Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Patrícia Jardim da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6572
Resumo: Tese de Mestrado em Política Social
id RCAP_6dd9041c6073aeb7aa9338906094e64f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.Aprendizagem ao longo da vidaSenioresMotivaçõesExpetativas e UTIsLifelong learningSeniorsMotivationsExpectations and Senior UniversityTese de Mestrado em Política SocialEste estudo, realizado na Região Autónoma da Madeira, tem como objetivo caraterizar as UTIS e estudar os motivos, as expetativas dos alunos e as mudanças ocorridas após a sua inscrição. Utilizou-se o método qualitativo e quantitativo para o estudo de caso, nomeadamente as técnicas de inquérito por entrevista e por questionário. Constatou-se a existência de 4 UTIs, com uma média de 17 disciplinas e um total de 551 alunos, dos quais apenas 307 participam ativamente. A amostra deste estudo, não-probabilística de conveniência, é composta por 82 seniores, 15 dos quais do sexo masculino, que frequentam pelo menos em 3 atividades anuais da UTI. De acordo com os dados recolhidos por questionário, verificou-se que, os motivos para a participação foram: o convívio, aquisição de conhecimentos, aprender mais, ocupação e por manter-se ativo. Como expetativa inicial, os alunos queriam aprender ou obter conhecimento e conviver. Relativamente às mudanças ocasionadas após a participação nas UTIs, os alunos referiram aspetos sociais e de relação com os outros, aspetos do saber e aspetos de desenvolvimento pessoal. Os alunos que procuram as universidades seniores, revelaram interesse pela aprendizagem, educação e crescimento pessoal. Estes programas são uma ocupação, um projeto baseado nas necessidades, motivações, expectativas, características, contribuindo para um envelhecimento ativo.This study was carried out on the Autonomous Region of Madeira and describing the UTIS (Universities for Senior Citizens), understanding the student’s motivations, their expectations and also the changes occurred after their enrolment were its main aims. The qualitative and quantitative method was used for the study case, namely the enquiry methods such as structured interview and questionnaire. On Madeira there are 4 Senior Universities, with an average of 17 disciplines and a total of 551 students, but only 307 actively participate. The study sample, a non-probability convenience sampling, is made up by 82 seniors, 15 males, who attend at least 3 annual activities at the Senior University. According to the data collected by questionnaire, it was possible to prove that the social gathering, the need for learning, acquiring new and more knowledge, keeping and feeling active were the main reasons for the students’ involvement and participation. Thus, the students’ initial expectation was to learn or gain knowledge and come together. Concerning the changes occurred after their personal commitment and participation in the Senior University, all students pointed out the social aspects, the interrelationship, the knowledge and the personal development. The students who look for senior universities show that they are deeply interested in their personal learning, education and growth. These programs are a hobby, a project based on the needs, the motivations, the expectations and characteristics which promote an active ageing.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmaro, FaustoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carla Patrícia Jardim da2014-03-17T11:42:02Z2014-01-162014-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6572TID:201511550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:55.769276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
title Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
spellingShingle Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
Silva, Carla Patrícia Jardim da
Aprendizagem ao longo da vida
Seniores
Motivações
Expetativas e UTIs
Lifelong learning
Seniors
Motivations
Expectations and Senior University
title_short Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
title_full Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
title_fullStr Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
title_full_unstemmed Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
title_sort Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R.A.M.
author Silva, Carla Patrícia Jardim da
author_facet Silva, Carla Patrícia Jardim da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Fausto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Patrícia Jardim da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Seniores
Motivações
Expetativas e UTIs
Lifelong learning
Seniors
Motivations
Expectations and Senior University
topic Aprendizagem ao longo da vida
Seniores
Motivações
Expetativas e UTIs
Lifelong learning
Seniors
Motivations
Expectations and Senior University
description Tese de Mestrado em Política Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-17T11:42:02Z
2014-01-16
2014-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6572
TID:201511550
url http://hdl.handle.net/10400.5/6572
identifier_str_mv TID:201511550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014913589248