A relação entre os ativos intangíveis e o desempenho empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13976 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade |
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A relação entre os ativos intangíveis e o desempenho empresarialAtivos intangíveisBrand valueDesempenho empresarialResponsabilidade socialIntangible assetsBusiness performanceSocial responsibilityMestrado em ContabilidadeA presente dissertação tem o objetivo de analisar a relação entre ativos intangíveis e o desempenho empresarial das entidades, dada a importância que esta tipologia de ativo tem vindo a ver reconhecida. Como tal, o propósito da mesma passa por verificar as possíveis relações ou influências existentes entre os ativos intangíveis e os desempenhos financeiro e de responsabilidade social ou sustentabilidade, relativo a um grupo das entidades classificadas pela Interbrand como sendo as marcas mais valiosas. O estudo compreende o período temporal de 2015 a 2019. Por outro lado, foram ainda analisadas as relações entre o brand valuee e as mesmas medidas de desempenhos anteriormente referidas. Os dados foram recolhidos da base de dados EIKON (Datastream) relativamente às entidades selecionadas resultando num total de 82 entidades analisadas. Os dados mencionados foram subsequentemente submetidos a técnicas de análise descritiva, análise bivariada, nomeadamente correlações de Pearson, e análise multivariada. Os resultados obtidos das análises neste estudo sugerem a existência de uma relação positiva entre o brand value e o desempenho financeiro e uma relação positiva com o desempenho relacionado com a responsabilidade social. Por outro lado, não se logrou verificar uma relação entre os ativos intangíveis e o desempenho financeiro. No que respeita ao desempenho da responsabilidade social, foi possível evidenciar uma relação positiva com os ativos intangíveis. Note-se que, estes resultados são consistentes com a evidência empírica existente em estudos anteriores. Deste modo, foi possível obter evidência empírica de um conjunto de relações até aqui pouco exploradas, nomeadamente sobre diversos aspetos que podem influenciar o desempenho financeiro e da responsabilidade social.This dissertation aims to analyze the relationship between intangible assets and the business performance of the entities, given the importance that this type of asset has come to be recognized. As such, its purpose is to verify the possible relationships or influences existing between intangible assets and financial and social responsibility or sustainability performance, relative to a group of entities classified by Interbrand as being the most valuable brands. The study covers the period from 2015 to 2019. On the other hand, the relationships between the brand value and the same performance measures previously mentioned were also analyzed. The data were collected from the EIKON database (Datastream) for the selected entities resulting in a total of 82 entities analyzed. The data mentioned were subsequently subjected to techniques of descriptive analysis, bivariate analysis namely Pearson correlations, and multivariate analysis. The results obtained from the analyzes in this study suggest the existence of a positive relationship between brand value and financial performance and a positive relationship with performance related to social responsibility. On the other hand, it was not possible to verify a relationship between intangible assets and financial performance. Concerning the performance of social responsibility, it was possible to show a positive relationship with intangible assets. Note that these results are consistent with the empirical evidence in previous studies. In this way, it was possible to obtain empirical evidence of a set of relations hitherto little explored, namely on various aspects that can influence financial performance and social responsibility.ISCALCarvalho, FernandoPinheiro, PedroRCIPLTeixeira, Amélia da Luz Matos2021-11-09T19:38:25Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:51.993755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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