As Universidades Seniores: comparação entre as realidades portuguesa e espanhola
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/12085 |
Resumo: | Esta dissertação reflete sobre a temática da importância do envelhecimento ativo, como também sobre o resgate de cidadania após a reforma mediante a continuidade da aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma revisão crítica de literatura e um estudo de caso sobre o envelhecimento no contexto social a partir da oferta atual da participação das pessoas idosas, principalmente nas Universidades Seniores. Analisa-se, especialmente, a Universidade Sénior do Concelho de Vila Real na visão de três professores e três alunos e de três professores e três alunos em Espanha, dando-se destaque ao objetivo geral da pesquisa que se propõe a analisar os contributos da participação da população idosa em Portugal e Espanha por meio das Universidades Seniores e Programas e Circuitos Organizacionais promovendo a cidadania. Concluímos, essencialmente, que o envelhecimento, qualidade de vida, longevidade, aprendizagem ao longo da vida nos dois países, caminham cada dia mais de maneira interdisciplinar. |
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As Universidades Seniores: comparação entre as realidades portuguesa e espanholaEnvelhecimento ativoUniversidade SéniorEsta dissertação reflete sobre a temática da importância do envelhecimento ativo, como também sobre o resgate de cidadania após a reforma mediante a continuidade da aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma revisão crítica de literatura e um estudo de caso sobre o envelhecimento no contexto social a partir da oferta atual da participação das pessoas idosas, principalmente nas Universidades Seniores. Analisa-se, especialmente, a Universidade Sénior do Concelho de Vila Real na visão de três professores e três alunos e de três professores e três alunos em Espanha, dando-se destaque ao objetivo geral da pesquisa que se propõe a analisar os contributos da participação da população idosa em Portugal e Espanha por meio das Universidades Seniores e Programas e Circuitos Organizacionais promovendo a cidadania. Concluímos, essencialmente, que o envelhecimento, qualidade de vida, longevidade, aprendizagem ao longo da vida nos dois países, caminham cada dia mais de maneira interdisciplinar.This dissertation reflects on the theme the importance of active aging, as well as the rescue of their citizenship after retirement through the continuity of lifelong learning. This is a critical review of the literature that brings the object of aging into the social context based on the current offer of participation by the elderly, mainly in Senior Universities. In particular, the Senior University of the Municipality of Vila Real Norte is analyzed from the point of view of three professors and three students and three students and three teachers and three students in Spain, highlighting the general objective of the research that proposes to analyze the contributions of the participation of the elderly population in Portugal and Spain through of Senior Universities and Organizational Programs and Circuits promoting citizenship. In this way, it was found that aging, quality of life in both countries longevity, lifelong learning walks more and more in an interdisciplinary way.2024-01-30T11:41:04Z2023-05-02T00:00:00Z2023-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12085porSousa, Edivanilda Holanda deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:14.652625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação reflete sobre a temática da importância do envelhecimento ativo, como também sobre o resgate de cidadania após a reforma mediante a continuidade da aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma revisão crítica de literatura e um estudo de caso sobre o envelhecimento no contexto social a partir da oferta atual da participação das pessoas idosas, principalmente nas Universidades Seniores. Analisa-se, especialmente, a Universidade Sénior do Concelho de Vila Real na visão de três professores e três alunos e de três professores e três alunos em Espanha, dando-se destaque ao objetivo geral da pesquisa que se propõe a analisar os contributos da participação da população idosa em Portugal e Espanha por meio das Universidades Seniores e Programas e Circuitos Organizacionais promovendo a cidadania. Concluímos, essencialmente, que o envelhecimento, qualidade de vida, longevidade, aprendizagem ao longo da vida nos dois países, caminham cada dia mais de maneira interdisciplinar. |
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