A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grifo, João Miguel Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25659
Resumo: Mestrado Bolonha em Economia e Políticas Públicas
id RCAP_03ec91bc4628fe9ef2a92a56078d3763
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDEgig economyride-hailingmotoristas TVDEprecariedadeisolamento socialTVDE driversprecariousnesssocial isolationMestrado Bolonha em Economia e Políticas PúblicasEsta dissertação procura levantar o véu de uma classe profissional que é amiúde esquecida pelo meio académico e político. Em primeiro lugar, analisa-se as origens da gig economy e a sua evolução. Veremos que, apesar de inicialmente se reconhecer a possibilidade de alguns benefícios, a literatura mais recente tende a convergir nos riscos da gig economy, nomeadamente na intensidade da precariedade, nas longas jornadas de trabalho, falta de proteção social, remunerações baixas, isolamento social, entre outros. Em segundo lugar, e com a ajuda de um questionário, com uma amostra de 89 respostas validadas, examina-se a situação socioeconómica dos motoristas para as plataformas de ride-hailing em Portugal, que se chamam motoristas TVDE segundo a Lei n.º 45/2018, ou lei Uber como ficou conhecida. Com esta lei, o legislador trouxe algumas novidades à forma como as plataformas operam, nomeadamente com a criação de um intermediário entre as plataformas e motoristas. Tendo por base a revisão de literatura, nesta dissertação investigam-se as remunerações, horas trabalhadas, como os condutores dividem o tempo em trabalho e lazer. Veremos que as críticas feitas à gig economy são confirmadas pelos resultados dos questionários. Por fim, tecem-se algumas reflexões sobre as potenciais alterações legislativas.This dissertation seeks to lift the veil of a professional class that is often overlooked by the academic and political milieu. First, it analyzes the origins of the gig economy and its evolution. We will see that, despite initially recognizing the possibility of some benefits, the most recent literature tends to converge on the risks of the gig economy, namely the intensity of precariousness, long working hours, lack of social protection, low pay, social isolation, among others. Secondly, and with the help of a questionnaire, with a sample of 89 validated responses, the socioeconomic situation of drivers for ride-hailing platforms in Portugal is examined. Those drivers are now called TVDE drivers according to Law No. 45/2018, or Uber law as it became known. With this law, the legislator brought some novelties to the way platforms operate, namely with the creation of an intermediary between platforms and drivers. Based on the literature review, this dissertation investigates pay, hours worked, how drivers divide their time into work and leisure. We will see that the criticisms made about the gig economy are confirmed by the results of the questionnaires. Finally, some reflections on potential legislative changes are made.Instituto Superior de Economia e GestãoMarques, RafaelRepositório da Universidade de LisboaGrifo, João Miguel Almeida2022-10-04T09:20:10Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25659porGrifo, João Miguel Almeida (2021). “A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:28.137173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
title A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
spellingShingle A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
Grifo, João Miguel Almeida
gig economy
ride-hailing
motoristas TVDE
precariedade
isolamento social
TVDE drivers
precariousness
social isolation
title_short A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
title_full A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
title_fullStr A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
title_full_unstemmed A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
title_sort A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
author Grifo, João Miguel Almeida
author_facet Grifo, João Miguel Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Rafael
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grifo, João Miguel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv gig economy
ride-hailing
motoristas TVDE
precariedade
isolamento social
TVDE drivers
precariousness
social isolation
topic gig economy
ride-hailing
motoristas TVDE
precariedade
isolamento social
TVDE drivers
precariousness
social isolation
description Mestrado Bolonha em Economia e Políticas Públicas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-10-04T09:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25659
url http://hdl.handle.net/10400.5/25659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grifo, João Miguel Almeida (2021). “A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131189388247040