“Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Caetano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9363
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
id RCAP_90a9acc305f01f0736ef2dda61748cb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-EscolarRegulação EmocionalEstilos ParentaisEmoções NegativasCrianças em Idade Pré-escolarEmotional RegulationParenting StylesNegative EmotionsPreschool-aged ChildrenDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.As figuras parentais constituem-se como os agentes primordiais de socialização das emoções da criança, contribuindo para a sua capacidade de regulação emocional (RE). No entanto, sabe-se pouco sobre como a mãe e o pai, diferentemente, contribuem para a RE do seu filho/a. O presente estudo teve como objetivo compreender como os estilos parentais e as reações dos pais às emoções negativas dos filhos se relacionam com a capacidade de RE de crianças em idade pré-escolar. Participaram 80 mães (M = 36.76; DP = 5.67) e 80 pais (M = 38.23; DP = 6.27) de crianças (M = 4.78; DP =.83) que frequentam o pré-escolar. Os resultados demonstraram que as mães tendem a adotar mais o estilo parental autoritativo, assim como, reações centradas na emoção e reações centradas no problema, enquanto os pais, apesar de recorrerem mais a reações de encorajamento expressivo, demonstram maior propensão para adotar estratégias negativas, nomeadamente, reações de minimização e punição. Ademais, verificou-se que os estilos parentais e as reações às emoções negativas explicam uma quantidade significativa da capacidade de RE/labilidade da criança, na perspetiva da mãe e do pai. Contudo, verificou-se que as dimensões dos estilos parentais e das reações às emoções negativas que explicam a RE da criança variaram dependendo da figura parental envolvida. Estes resultados evidenciam a complexidade e a variedade de abordagens parentais, ressaltando a necessidade de uma análise mais aprofundada das dinâmicas familiares individuais.ABSTRACT: Parental figures constitute the primary agents of a child's emotional socialization, contributing to their ability for emotional regulation (ER). However, little is known about how mothers and fathers differently contribute to their child's ER. The present study aimed to understand how parental styles and parents' reactions to their children's negative emotions relate to the ER ability of preschool-aged children. Eighty mothers (M = 36.76; SD = 5.67) and eighty fathers (M = 38.23; SD = 6.27) of children (M = 4.78; SD = .83) attending preschool participated in the study. The results showed that mothers tend to adopt more authoritative parenting styles, as well as emotion-focused and problem-focused reactions, while fathers, despite relying more on expressive encouragement, demonstrate a greater tendency to adopt negative strategies, in particular, minimization and punishment reactions. Furthermore, it was found that parental styles and reactions to negative emotions contribute to a significant amount of a child's ER/lability capacity, from both the mother's and father's perspectives. However, it was observed that the dimensions of parental styles and reactions to negative emotions contributing to the child's ER varied depending on the involved parental figure. These results highlight the complexity and variety of parental approaches, emphasizing the need for a more in-depth analysis of individual family dynamics.Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiRepositório do ISPAMendes, Inês Caetano2023-12-28T14:47:13Z2023-11-262023-12-282023-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9363TID:203438728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-31T02:15:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:59.194212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
title “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
spellingShingle “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
Mendes, Inês Caetano
Regulação Emocional
Estilos Parentais
Emoções Negativas
Crianças em Idade Pré-escolar
Emotional Regulation
Parenting Styles
Negative Emotions
Preschool-aged Children
title_short “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
title_full “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
title_fullStr “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
title_full_unstemmed “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
title_sort “Porquê que reajo assim?” Estilos Parentais, Reações às Emoções Negativas e Regulação Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar
author Mendes, Inês Caetano
author_facet Mendes, Inês Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiro, Eva Diniz Bensaja Dei
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação Emocional
Estilos Parentais
Emoções Negativas
Crianças em Idade Pré-escolar
Emotional Regulation
Parenting Styles
Negative Emotions
Preschool-aged Children
topic Regulação Emocional
Estilos Parentais
Emoções Negativas
Crianças em Idade Pré-escolar
Emotional Regulation
Parenting Styles
Negative Emotions
Preschool-aged Children
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28T14:47:13Z
2023-11-26
2023-12-28
2023-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9363
TID:203438728
url http://hdl.handle.net/10400.12/9363
identifier_str_mv TID:203438728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550367326470144