Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Mata-Pereira, Joana, Baptista, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22920
Resumo: Analisamos as perspetivas sobre as tarefas a propor aos alunos de um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico que participam num estudo de aula. Nas tarefas, distinguimos entre exercícios, problemas e explorações e damos especial atenção ao desenvolvimento do raciocínio matemático. A recolha de dados foi feita por observação participante e recolha documental, através da elaboração de um diário de bordo, gravação áudio das doze sessões realizadas e gravação vídeo da aula de investigação. Os resultados mostram que, a partir do trabalho efetuado no estudo de aula, as professoras aceitam a distinção entre exercício, problema e exploração e valorizam a realização deste último tipo de tarefa. Reconhecem, também, as representações pictóricas como base para a elaboração de estratégias de resolução de problemas pelos alunos. Além disso, passam a valorizar a realização de generalizações e justificações por parte dos alunos, reconhecendo que estes são por vezes capazes de surpreender o professor pela originalidade das suas estratégias de resolução dos problemas. Finalmente, os professores assumem também que devem ser propostas aos alunos tarefas de natureza diversificada, incluindo tarefas com um certo nível de desafio.
id RCAP_330de57649b6d99437aedf8b12ce8a4b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aulaExercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aulaArtigosAnalisamos as perspetivas sobre as tarefas a propor aos alunos de um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico que participam num estudo de aula. Nas tarefas, distinguimos entre exercícios, problemas e explorações e damos especial atenção ao desenvolvimento do raciocínio matemático. A recolha de dados foi feita por observação participante e recolha documental, através da elaboração de um diário de bordo, gravação áudio das doze sessões realizadas e gravação vídeo da aula de investigação. Os resultados mostram que, a partir do trabalho efetuado no estudo de aula, as professoras aceitam a distinção entre exercício, problema e exploração e valorizam a realização deste último tipo de tarefa. Reconhecem, também, as representações pictóricas como base para a elaboração de estratégias de resolução de problemas pelos alunos. Além disso, passam a valorizar a realização de generalizações e justificações por parte dos alunos, reconhecendo que estes são por vezes capazes de surpreender o professor pela originalidade das suas estratégias de resolução dos problemas. Finalmente, os professores assumem também que devem ser propostas aos alunos tarefas de natureza diversificada, incluindo tarefas com um certo nível de desafio.We analyze the perspectives about the tasks to propose to students of a group of five teachers of the second cycle of basic education participating in a lesson study. In the tasks, we distinguish between exercises, problems and explorations and give special attention to the development of mathematical reasoning. Data collection was carried out by participant observation and document collection, through the elaboration of a research journal, audio recording of the twelve sessions and video recording of the research class. The results show that, from the work done in the lesson study, the teachers accept the distinction between exercise, problem and exploration and value the realization of this latter type of task. They also recognize that pictorial representations may be the basis for the development of students’ problem-solving strategies. In addition, they turn out to value the realization of generalizations and justifications from students, recognizing that sometimes they are able to surprise the teacher for the originality of their problem-solving strategies. Finally, the teachers also assume that different kinds of tasks should be proposed to students, including tasks with a certain level of challenge.APM - Associação de Professores de Matemática2015-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22920por2183-28380872-3915Ponte, João Pedro daQuaresma, MarisaMata-Pereira, JoanaBaptista, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
title Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
spellingShingle Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
Ponte, João Pedro da
Artigos
title_short Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
title_full Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
title_fullStr Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
title_full_unstemmed Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
title_sort Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Analisamos as perspetivas sobre as tarefas a propor aos alunos de um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico que participam num estudo de aula. Nas tarefas, distinguimos entre exercícios, problemas e explorações e damos especial atenção ao desenvolvimento do raciocínio matemático. A recolha de dados foi feita por observação participante e recolha documental, através da elaboração de um diário de bordo, gravação áudio das doze sessões realizadas e gravação vídeo da aula de investigação. Os resultados mostram que, a partir do trabalho efetuado no estudo de aula, as professoras aceitam a distinção entre exercício, problema e exploração e valorizam a realização deste último tipo de tarefa. Reconhecem, também, as representações pictóricas como base para a elaboração de estratégias de resolução de problemas pelos alunos. Além disso, passam a valorizar a realização de generalizações e justificações por parte dos alunos, reconhecendo que estes são por vezes capazes de surpreender o professor pela originalidade das suas estratégias de resolução dos problemas. Finalmente, os professores assumem também que devem ser propostas aos alunos tarefas de natureza diversificada, incluindo tarefas com um certo nível de desafio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22920
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544220327542784