Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38300
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma experiência de auto-supervisão desenvolvida por uma educadora de infância. Socorrendo-se de vídeo-gravações, efetuadas na sua sala de atividades, esta profissional de educação observa e reflete sobre a sua prática pedagógica e, posteriormente, audiograva as reflexões que efetua em diálogo com uma amiga crítica, alicerçando a experiência num trabalho colaborativo. Com base numa metodologia de investigação-ação foram selecionadas as dimensões conhecimento pedagógico de conteúdo e reflexão/questionamento para análise dos dados recolhidos, de forma a identificar estratégias que promovem uma auto-supervisão das práticas. Os resultados revelam que a auto e hétero-observação e a análise crítica das opções pedagógicas efetuadas pela educadora de infância, posteriormente discutidas conjuntamente com a amiga crítica, com quem a educadora partilha experiências, promovem alterações nas práticas educativas contribuindo, assim, para o conhecimento e desenvolvimento docentes.
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