O educador de infância na gestão das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15242 |
Resumo: | A educação pré-escolar, ao longo dos últimos anos, de uma forma gradual, tem assumido uma importância relevante no sistema educativo português, sendo considerada a primeira etapa da educação básica. Essa modificação registou-se não só em termos pedagógicos, como organizacionais, pois a quase totalidade dos jardins de infância da rede pública encontram-se, actualmente, integrados em agrupamentos de escolas. Do mesmo modo, porque a gestão dessas unidades organizacionais cabe aos docentes, são-lhes acrescentadas novas funções. O educador de infância passou também a integrar o órgão de gestão, juntamente com docentes de outros níveis de ensino. Falar de trabalho conjunto nem sempre é sinónimo de articulação, aprendizagem ou activação conjuntas. Contudo, a coordenação de todos os elementos da mesma comunidade educativa foi atribuída a uma equipa que, de forma mais ou menos activa e integrada leva a cabo essa tarefa – o conselho executivo. Nesse sentido, foi nosso objectivo analisar, descrever e interpretar, as formas de articulação num conjunto de conselhos executivos, e, de forma incisiva, averiguar qual o papel do educador de infância nessas equipas de gestão e de que modo o desenvolvimento da sua profissionalidade aí esteve implicado. A metodologia de recolha de dados privilegia a realização de entrevistas aos intervenientes nesse trabalho, nomeadamente os educadores de infância pertencentes aos conselhos executivos, bem como aos restantes elementos. Através de um conjunto de dados e visões pessoais, à luz de uma abordagem qualitativa, debatem-se práticas de gestão, com formas de trabalhar diferenciadas e a intervenção do educador de infância nessas práticas. |
id |
RCAP_0407a98fd04cb4e480682db5f337ecb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O educador de infância na gestão das escolasAdministração do ensinoEducação pré-escolar - PortugalHistória da educação - PortugalEducadores de infância - Gestão escolar - PortugalA educação pré-escolar, ao longo dos últimos anos, de uma forma gradual, tem assumido uma importância relevante no sistema educativo português, sendo considerada a primeira etapa da educação básica. Essa modificação registou-se não só em termos pedagógicos, como organizacionais, pois a quase totalidade dos jardins de infância da rede pública encontram-se, actualmente, integrados em agrupamentos de escolas. Do mesmo modo, porque a gestão dessas unidades organizacionais cabe aos docentes, são-lhes acrescentadas novas funções. O educador de infância passou também a integrar o órgão de gestão, juntamente com docentes de outros níveis de ensino. Falar de trabalho conjunto nem sempre é sinónimo de articulação, aprendizagem ou activação conjuntas. Contudo, a coordenação de todos os elementos da mesma comunidade educativa foi atribuída a uma equipa que, de forma mais ou menos activa e integrada leva a cabo essa tarefa – o conselho executivo. Nesse sentido, foi nosso objectivo analisar, descrever e interpretar, as formas de articulação num conjunto de conselhos executivos, e, de forma incisiva, averiguar qual o papel do educador de infância nessas equipas de gestão e de que modo o desenvolvimento da sua profissionalidade aí esteve implicado. A metodologia de recolha de dados privilegia a realização de entrevistas aos intervenientes nesse trabalho, nomeadamente os educadores de infância pertencentes aos conselhos executivos, bem como aos restantes elementos. Através de um conjunto de dados e visões pessoais, à luz de uma abordagem qualitativa, debatem-se práticas de gestão, com formas de trabalhar diferenciadas e a intervenção do educador de infância nessas práticas.Pre-school education, over the past few years, has gradually become a very important part of the portuguese education system, being the first phase of education. This change takes place not only in pedagogical terms, but also organizational since almost all of the publicly funded kindergarten find themselves nowadays integrated in the denominated local school’s association. In the same way, because the management of these organizational units falls on teachers, they see themselves with increased functions. The elementary teacher can also integrate the management organ with teachers of other educational levels. Talking about working together doesn’t always mean articulate, learning and built together. Nevertheless, the coordination of all of the elements of the same educational community was attributed to a team that, in a way more or less active and integrated, can carry out this task- the management organ. In this manner, it was our objective to analyze, describe, and interpret the means of articulation in a group of executive councils and, in a incisive way, decide what is the role of elementary educators in these management groups. The methodology used to gather data had been centred in the realization interviews to the elementary educators belonging on the executive council, as well as remaining principles. With all the data gathered and also paying attention to the personal visions, we discuss management practices, different ways to realize the work and the intervention of the elementary teacher in these practices.Universidade de Aveiro2016-03-07T17:39:27Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15242porRodrigues, Graça Maria Rocha Perdigãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:10Zoai:ria.ua.pt:10773/15242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:39.376267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O educador de infância na gestão das escolas |
title |
O educador de infância na gestão das escolas |
spellingShingle |
O educador de infância na gestão das escolas Rodrigues, Graça Maria Rocha Perdigão Administração do ensino Educação pré-escolar - Portugal História da educação - Portugal Educadores de infância - Gestão escolar - Portugal |
title_short |
O educador de infância na gestão das escolas |
title_full |
O educador de infância na gestão das escolas |
title_fullStr |
O educador de infância na gestão das escolas |
title_full_unstemmed |
O educador de infância na gestão das escolas |
title_sort |
O educador de infância na gestão das escolas |
author |
Rodrigues, Graça Maria Rocha Perdigão |
author_facet |
Rodrigues, Graça Maria Rocha Perdigão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Graça Maria Rocha Perdigão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do ensino Educação pré-escolar - Portugal História da educação - Portugal Educadores de infância - Gestão escolar - Portugal |
topic |
Administração do ensino Educação pré-escolar - Portugal História da educação - Portugal Educadores de infância - Gestão escolar - Portugal |
description |
A educação pré-escolar, ao longo dos últimos anos, de uma forma gradual, tem assumido uma importância relevante no sistema educativo português, sendo considerada a primeira etapa da educação básica. Essa modificação registou-se não só em termos pedagógicos, como organizacionais, pois a quase totalidade dos jardins de infância da rede pública encontram-se, actualmente, integrados em agrupamentos de escolas. Do mesmo modo, porque a gestão dessas unidades organizacionais cabe aos docentes, são-lhes acrescentadas novas funções. O educador de infância passou também a integrar o órgão de gestão, juntamente com docentes de outros níveis de ensino. Falar de trabalho conjunto nem sempre é sinónimo de articulação, aprendizagem ou activação conjuntas. Contudo, a coordenação de todos os elementos da mesma comunidade educativa foi atribuída a uma equipa que, de forma mais ou menos activa e integrada leva a cabo essa tarefa – o conselho executivo. Nesse sentido, foi nosso objectivo analisar, descrever e interpretar, as formas de articulação num conjunto de conselhos executivos, e, de forma incisiva, averiguar qual o papel do educador de infância nessas equipas de gestão e de que modo o desenvolvimento da sua profissionalidade aí esteve implicado. A metodologia de recolha de dados privilegia a realização de entrevistas aos intervenientes nesse trabalho, nomeadamente os educadores de infância pertencentes aos conselhos executivos, bem como aos restantes elementos. Através de um conjunto de dados e visões pessoais, à luz de uma abordagem qualitativa, debatem-se práticas de gestão, com formas de trabalhar diferenciadas e a intervenção do educador de infância nessas práticas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2016-03-07T17:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15242 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137556579745792 |