Educadores de infância e a promoção da literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Maria da Luz Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4629
https://doi.org/10.34628/6jgf-7482
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 81-97.
id RCAP_92bbd5b34a1efd5f04e37d7d1740a78f
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educadores de infância e a promoção da literaciaChildhood educators and the promotion of literacyEducadores de infância - PortugalLeitura (Primeira infância) - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 81-97.Reconhecendo a importância da literacia no contexto do jardim de infância a presente proposta procura caracterizar as crenças, práticas e ambientes de literacia emergente na perspetiva dos educadores de infância, analisando as relações entre estes aspetos e também o papel de algumas condições sociodemográficas. A amostra foi constituída por educadoras de infância (n=21), sendo que 52.4% trabalhavam na rede pública e 47.6% na rede privada. Os dados foram recolhidos utilizando instrumentos de autoresposta e com aplicação individualizada. A pesquisa revela que a maior parte das participantes têm a licenciatura como grau académico (66.7%), mostrando ainda que a maioria das educadoras se consideram com conceções «mais holísticas» sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita. As educadoras afirmaram que as suas atividades, desenvolvidas nos jardins de infância têm como base a OCEPE, e que os seus conhecimentos sobre literacia são adequados. Na preferência das educadoras para o desenvolvimento da leitura e da escrita prevaleceram as práticas de «literacia emergente».Recognizing the importance of literacy in the context of kindergarten, the present proposal seeks to characterize emergent literacy beliefs, practices and environments from the perspectives of childhood educators, analyzing the relationships between these aspects and also the role of some sociodemographic conditions. The sample consisted of nursery school teachers (n = 21), with 52.4% working in the public network and 47.6% in the private network. The data were collected using autoresponder instruments and with individualized application. Research shows that most of the participants have a bachelors degree (66.7%), showing that most educators consider themselves to have «more holistic» conceptions about the process of learning to read and write. The educators stated that their activities, developed in kindergartens are based on OCEPE, and that their literacy knowledge is adequate. In the preference of educators for the development of reading and writing, the practices of «emergent literacy» prevailed.2019-07-11T10:44:28Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4629http://hdl.handle.net/11067/4629https://doi.org/10.34628/6jgf-7482porGomes, Maria Bernadete Silva de Holanda ; Dias, Maria da Luz Vale (2017) - Educadores de infância e a promoção da literacia. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 81-97.Educadores de infância e a promoção da literaciaGomes, Maria Bernadete Silva de HolandaDias, Maria da Luz Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria Bernadete Silva de HolandaDias, Maria da Luz Valereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:07Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:00.352125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educadores de infância e a promoção da literacia
Childhood educators and the promotion of literacy
title Educadores de infância e a promoção da literacia
spellingShingle Educadores de infância e a promoção da literacia
Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Educadores de infância - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
title_short Educadores de infância e a promoção da literacia
title_full Educadores de infância e a promoção da literacia
title_fullStr Educadores de infância e a promoção da literacia
title_full_unstemmed Educadores de infância e a promoção da literacia
title_sort Educadores de infância e a promoção da literacia
author Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
author_facet Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
author_role author
author2 Dias, Maria da Luz Vale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores de infância - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
topic Educadores de infância - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 81-97.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T10:44:28Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4629
http://hdl.handle.net/11067/4629
https://doi.org/10.34628/6jgf-7482
url http://hdl.handle.net/11067/4629
https://doi.org/10.34628/6jgf-7482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda ; Dias, Maria da Luz Vale (2017) - Educadores de infância e a promoção da literacia. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 81-97.
Educadores de infância e a promoção da literacia
Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136750408302592