Hospitalidade altruísta no ensino superior: Perspetiva de estudantes sobre a hospitabilidade do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme Sogayar, Roberta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro Santos, Diego, Rejowski, Mirian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.21271
Resumo: O exercício da hospitalidade apresenta-se como um grande desafio, especialmente, no contexto académico no que tange a relação professor-estudante, sendo um tema essencial para a promoção das melhores práticas pedagógicas e o acolhimento dos estudantes. Este estudo descritivo investigou a hospitalidade altruísta do professor a partir da perceção de estudantes de instituições de ensino superior no Brasil. A literatura sobre hospitalidade no contexto académico, pedagogia da hospitalidade e hospitalidade altruísta formaram os pilares teóricos de sustentação da pesquisa. Com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), testaram-se as relações entre os construtos formadores da hospitalidade altruísta do professor: Estudante Primeiro, Estudante Especial e Estudante Feliz. A amostra foi constituída por 199 estudantes de instituições brasileiras, com destaque para estudantes do curso de turismo. Encontraram-se evidências que suportam as hipóteses e o modelo teórico adotado, indicando que: o professor apresenta características altruístas e de abertura ao outro, valorizando o estudante como indivíduo (o outro) e respeitando sua alteridade para que este se sinta feliz; o professor prioriza o estudante nas práticas pedagógicas, percebendo necessidades específicas e heterogéneas das turmas e promovendo o bem-estar do estudante; o professor parte da sua característica altruísta para proporcionar o envolvimento do estudante nas práticas pedagógicas. Considera-se que a hospitabilidade de professores pode impactar o sucesso estudantil, assim como o ambiente académico acolhedor pode promover o bem-estar, favorecer a aprendizagem e formar professores e estudantes mais humanizados.
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Com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), testaram-se as relações entre os construtos formadores da hospitalidade altruísta do professor: Estudante Primeiro, Estudante Especial e Estudante Feliz. A amostra foi constituída por 199 estudantes de instituições brasileiras, com destaque para estudantes do curso de turismo. Encontraram-se evidências que suportam as hipóteses e o modelo teórico adotado, indicando que: o professor apresenta características altruístas e de abertura ao outro, valorizando o estudante como indivíduo (o outro) e respeitando sua alteridade para que este se sinta feliz; o professor prioriza o estudante nas práticas pedagógicas, percebendo necessidades específicas e heterogéneas das turmas e promovendo o bem-estar do estudante; o professor parte da sua característica altruísta para proporcionar o envolvimento do estudante nas práticas pedagógicas. Considera-se que a hospitabilidade de professores pode impactar o sucesso estudantil, assim como o ambiente académico acolhedor pode promover o bem-estar, favorecer a aprendizagem e formar professores e estudantes mais humanizados.The exercise of hospitality presents itself as a great challenge, especially in the academic context regarding the relationship teacher-student, concerning an essential theme for the promotion of the best pedagogical practices and for hosting students. This descriptive study investigated the faculty altruistic hospitality from the perception of students of higher education institutions in Brazil. The literature on hospitality in the academic context, pedagogy of hospitality, and altruistic hospitality were the theoretical pillars supporting this research. Using Structural Equation Modeling (SEM), it was tested the relationship between the constructs of faculty altruistic hospitality: Student First, Special Student and Happy Student. The sample consisted of 199 students from Brazilian institutions, with emphasis on undergraduate students of tourism. Evidence was found to support the hypotheses and the theoretical model adopted, indicating that: the teacher has altruistic characteristics and openness to the other, valuing students as individuals (the other) and respecting their alterity so that they feel happy; the teacher prioritizes students in pedagogical practices, realizing specific and heterogeneous needs of classes and promoting the well-being of students; the teacher from his altruistic characteristics promotes the involvement of students in pedagogical practices. It is considered that faculty hospitableness can have an impact on student success as well as on how a welcoming academic environment can promote well-being, favor learning, and train more humanized faculty members as well as students.El ejercicio de la hospitalidad se presenta como un gran desafío, especialmente en el contexto académico con respecto a la relación profesor-estudiante, siendo un tema esencial para la promoción de las mejores prácticas pedagógicas y para la recepción de los estudiantes. Este estudio descriptivo investigó la hospitalidad altruista del profesor desde la percepción de los estudiantes de las instituciones de educación superior en Brasil. La literatura sobre hospitalidad en el contexto académico, pedagogía de la hospitalidad y hospitalidad altruista fueron pilares teóricos de apoyo a la investigación. Con el uso del Modelo de Ecuaciones Estructurales (SEM), han sido probadas las relaciones entre los constructos de la hospitalidad altruista del profesor: Estudiante Primero, Estudiante Especial y Estudiante Feliz. La muestra consistió en 199 estudiantes de instituciones brasileñas, con énfasis en estudiantes del curso de turismo. Se encontró evidencia para sustentar las hipótesis y el modelo teórico adoptado, indicando que: el profesor tiene características altruistas y apertura al otro, valorando al alumno como individuo (el otro) y respetando su alteridad para que se sienta feliz; el profesor prioriza al alumno en las prácticas pedagógicas, reconociendo necesidades específicas y heterogéneas de las clases y promoviendo el bienestar del alumno; el profesor parte de su característica altruista para proporcionar la participación del alumno en las prácticas pedagógicas. Se consideró que las habilidades de hospitalidad de los profesores pueden afectar el éxito de los estudiantes, así como el ambiente académico acogedor puede promover el bienestar, favorecer el aprendizaje y capacitar profesores y estudiantes más humanizados.              Instituto de Educação - Universidade do Minho2021-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.21271por2183-04520871-9187Leme Sogayar, RobertaRibeiro Santos, DiegoRejowski, Mirianinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:22.003084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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