MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Maria Emília Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2625
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar e identificar o tipo de marketing de relacionamento no turismo termal, mais concretamente nas Termas de Moimenta, Melgaço e Gerês, localizadas no Parque Nacional da Peneda – Gerês (PNPG). Compreender quais as estratégias de marketing de relacionamento adotadas por parte dessas unidades termais para atração e fidelização dos clientes, bem como, por outro lado, perceber o que motiva os clientes e/ou turistas a frequentar o turismo termal na região norte de Portugal. A Dissertação tem ainda como objetivo analisar, se estão a ser atendidas as necessidades dos clientes e /ou turistas, tendo em conta as suas expetativas, no que se refere ao marketing de relacionamento, à qualidade das águas, à localização e facilidade no acesso, à capacidade de comunicação, aos tratamentos de saúde e, programas de bem-estar e beleza, o que leva esses clientes termais a comprarem o serviço e / ou produto. O estudo faz uma revisão de literatura sobre o marketing de relacionamento, e enquadra este estudo no turismo termal, em particular na saúde, bem-estar, e beleza, evidenciando a importância do marketing de relacionamento e a motivação que leva o cliente termal adquirir este tipo de serviço. Os resultados apontam que o marketing de relacionamento se apresenta de diversas formas, avaliando a lealdade, a competitividade, a conquista e a fidelização dos clientes. Foram realizadas entrevistas junto dos responsáveis das termas selecionadas, e aplicados questionários aos seus clientes. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir acerca da necessidade de reformular estratégias para aquele setor do turismo termal naquela região.
id RCAP_03da24996d9a76aefce15267d0d8611d
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)Marketing de relacionamentomotivaçãotermalismoturismoO presente estudo tem como objetivo geral analisar e identificar o tipo de marketing de relacionamento no turismo termal, mais concretamente nas Termas de Moimenta, Melgaço e Gerês, localizadas no Parque Nacional da Peneda – Gerês (PNPG). Compreender quais as estratégias de marketing de relacionamento adotadas por parte dessas unidades termais para atração e fidelização dos clientes, bem como, por outro lado, perceber o que motiva os clientes e/ou turistas a frequentar o turismo termal na região norte de Portugal. A Dissertação tem ainda como objetivo analisar, se estão a ser atendidas as necessidades dos clientes e /ou turistas, tendo em conta as suas expetativas, no que se refere ao marketing de relacionamento, à qualidade das águas, à localização e facilidade no acesso, à capacidade de comunicação, aos tratamentos de saúde e, programas de bem-estar e beleza, o que leva esses clientes termais a comprarem o serviço e / ou produto. O estudo faz uma revisão de literatura sobre o marketing de relacionamento, e enquadra este estudo no turismo termal, em particular na saúde, bem-estar, e beleza, evidenciando a importância do marketing de relacionamento e a motivação que leva o cliente termal adquirir este tipo de serviço. Os resultados apontam que o marketing de relacionamento se apresenta de diversas formas, avaliando a lealdade, a competitividade, a conquista e a fidelização dos clientes. Foram realizadas entrevistas junto dos responsáveis das termas selecionadas, e aplicados questionários aos seus clientes. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir acerca da necessidade de reformular estratégias para aquele setor do turismo termal naquela região.2023-06-02T09:27:11Z2023-06-022023-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2625http://hdl.handle.net/11110/2625TID:203318650porLuís, Maria Emília Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T04:45:32Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:57.797253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
title MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
spellingShingle MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
Luís, Maria Emília Sousa
Marketing de relacionamento
motivação
termalismo
turismo
title_short MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
title_full MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
title_fullStr MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
title_full_unstemmed MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
title_sort MARKETING DE RELACIONAMENTO E O TURISMO TERMAL ESTUDO DO CASO APLICADO AO TURISMO TERMAL NO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS (PNPG)
author Luís, Maria Emília Sousa
author_facet Luís, Maria Emília Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Maria Emília Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
motivação
termalismo
turismo
topic Marketing de relacionamento
motivação
termalismo
turismo
description O presente estudo tem como objetivo geral analisar e identificar o tipo de marketing de relacionamento no turismo termal, mais concretamente nas Termas de Moimenta, Melgaço e Gerês, localizadas no Parque Nacional da Peneda – Gerês (PNPG). Compreender quais as estratégias de marketing de relacionamento adotadas por parte dessas unidades termais para atração e fidelização dos clientes, bem como, por outro lado, perceber o que motiva os clientes e/ou turistas a frequentar o turismo termal na região norte de Portugal. A Dissertação tem ainda como objetivo analisar, se estão a ser atendidas as necessidades dos clientes e /ou turistas, tendo em conta as suas expetativas, no que se refere ao marketing de relacionamento, à qualidade das águas, à localização e facilidade no acesso, à capacidade de comunicação, aos tratamentos de saúde e, programas de bem-estar e beleza, o que leva esses clientes termais a comprarem o serviço e / ou produto. O estudo faz uma revisão de literatura sobre o marketing de relacionamento, e enquadra este estudo no turismo termal, em particular na saúde, bem-estar, e beleza, evidenciando a importância do marketing de relacionamento e a motivação que leva o cliente termal adquirir este tipo de serviço. Os resultados apontam que o marketing de relacionamento se apresenta de diversas formas, avaliando a lealdade, a competitividade, a conquista e a fidelização dos clientes. Foram realizadas entrevistas junto dos responsáveis das termas selecionadas, e aplicados questionários aos seus clientes. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir acerca da necessidade de reformular estratégias para aquele setor do turismo termal naquela região.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T09:27:11Z
2023-06-02
2023-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2625
http://hdl.handle.net/11110/2625
TID:203318650
url http://hdl.handle.net/11110/2625
identifier_str_mv TID:203318650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668848574464