The perception of active listening practice on social networks as a determinant of brand engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Lídia Silveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15432
Resumo: A evolução da internet nos últimos anos levou a uma mudança no ambiente dos negócios, dando origem a uma infinidade de desafios e oportunidades para as empresas. Essa mudança do ambiente físico para o ambiente virtual afetou o relacionamento consumidor-marca, uma vez que a interação entre as duas partes começou a ocorrer principalmente através da mediação da internet, exigindo assim novas formas de colecionar os "insights" dos consumidores para serem aplicados nas estratégias das empresas. Simultaneamente, as redes sociais começaram a tornar-se atraentes para as empresas devido à sua natureza interativa, facilitando conversas com consumidores, mas também o aumento do "online consumer brand engagement". Além disso, as redes sociais e as comunidades de marcas "online" aumentaram a possibilidade dos consumidores desenvolverem um papel ativo no processo de tomada de decisão das empresas, através da criação de "user generated content", juntamente com a partilha de opinião e a troca direta de informações com marcas e outros membros da internet. Para evitar o erro das marcas em relação ao uso das plataformas "online" como apenas outro canal de comunicação e permitir que obtenham os benefícios destas plataformas interativas, a atual dissertação sugere a adaptação da prática da escuta ativa no campo "online", como uma tentativa de melhorar as estratégias de comunicação das marcas. Assim sendo, procura demonstrar que esta prática pode melhorar o relacionamento consumidor-marca através do desenvolvimento de dois estudos qualitativos, como principal abordagem, onde os resultados extraídos no primeiro serão utilizados como insumos para o estudo seguinte.
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