Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Miguel Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21406
Resumo: Em pleno século XXI, o turismo é um reconhecido motor da economia mundial e da globalização. Ao mesmo tempo, assiste-se, de forma generalizada, a um ritmo de vida cada vez mais acelerado e stressante nos ambientes quotidianos e essa realidade faz com que exista atualmente uma clara tendência de procura por ambientes e atividades que promovam o bem-estar, o "wellness" e o relaxamento. Como consequência, as pessoas procuram diversificar as suas formas de turismo e procuram cada vez mais realizar atividades que lhes proporcionem um bem-estar físico e emocional e que promova um estilo de vida mais saudável (por oposição ao seu ambiente quotidiano). Assim, torna-se de extrema relevância estudar as motivações dos turistas para que os diferentes "players" desta atividade consigam responder às novas exigências do mercado. É enquadrado nesta "nova" realidade que surge uma oportunidade ímpar para a atividade termal em Portugal Portugal, que detém no seu território cerca de 400 nascentes termais, está dotado de uma forte tradição termal na sua história, e deve aproveitar o seu potencial para se alavancar no setor do turismo e ultrapassar as dificuldades associadas a esta prática. Com este estudo pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma revisão de literatura sobre as motivações turísticas e, por fim, enquadrar esse estudo no turismo de saúde e bem-estar, em particular, no turismo termal, evidenciando algumas características da atividade em Portugal.
id RCAP_6241a528516c751e32db5d2166dd3f91
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionaisMotivaçãoTurismoTermalismoBem-estarMotivationsTourismThermalismWellnessEm pleno século XXI, o turismo é um reconhecido motor da economia mundial e da globalização. Ao mesmo tempo, assiste-se, de forma generalizada, a um ritmo de vida cada vez mais acelerado e stressante nos ambientes quotidianos e essa realidade faz com que exista atualmente uma clara tendência de procura por ambientes e atividades que promovam o bem-estar, o "wellness" e o relaxamento. Como consequência, as pessoas procuram diversificar as suas formas de turismo e procuram cada vez mais realizar atividades que lhes proporcionem um bem-estar físico e emocional e que promova um estilo de vida mais saudável (por oposição ao seu ambiente quotidiano). Assim, torna-se de extrema relevância estudar as motivações dos turistas para que os diferentes "players" desta atividade consigam responder às novas exigências do mercado. É enquadrado nesta "nova" realidade que surge uma oportunidade ímpar para a atividade termal em Portugal Portugal, que detém no seu território cerca de 400 nascentes termais, está dotado de uma forte tradição termal na sua história, e deve aproveitar o seu potencial para se alavancar no setor do turismo e ultrapassar as dificuldades associadas a esta prática. Com este estudo pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma revisão de literatura sobre as motivações turísticas e, por fim, enquadrar esse estudo no turismo de saúde e bem-estar, em particular, no turismo termal, evidenciando algumas características da atividade em Portugal.In the 21st century, tourism is a well-known booster of the world economy and globalization. At the same time, we are facing an increasingly faster and stressful way of life and this reality intensifies the search for environments and activities that promote the well-being, wellness and relaxation. In consequence, people are looking into diversified ways of tourism and for activities that provide a physical and emotional well-being for a healthier lifestyle. For this reason, it is now more relevant to study the tourists’ motivations so that the different players in this market can respond to the new demands. It is within this new reality that surges a unique opportunity for the thermal activity in Portugal. Portugal, who has in its territory around 380 thermal springs, is equipped with a strong thermal tradition and must take advantage of its potential to rise in the tourism sector and overcome the difficulties associated with this practice. This study intends to review the literature on the tourists’ motivations and to frame it into the health and well-being tourism, in particular in the thermal sector, by presenting some of the characteristics of this activity in Portugal.2021-01-20T16:28:24Z2020-12-14T00:00:00Z2020-12-142020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21406TID:202571076porCosta, Ana Miguel Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:16.051507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
title Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
spellingShingle Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
Costa, Ana Miguel Pereira da
Motivação
Turismo
Termalismo
Bem-estar
Motivations
Tourism
Thermalism
Wellness
title_short Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
title_full Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
title_fullStr Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
title_full_unstemmed Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
title_sort Turismo termal: a segmentação por fatores motivacionais
author Costa, Ana Miguel Pereira da
author_facet Costa, Ana Miguel Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Miguel Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Turismo
Termalismo
Bem-estar
Motivations
Tourism
Thermalism
Wellness
topic Motivação
Turismo
Termalismo
Bem-estar
Motivations
Tourism
Thermalism
Wellness
description Em pleno século XXI, o turismo é um reconhecido motor da economia mundial e da globalização. Ao mesmo tempo, assiste-se, de forma generalizada, a um ritmo de vida cada vez mais acelerado e stressante nos ambientes quotidianos e essa realidade faz com que exista atualmente uma clara tendência de procura por ambientes e atividades que promovam o bem-estar, o "wellness" e o relaxamento. Como consequência, as pessoas procuram diversificar as suas formas de turismo e procuram cada vez mais realizar atividades que lhes proporcionem um bem-estar físico e emocional e que promova um estilo de vida mais saudável (por oposição ao seu ambiente quotidiano). Assim, torna-se de extrema relevância estudar as motivações dos turistas para que os diferentes "players" desta atividade consigam responder às novas exigências do mercado. É enquadrado nesta "nova" realidade que surge uma oportunidade ímpar para a atividade termal em Portugal Portugal, que detém no seu território cerca de 400 nascentes termais, está dotado de uma forte tradição termal na sua história, e deve aproveitar o seu potencial para se alavancar no setor do turismo e ultrapassar as dificuldades associadas a esta prática. Com este estudo pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma revisão de literatura sobre as motivações turísticas e, por fim, enquadrar esse estudo no turismo de saúde e bem-estar, em particular, no turismo termal, evidenciando algumas características da atividade em Portugal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T00:00:00Z
2020-12-14
2020-12
2021-01-20T16:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21406
TID:202571076
url http://hdl.handle.net/10071/21406
identifier_str_mv TID:202571076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134677909372928