A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25659 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Economia e Políticas Públicas |
id |
RCAP_03ec91bc4628fe9ef2a92a56078d3763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDEgig economyride-hailingmotoristas TVDEprecariedadeisolamento socialTVDE driversprecariousnesssocial isolationMestrado Bolonha em Economia e Políticas PúblicasEsta dissertação procura levantar o véu de uma classe profissional que é amiúde esquecida pelo meio académico e político. Em primeiro lugar, analisa-se as origens da gig economy e a sua evolução. Veremos que, apesar de inicialmente se reconhecer a possibilidade de alguns benefícios, a literatura mais recente tende a convergir nos riscos da gig economy, nomeadamente na intensidade da precariedade, nas longas jornadas de trabalho, falta de proteção social, remunerações baixas, isolamento social, entre outros. Em segundo lugar, e com a ajuda de um questionário, com uma amostra de 89 respostas validadas, examina-se a situação socioeconómica dos motoristas para as plataformas de ride-hailing em Portugal, que se chamam motoristas TVDE segundo a Lei n.º 45/2018, ou lei Uber como ficou conhecida. Com esta lei, o legislador trouxe algumas novidades à forma como as plataformas operam, nomeadamente com a criação de um intermediário entre as plataformas e motoristas. Tendo por base a revisão de literatura, nesta dissertação investigam-se as remunerações, horas trabalhadas, como os condutores dividem o tempo em trabalho e lazer. Veremos que as críticas feitas à gig economy são confirmadas pelos resultados dos questionários. Por fim, tecem-se algumas reflexões sobre as potenciais alterações legislativas.This dissertation seeks to lift the veil of a professional class that is often overlooked by the academic and political milieu. First, it analyzes the origins of the gig economy and its evolution. We will see that, despite initially recognizing the possibility of some benefits, the most recent literature tends to converge on the risks of the gig economy, namely the intensity of precariousness, long working hours, lack of social protection, low pay, social isolation, among others. Secondly, and with the help of a questionnaire, with a sample of 89 validated responses, the socioeconomic situation of drivers for ride-hailing platforms in Portugal is examined. Those drivers are now called TVDE drivers according to Law No. 45/2018, or Uber law as it became known. With this law, the legislator brought some novelties to the way platforms operate, namely with the creation of an intermediary between platforms and drivers. Based on the literature review, this dissertation investigates pay, hours worked, how drivers divide their time into work and leisure. We will see that the criticisms made about the gig economy are confirmed by the results of the questionnaires. Finally, some reflections on potential legislative changes are made.Instituto Superior de Economia e GestãoMarques, RafaelRepositório da Universidade de LisboaGrifo, João Miguel Almeida2022-10-04T09:20:10Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25659porGrifo, João Miguel Almeida (2021). “A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:28.137173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
title |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
spellingShingle |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE Grifo, João Miguel Almeida gig economy ride-hailing motoristas TVDE precariedade isolamento social TVDE drivers precariousness social isolation |
title_short |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
title_full |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
title_fullStr |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
title_full_unstemmed |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
title_sort |
A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE |
author |
Grifo, João Miguel Almeida |
author_facet |
Grifo, João Miguel Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Rafael Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grifo, João Miguel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gig economy ride-hailing motoristas TVDE precariedade isolamento social TVDE drivers precariousness social isolation |
topic |
gig economy ride-hailing motoristas TVDE precariedade isolamento social TVDE drivers precariousness social isolation |
description |
Mestrado Bolonha em Economia e Políticas Públicas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-10-04T09:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/25659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/25659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Grifo, João Miguel Almeida (2021). “A GIG economy em Portugal : as condições socioeconómicas dos condutores TVDE”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131189388247040 |