Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: jacob, luis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Torres, Lisa Valéria, Pocinho, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25044
Resumo: Atendendo ao crescimento do número de universidades seniores em Portugal e no Brasil, julgamos importante conhecer o público que frequenta estas instituições, quais as suas motivações e se existem diferenças significativas entre os dois países. Para isso os autores criaram um inquérito, que foi aplicado presencialmente em Portugal e em Goiás no Brasil. Com este estudo foi possível traçar o perfil dos alunos que frequentam as Universidades Seniores (US) em Portugal e as Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI) no Brasil. Sabemos agora que são essencialmente mulheres, com idades entre os 60-75 anos e de todos os níveis sociais e educacionais. Quanto às suas motivações são essencialmente o convívio, manter-se activo e aprender. Não foram detectadas diferenças significativas entre os dois países, nos grupos e nas motivações, com excepção ao estado civil e ao número de disciplinas frequentadas.
id RCAP_03d70a570b0949fe568eff241f4a0eed
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivaçõesUniversidades senioresEducação não-formalAprendizagem ao longo da vidaAlunos seniores,Atendendo ao crescimento do número de universidades seniores em Portugal e no Brasil, julgamos importante conhecer o público que frequenta estas instituições, quais as suas motivações e se existem diferenças significativas entre os dois países. Para isso os autores criaram um inquérito, que foi aplicado presencialmente em Portugal e em Goiás no Brasil. Com este estudo foi possível traçar o perfil dos alunos que frequentam as Universidades Seniores (US) em Portugal e as Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI) no Brasil. Sabemos agora que são essencialmente mulheres, com idades entre os 60-75 anos e de todos os níveis sociais e educacionais. Quanto às suas motivações são essencialmente o convívio, manter-se activo e aprender. Não foram detectadas diferenças significativas entre os dois países, nos grupos e nas motivações, com excepção ao estado civil e ao número de disciplinas frequentadas.ANGES - Associação Nacional de Gerontologia SocialBiblioteca Digital do IPBjacob, luisTorres, Lisa ValériaPocinho, Ricardo2022-02-08T15:41:45Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25044porjacob, luis; Torres, Lisa Valéria; Pocinho, Ricardo (2018). Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações. In IAgeing Congress 2018-Congresso Internacional sobre Envelhecimento. ISBN 978-989-98174-9-4978-989-98174-9-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:55:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:30.510422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
title Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
spellingShingle Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
jacob, luis
Universidades seniores
Educação não-formal
Aprendizagem ao longo da vida
Alunos seniores,
title_short Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
title_full Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
title_fullStr Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
title_full_unstemmed Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
title_sort Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações
author jacob, luis
author_facet jacob, luis
Torres, Lisa Valéria
Pocinho, Ricardo
author_role author
author2 Torres, Lisa Valéria
Pocinho, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv jacob, luis
Torres, Lisa Valéria
Pocinho, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades seniores
Educação não-formal
Aprendizagem ao longo da vida
Alunos seniores,
topic Universidades seniores
Educação não-formal
Aprendizagem ao longo da vida
Alunos seniores,
description Atendendo ao crescimento do número de universidades seniores em Portugal e no Brasil, julgamos importante conhecer o público que frequenta estas instituições, quais as suas motivações e se existem diferenças significativas entre os dois países. Para isso os autores criaram um inquérito, que foi aplicado presencialmente em Portugal e em Goiás no Brasil. Com este estudo foi possível traçar o perfil dos alunos que frequentam as Universidades Seniores (US) em Portugal e as Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI) no Brasil. Sabemos agora que são essencialmente mulheres, com idades entre os 60-75 anos e de todos os níveis sociais e educacionais. Quanto às suas motivações são essencialmente o convívio, manter-se activo e aprender. Não foram detectadas diferenças significativas entre os dois países, nos grupos e nas motivações, com excepção ao estado civil e ao número de disciplinas frequentadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2022-02-08T15:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25044
url http://hdl.handle.net/10198/25044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv jacob, luis; Torres, Lisa Valéria; Pocinho, Ricardo (2018). Universidades seniores em Portugal e no Brasil: caracterização e motivações. In IAgeing Congress 2018-Congresso Internacional sobre Envelhecimento. ISBN 978-989-98174-9-4
978-989-98174-9-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social
publisher.none.fl_str_mv ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135437651968000