Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Paulo Fernando Vaz Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4678
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objetivo a constituição de uma Universidade Sénior – caso Vidigueira. Para os devidos efeitos fez-se uma revisão da literatura, abordando as temáticas relacionadas com o Envelhecimento, aspetos Biocomportamentais do Envelhecimento, Políticas para a Terceira Idade e Universidades Seniores. A Parte I do trabalho corresponde ao enquadramento teórico e a parte II ao estudo empírico. Relativamente à Parte II, descreve-se a metodologia, tendo-se optado por um modelo de investigação para a ação de forma a possibilitar a introdução de respostas sociais diferenciadas junto da população sénior. Os aspetos metodológicos adotados neste trabalho estão ligados a uma investigação de caráter qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, cuja informação foirecolhida através de 17 participantes da população, de escolha criteriosa (8 Seniores frequentadores do centro social de Vidigueira, 5 participantes do Acompanhamento Social, 2 elementos da Autarquia e ainda a 2 dirigentes das Universidades Seniores de Beja e Alvito). Procedeu-se ainda à análise documental e bibliográfica. Neste contexto, todos estes processos serviram para a concretização dos objetivos uma vez que se pretendeu introduzir mudanças sociais e proporcionar uma participação efetiva de acordo com as necessidades, direitos e capacidades individuais, valorizando o papel das gerações mais velhas na sociedade atual. A Parte III, envolve a Proposta do Projeto de Intervenção, com base nos resultados obtidos. Toda esta compilação de informação permitiu procedimentos e melhor orientação para a constituição da Universidade Sénior- caso Vidigueira, cuja entidade não tem fins lucrativos, o ensino é não formal, tem implícito o regime de voluntariado e é direcionada para a população Sénior. Trata-se de um projeto que interfere de forma muito positiva na melhoria da qualidade de vida dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo, e que, sendo uma entidade aberta à comunidade, irá contribuir para a promoção do desenvolvimento local do concelho da Vidigueira.
id RCAP_fd07a1c59922aeb0ab0053f8928d12e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Constituição da Universidade Sénior: Caso – VidigueiraUniversidade séniorComunidadeEnvelhecimento ativoDesenvolvimento localO presente trabalho de investigação tem como objetivo a constituição de uma Universidade Sénior – caso Vidigueira. Para os devidos efeitos fez-se uma revisão da literatura, abordando as temáticas relacionadas com o Envelhecimento, aspetos Biocomportamentais do Envelhecimento, Políticas para a Terceira Idade e Universidades Seniores. A Parte I do trabalho corresponde ao enquadramento teórico e a parte II ao estudo empírico. Relativamente à Parte II, descreve-se a metodologia, tendo-se optado por um modelo de investigação para a ação de forma a possibilitar a introdução de respostas sociais diferenciadas junto da população sénior. Os aspetos metodológicos adotados neste trabalho estão ligados a uma investigação de caráter qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, cuja informação foirecolhida através de 17 participantes da população, de escolha criteriosa (8 Seniores frequentadores do centro social de Vidigueira, 5 participantes do Acompanhamento Social, 2 elementos da Autarquia e ainda a 2 dirigentes das Universidades Seniores de Beja e Alvito). Procedeu-se ainda à análise documental e bibliográfica. Neste contexto, todos estes processos serviram para a concretização dos objetivos uma vez que se pretendeu introduzir mudanças sociais e proporcionar uma participação efetiva de acordo com as necessidades, direitos e capacidades individuais, valorizando o papel das gerações mais velhas na sociedade atual. A Parte III, envolve a Proposta do Projeto de Intervenção, com base nos resultados obtidos. Toda esta compilação de informação permitiu procedimentos e melhor orientação para a constituição da Universidade Sénior- caso Vidigueira, cuja entidade não tem fins lucrativos, o ensino é não formal, tem implícito o regime de voluntariado e é direcionada para a população Sénior. Trata-se de um projeto que interfere de forma muito positiva na melhoria da qualidade de vida dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo, e que, sendo uma entidade aberta à comunidade, irá contribuir para a promoção do desenvolvimento local do concelho da Vidigueira.2018-09-27T11:13:05Z2017-06-28T00:00:00Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4678TID:201729350porCoelho, Paulo Fernando Vaz Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:55.182360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
title Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
spellingShingle Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
Coelho, Paulo Fernando Vaz Marques
Universidade sénior
Comunidade
Envelhecimento ativo
Desenvolvimento local
title_short Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
title_full Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
title_fullStr Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
title_full_unstemmed Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
title_sort Constituição da Universidade Sénior: Caso – Vidigueira
author Coelho, Paulo Fernando Vaz Marques
author_facet Coelho, Paulo Fernando Vaz Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Paulo Fernando Vaz Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade sénior
Comunidade
Envelhecimento ativo
Desenvolvimento local
topic Universidade sénior
Comunidade
Envelhecimento ativo
Desenvolvimento local
description O presente trabalho de investigação tem como objetivo a constituição de uma Universidade Sénior – caso Vidigueira. Para os devidos efeitos fez-se uma revisão da literatura, abordando as temáticas relacionadas com o Envelhecimento, aspetos Biocomportamentais do Envelhecimento, Políticas para a Terceira Idade e Universidades Seniores. A Parte I do trabalho corresponde ao enquadramento teórico e a parte II ao estudo empírico. Relativamente à Parte II, descreve-se a metodologia, tendo-se optado por um modelo de investigação para a ação de forma a possibilitar a introdução de respostas sociais diferenciadas junto da população sénior. Os aspetos metodológicos adotados neste trabalho estão ligados a uma investigação de caráter qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, cuja informação foirecolhida através de 17 participantes da população, de escolha criteriosa (8 Seniores frequentadores do centro social de Vidigueira, 5 participantes do Acompanhamento Social, 2 elementos da Autarquia e ainda a 2 dirigentes das Universidades Seniores de Beja e Alvito). Procedeu-se ainda à análise documental e bibliográfica. Neste contexto, todos estes processos serviram para a concretização dos objetivos uma vez que se pretendeu introduzir mudanças sociais e proporcionar uma participação efetiva de acordo com as necessidades, direitos e capacidades individuais, valorizando o papel das gerações mais velhas na sociedade atual. A Parte III, envolve a Proposta do Projeto de Intervenção, com base nos resultados obtidos. Toda esta compilação de informação permitiu procedimentos e melhor orientação para a constituição da Universidade Sénior- caso Vidigueira, cuja entidade não tem fins lucrativos, o ensino é não formal, tem implícito o regime de voluntariado e é direcionada para a população Sénior. Trata-se de um projeto que interfere de forma muito positiva na melhoria da qualidade de vida dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo, e que, sendo uma entidade aberta à comunidade, irá contribuir para a promoção do desenvolvimento local do concelho da Vidigueira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28T00:00:00Z
2017-06-28
2018-09-27T11:13:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4678
TID:201729350
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4678
identifier_str_mv TID:201729350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862112280576