O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Ana Sofia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5261
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_03f22fcead999f30c6a4531a3509c5db
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográficaOrtografiaDitado interacionistaEnsino explícitoReflexão linguísticaSpellingInteractive dictationExplicit teachingLinguistic reflectionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a prática pedagógica realizada e uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido, como também integra uma investigação motivada pelas dificuldades ortográficas reveladas pelos alunos. Concebeu-se um estudo centrado no ensino explícito da ortografia e na abordagem do ditado interacionista, o ditado zero (0) erros. Pretendeu-se que os alunos, ao perspetivarem a língua como objeto de estudo, refletissem e partilhassem as suas conceções sobre a escrita, desenvolvendo estratégias que lhes permitissem escrever de acordo com a norma ortográfica. A amostra foi constituída por um grupo de vinte e quatro alunos do 3º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, sendo esta a turma onde também foi realizada a prática pedagógica apresentada. A investigação foi desenvolvida em três etapas fundamentais: pré-teste, intervenção e pós-teste. Depois de identificadas as necessidades específicas da turma a partir de duas tarefas distintas, o ditado e a redação, tiveram lugar diversos momentos de ensino explícito, cada um seguido, posteriormente, da abordagem interacionista do ditado, que focalizavam as dificuldades ortográficas evidenciadas pelos alunos. Por último, após a intervenção, avaliou-se o grupo, recorrendo aos mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial. Observou-se uma evolução das competências ortográficas visadas, indicando que, a prática de um ensino explícito acompanhada da abordagem interacionista do ditado, constituem metodologias promotoras de reflexão linguística e aprendizagem neste âmbito.ABSTRACT This final report forms part of the Supervised Teaching Practice course of the Master of Teaching (Primary Education). It presents the pedagogical practice carried out and a reflection on the entire educational path followed and also includes an investigation prompted by spelling difficulties identified in students. This study focuses on the explicit teaching of spelling and on the interactive dictation approach. The aim was for the students, when viewing the language as an object of study, to reflect and share their concepts of writing, developing strategies to enable them to write in accordance with spelling standards. The sample consisted of a group of twenty-four students in the 3rd grade of basic education, aged between eight and nine years old. The research was developed in three main stages: pre-testing, intervention and post-testing. After identifying the specific needs of the class based on two different tasks, dictation and writing, a number of explicit teaching moments were carried out, each then followed by an interactive dictation focusing on the spelling difficulties highlighted by the students. Finally, after the intervention, an evaluation of the group was performed, using the same instruments as those used in the initial assessment. An evolution of the targeted spelling skills was noted, indicating that the practice of monitored explicit teaching and interactive dictation are methodologies that promote linguistic reflection and learning in this area.Sousa, Otília deRCIPLJaneiro, Ana Sofia2015-10-09T14:03:47Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5261TID:201358336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.577779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
title O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
spellingShingle O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
Janeiro, Ana Sofia
Ortografia
Ditado interacionista
Ensino explícito
Reflexão linguística
Spelling
Interactive dictation
Explicit teaching
Linguistic reflection
title_short O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
title_full O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
title_fullStr O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
title_full_unstemmed O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
title_sort O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
author Janeiro, Ana Sofia
author_facet Janeiro, Ana Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Ditado interacionista
Ensino explícito
Reflexão linguística
Spelling
Interactive dictation
Explicit teaching
Linguistic reflection
topic Ortografia
Ditado interacionista
Ensino explícito
Reflexão linguística
Spelling
Interactive dictation
Explicit teaching
Linguistic reflection
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T14:03:47Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5261
TID:201358336
url http://hdl.handle.net/10400.21/5261
identifier_str_mv TID:201358336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403353710592