Da Troca do "v" pelo "b" à competência ortográfica : Uma intervenção com alunos do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Luísa Mariana Fernandes do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1853
Resumo: O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), o qual foi realizado no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, concretamente numa turma de 2º ano. Na primeira parte do relatório descreve-se o contexto onde se desenvolveu a prática e justifica a focalização dada à intervenção na área do Português. Na segunda parte escreve-se o trabalho de investigação realizado ao longo da PES II. O trabalho de investigação foi desenhado e realizado na área do Português e circunscreveu o domínio da ortografia. Tendo-se detetado nas produções escritas dos alunos uma tipologia de um erro de motivação fonética, deste modo, realizou-se um estudo que procura atuar junto dos alunos no sentido de superar os erros ortográficos identificados. Para tal, formularam-se os seguintes objetivos: I. descrever o erro ortográfico de motivação fonética encontrado nas produções escritas dos alunos no início do ano; II. desenvolver e aplicar uma intervenção de superação do erro ortográfico através de momentos de reflexão e compreensão, visando a aquisição da competência ortográfica; III. aferir a evolução dos alunos a partir das estratégias implementadas, e IV. discutir a efetividade do programa de intervenção aplicado. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, assente numa intenção de mudança deliberada da realidade, que perfilhou o tipo investigação-ação. Os dados foram recolhidos através de observação participante, das notas de campo, dos documentos referentes aos registos fotográficos, gravações áudio e as produções dos alunos. Esta recolha de dados e pós análise dos mesmos, apenas foi exequível, através do conjunto de atividades traçadas e implementadas no contexto. A análise de dados permite concluir que na oralidade não foi possível obter uma melhoria relativamente à pronúncia das palavras com /v/, por parte dos alunos, contrariamente da escrita, onde foi alcançada uma melhoria significativa relativamente à escrita de palavras com “v”.
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