O que penso e como reajo : Conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças e as suas reações às emoções negativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Inês Tourita Telo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8566
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
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spelling O que penso e como reajo : Conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças e as suas reações às emoções negativasDesenvolvimento emocionalIdade pré escolarIdade escolarConceções parentaisReações parentaisEmotional development,Preschool ageParental reactionsSchool ageParental beliefsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo teve como objetivos: caracterizar as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças; comparar as reações parentais às emoções negativas dos filhos, considerando as suas conceções acerca do desenvolvimento emocional das crianças; criar uma versão portuguesa do Parents’ Beliefs about Children’s Emotions Questionnaire e analisar as suas características psicométricas. Neste sentido, analisámos as características psicométricas do instrumento, observámos as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças da amostra em estudo, e analisámos as relações entre as conceções parentais e a utilização de estratégias que apoiam ou não apoiam as emoções negativas. Participaram 142 pais e mães de crianças dos 4 aos 10 anos, do distrito de Lisboa. É um estudo descritivo e comparativo, com metodologia quantitativa, cuja recolha de dados decorreu online. Os instrumentos utilizados foram: um questionário de dados sociodemográficos; um questionário para medir as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças; e uma escala para medir as reações parentais às emoções negativas das crianças. O PBACE revelou características psicométricas adequadas neste estudo. Em relação às reações que não apoiam as emoções negativas, foram encontradas diferenças significativas consoante as conceções parentais acerca do controlo que as crianças têm sobre as suas emoções e acerca da importância de lhes darem autonomia para as gerirem. Para além disso, em relação ao encorajamento da expressão emocional, foram também encontradas diferenças significativas consoante as conceções parentais acerca do valor da zanga. Assim, podemos concluir que os pais tendem a apoiar menos as crianças quando consideram importante darem-lhes autonomia para gerirem as suas emoções e quando acreditam na capacidade das mesmas para as controlarem. Tendem também a incentivar mais a sua expressão emocional quando valorizam a zanga.The present study aimed to: characterize parental beliefs about children's emotional development; compare parental reactions to children's negative emotions, considering their beliefs about children's emotional development; and create a Portuguese version of the Parents’ Beliefs about Children’s Emotions Questionnaire and analyze its psychometric characteristics. In this sense, we analyzed the instrument’s psychometric characteristics, we observed parental beliefs about children’s emotional development in the study sample, and we analyzed the relationships between parental beliefs and the use of strategies that support or do not support negative emotions. The study included 142 fathers and mothers of children between 4 and 10 years old, from the Lisbon district. It’s a descriptive and comparative study, with quantitative methodology, using online data collection. The instruments used were: a sociodemographic data questionnaire; a questionnaire to measure parental beliefs about children’s emotional development; and a scale to measure parental reactions to children's negative emotions. The PBACE revealed adequate psychometric characteristics in this study. Regarding reactions that do not support negative emotions, significant differences were found depending on parental beliefs about the control children have over their emotions and about the importance of giving them autonomy to manage them. Furthermore, in relation to the encouragement of emotional expression, significant differences were also found depending on the parental beliefs about the value of anger. Thus, we can conclude that parents tend to be less supportive of children when they consider important to give them autonomy to manage their emotions and when they believe in children’s ability to control them. They also tend to encourage their emotional expression more when they value anger.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAOliveira, Maria Inês Tourita Telo de2022-02-18T14:22:09Z2021-09-24T00:00:00Z2021-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8566202900231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:26.577287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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