Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão: um estudo numa escola secundária em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31628
Resumo: O estudo centra-se numa experiência de observação colaborativa de aulas, vivida por um grupo de seis professores, numa escola secundária em Portugal, durante uma oficina de formação, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. São analisadas as representações dos professores-formandos relativamente à observação colaborativa de aulas, procurando compreender os efeitos desta estratégia supervisiva na (re)construção do seu conhecimento profissional. A recolha de dados efetuou-se no início e final da oficina de formação, respetivamente, a partir da aplicação de questionários, de reflexões individuais e de relatórios de observação colaborativa. A análise dos dados seguiu uma metodologia de natureza qualitativa assente numa abordagem fenomenológicointerpretativa, concretizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam as potencialidades formativas da observação colaborativa de aulas na (re)construção do conhecimento profissional docente ao permitir que os docentes conheçam, interpretem e reconstruam o ensino que praticam.
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spelling Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão: um estudo numa escola secundária em PortugalConhecimento profissional docenteFormação contínua de professoresObservação de aulasSupervisão colaborativaO estudo centra-se numa experiência de observação colaborativa de aulas, vivida por um grupo de seis professores, numa escola secundária em Portugal, durante uma oficina de formação, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. São analisadas as representações dos professores-formandos relativamente à observação colaborativa de aulas, procurando compreender os efeitos desta estratégia supervisiva na (re)construção do seu conhecimento profissional. A recolha de dados efetuou-se no início e final da oficina de formação, respetivamente, a partir da aplicação de questionários, de reflexões individuais e de relatórios de observação colaborativa. A análise dos dados seguiu uma metodologia de natureza qualitativa assente numa abordagem fenomenológicointerpretativa, concretizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam as potencialidades formativas da observação colaborativa de aulas na (re)construção do conhecimento profissional docente ao permitir que os docentes conheçam, interpretem e reconstruam o ensino que praticam.The study focuses on a collaborative classroom observation experience, within a group of six teachers, in a secondary school in Portugal, during a training workshop, between October 2014 and January 2015. The representations of the teachers are analysed regarding collaborative classroom observation, seeking to understand the effects of this strategy of supervision on the (re)construction of professional knowledge. Data collection took place at the beginning and at the end of the training workshop,respectively, through the application of questionnaires, individual reflections and reports of collaborative observation. Data analysis followed a qualitative methodology based on a phenomenological-interpretative approach, achieved through content analysis. The results show the formative potential of collaborative classroom observation in the (re)construction of professional teaching knowledge by allowing teachers to know, interpret and reconstruct the teaching practices.El estudio se basa en una experiencia de observación colaborativa de clases, vivida por un grupo de seis maestros, en un instituto de enseñanza secundaria en Portugal, durante un taller de capacitación, entre octubre de 2014 y enero de 2015. El estudio investiga las representaciones de los maestros con respecto a la observación de clases, buscando comprender los efectos de esta estrategia de supervisión en la (re)construcción del conocimiento profesional. La recolección de datos se realizó al principio y al final del taller de capacitación, respectivamente, mediante la aplicación de cuestionarios, reflexiones finales individuales e informes de observación colaborativa. El análisis de datos siguió una metodología cualitativa basada en un enfoque fenomenológico-interpretativo, logrado a través del análisis de contenido. Los resultados muestran el potencial formativo de la observación colaborativa de las clases en la (re) construcción del conocimiento de la enseñanza profesional al permitir que los maestros conozcan, interpreten y reconstruyan la enseñanza que practican.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-07-22T17:29:01Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31628por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30837Macedo, LaraAndrade, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:02Zoai:ria.ua.pt:10773/31628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:27.534484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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