Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, A.M.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1167
Resumo: O colostro de vaca é uma secreção láctea que contém substâncias sintetizadas na própria mama e constituintes do soro sanguíneo. Acumula-se na glândula mamária durante o período em que a vaca está seca. A sua função é a transmissão de anticorpos contra agentes infecciosos, indispensáveis à protecção do vitelo recém-nascido. No entanto, como a quantidade de colostro produzido por uma vaca Holstein Friesian durante os primeiros 5 dias de lactação ultrapassa largamente a quantidade que o vitelo é capaz de ingerir no mesmo período de tempo, o excesso de colostro pode ser conservado à temperatura ambiente por fermentação natural e utilizado como alimento lácteo substituto do leite materno. Além da utilização do colostro fermentado naturalmente, o sistema de aleitamento de vitelos proposto prevê apenas uma refeição diária de alimento lácteo, a distribuição de concentrado e feno a partir do 4.º dia de aleitamento e o desmame precoce aos 28 dias de vida. Esta técnica de aleitamento utilizando colostro fermentado naturalmente, permite reduzir consideravelmente as despesas inerentes à fase de aleitamento de vitelos leiteiros sem afectar o crescimento dos animais.
id RCAP_041e5edd540763ec96299199c4c0d6da
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelosColostro fermentadoAleitamentoViteloO colostro de vaca é uma secreção láctea que contém substâncias sintetizadas na própria mama e constituintes do soro sanguíneo. Acumula-se na glândula mamária durante o período em que a vaca está seca. A sua função é a transmissão de anticorpos contra agentes infecciosos, indispensáveis à protecção do vitelo recém-nascido. No entanto, como a quantidade de colostro produzido por uma vaca Holstein Friesian durante os primeiros 5 dias de lactação ultrapassa largamente a quantidade que o vitelo é capaz de ingerir no mesmo período de tempo, o excesso de colostro pode ser conservado à temperatura ambiente por fermentação natural e utilizado como alimento lácteo substituto do leite materno. Além da utilização do colostro fermentado naturalmente, o sistema de aleitamento de vitelos proposto prevê apenas uma refeição diária de alimento lácteo, a distribuição de concentrado e feno a partir do 4.º dia de aleitamento e o desmame precoce aos 28 dias de vida. Esta técnica de aleitamento utilizando colostro fermentado naturalmente, permite reduzir consideravelmente as despesas inerentes à fase de aleitamento de vitelos leiteiros sem afectar o crescimento dos animais.Associação Portuguesa de Criadores de Raça FrísiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, A.M.2012-02-16T09:54:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1167porRodrigues, A.M. (2011) - Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos. A Vaca Leiteira. Ano XIX, n.º 114: 16-18.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:46:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:40.709087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
title Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
spellingShingle Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
Rodrigues, A.M.
Colostro fermentado
Aleitamento
Vitelo
title_short Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
title_full Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
title_fullStr Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
title_full_unstemmed Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
title_sort Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos
author Rodrigues, A.M.
author_facet Rodrigues, A.M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, A.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Colostro fermentado
Aleitamento
Vitelo
topic Colostro fermentado
Aleitamento
Vitelo
description O colostro de vaca é uma secreção láctea que contém substâncias sintetizadas na própria mama e constituintes do soro sanguíneo. Acumula-se na glândula mamária durante o período em que a vaca está seca. A sua função é a transmissão de anticorpos contra agentes infecciosos, indispensáveis à protecção do vitelo recém-nascido. No entanto, como a quantidade de colostro produzido por uma vaca Holstein Friesian durante os primeiros 5 dias de lactação ultrapassa largamente a quantidade que o vitelo é capaz de ingerir no mesmo período de tempo, o excesso de colostro pode ser conservado à temperatura ambiente por fermentação natural e utilizado como alimento lácteo substituto do leite materno. Além da utilização do colostro fermentado naturalmente, o sistema de aleitamento de vitelos proposto prevê apenas uma refeição diária de alimento lácteo, a distribuição de concentrado e feno a partir do 4.º dia de aleitamento e o desmame precoce aos 28 dias de vida. Esta técnica de aleitamento utilizando colostro fermentado naturalmente, permite reduzir consideravelmente as despesas inerentes à fase de aleitamento de vitelos leiteiros sem afectar o crescimento dos animais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-16T09:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1167
url http://hdl.handle.net/10400.11/1167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, A.M. (2011) - Colostro fermentado naturalmente, um alimento alternativo no aleitamento de vitelos. A Vaca Leiteira. Ano XIX, n.º 114: 16-18.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Criadores de Raça Frísia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Criadores de Raça Frísia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130783907053568