realising how the EO and the people portrayed in the documentary see themselves in it). In order to observe and diagnose the problem, it was also necessary to adopt an ethnographic methodology, using fieldwork techniques and methods to get closer to the object of study, the most important elements in the creation and development of self-initiated practices: people in general, technicians, managers, students and trainers. This work informed the next stage, in which different mechanisms were adopted to record and construct an audiovisual narrative, based on the testimonies of the people involved in the learning processes mobilised by EO. In order to evaluate the results, they were presented with the intention of contemplating and analysing the reception and perception of the people portrayed in the project. This work sought to mobilise those involved in constructing an identity through documentary film as a memory device.Este Trabalho de Projeto, do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, enquadra-se no projeto de investigação "ECHO - Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais com a referência EXPL/ART-DAQ/0037/2021.Brandão, DanielMartins, Nuno DuarteUniversidade do MinhoNascimento, Mateus Carvalho Lana2024-01-032024-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88242por203472683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:20:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:56.569825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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