Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/236
Resumo: Nas últimas duas décadas as bibliotecas escolares têm sofrido um grande crescimento e modernização, assumindo um papel de maior relevância no sistema de ensino e no desenvolvimento integral dos alunos. Considerando a Biblioteca Escolar como um centro organizacional com múltiplas valências, este Projecto de investigação tem como objectivo identificar as práticas de lazer dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e secundário da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da Escola Secundária Alexandre Herculano: que recursos e serviços utilizam e em que tipo de actividades de animação cultural participam. Trata-se, igualmente, de perceber como os alunos percepcionam a BE e a sua influência no processo de formação, na criação de leitores e públicos para a cultura. Pretende analisar e reflectir sobre o papel da BE como espaço e instrumento de acção cultural e a forma como essas práticas se repercutem no seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo teve por base o levantamento do estado da arte sobre o lazer e a sua influência no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como, o papel e os desafios da Biblioteca Escolar na emergência de um novo paradigma de educação. Através de um estudo de caso tentamos compreender as relações dos alunos com a BE no âmbito da ocupação dos tempos de lazer, tendo em conta que as relações estabelecidas são recíprocas e complexas. Concluímos que os alunos frequentam predominantemente a BE para fins instrumentais, embora a dimensão do lazer, do convívio, da cultura comece a ganhar expressividade nos usos e representações que os alunos fazem da biblioteca escolar. A BE como agente de socialização e através das atividades livres de lazer tem potencial para a correção de assimetrias e formação de leitores e públicos para a cultura. In the last two decades school libraries have suffered a great increase and modernization, acquiring a relevant role in the education system and in the full development of the students. Considering the school library as an organizational centre with multiple functions, this study aims to identify the leisure practices in the school library among the students of secondary school with third CEB: which resources and services they use and in which activities they participate; it also aims to perceive how students see the school library and its influence in readers’ formation and publics to culture. This study pretends to identify how they use the school library facilities in their free time: what kind of resources and services they use, which activities they participate and what is the influence of these practices in their personal and social development. It also intends to analyse and reflect about the role of the school library as a space and an instrument of cultural action and the way of those practices influence the students’ personal and social development. This study also presents the state of the art mapping in leisure studies and its influence on the whole development of the youth, as well as, the role and the challenges of the school library in the emergence of the new paradigm of education. Through a case study, we will try to understand the relationship between the students and the school library during their leisure times. It can be concluded that students, in spite of using the school library for educational purposes, several other dimensions are visible such as pleasure and sociability in students’ uses and perceptions. The school library is a social organization and through its leisure activities can correct differences and form readers promoting culture.
id RCAP_0421dd12449f8ad5f050af13a78c2e8d
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de casoBiblioteca escolarTempos livresLazerEducaçãoCulturaTMEBNas últimas duas décadas as bibliotecas escolares têm sofrido um grande crescimento e modernização, assumindo um papel de maior relevância no sistema de ensino e no desenvolvimento integral dos alunos. Considerando a Biblioteca Escolar como um centro organizacional com múltiplas valências, este Projecto de investigação tem como objectivo identificar as práticas de lazer dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e secundário da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da Escola Secundária Alexandre Herculano: que recursos e serviços utilizam e em que tipo de actividades de animação cultural participam. Trata-se, igualmente, de perceber como os alunos percepcionam a BE e a sua influência no processo de formação, na criação de leitores e públicos para a cultura. Pretende analisar e reflectir sobre o papel da BE como espaço e instrumento de acção cultural e a forma como essas práticas se repercutem no seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo teve por base o levantamento do estado da arte sobre o lazer e a sua influência no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como, o papel e os desafios da Biblioteca Escolar na emergência de um novo paradigma de educação. Através de um estudo de caso tentamos compreender as relações dos alunos com a BE no âmbito da ocupação dos tempos de lazer, tendo em conta que as relações estabelecidas são recíprocas e complexas. Concluímos que os alunos frequentam predominantemente a BE para fins instrumentais, embora a dimensão do lazer, do convívio, da cultura comece a ganhar expressividade nos usos e representações que os alunos fazem da biblioteca escolar. A BE como agente de socialização e através das atividades livres de lazer tem potencial para a correção de assimetrias e formação de leitores e públicos para a cultura. In the last two decades school libraries have suffered a great increase and modernization, acquiring a relevant role in the education system and in the full development of the students. Considering the school library as an organizational centre with multiple functions, this study aims to identify the leisure practices in the school library among the students of secondary school with third CEB: which resources and services they use and in which activities they participate; it also aims to perceive how students see the school library and its influence in readers’ formation and publics to culture. This study pretends to identify how they use the school library facilities in their free time: what kind of resources and services they use, which activities they participate and what is the influence of these practices in their personal and social development. It also intends to analyse and reflect about the role of the school library as a space and an instrument of cultural action and the way of those practices influence the students’ personal and social development. This study also presents the state of the art mapping in leisure studies and its influence on the whole development of the youth, as well as, the role and the challenges of the school library in the emergence of the new paradigm of education. Through a case study, we will try to understand the relationship between the students and the school library during their leisure times. It can be concluded that students, in spite of using the school library for educational purposes, several other dimensions are visible such as pleasure and sociability in students’ uses and perceptions. The school library is a social organization and through its leisure activities can correct differences and form readers promoting culture.Nas últimas duas décadas as bibliotecas escolares têm sofrido um grande crescimento e modernização, assumindo um papel de maior relevância no sistema de ensino e no desenvolvimento integral dos alunos. Considerando a Biblioteca Escolar como um centro organizacional com múltiplas valências, este Projecto de investigação tem como objectivo identificar as práticas de lazer dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e secundário da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da Escola Secundária Alexandre Herculano: que recursos e serviços utilizam e em que tipo de actividades de animação cultural participam. Trata-se, igualmente, de perceber como os alunos percepcionam a BE e a sua influência no processo de formação, na criação de leitores e públicos para a cultura. Pretende analisar e reflectir sobre o papel da BE como espaço e instrumento de acção cultural e a forma como essas práticas se repercutem no seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo teve por base o levantamento do estado da arte sobre o lazer e a sua influência no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como, o papel e os desafios da Biblioteca Escolar na emergência de um novo paradigma de educação. Através de um estudo de caso tentamos compreender as relações dos alunos com a BE no âmbito da ocupação dos tempos de lazer, tendo em conta que as relações estabelecidas são recíprocas e complexas. Concluímos que os alunos frequentam predominantemente a BE para fins instrumentais, embora a dimensão do lazer, do convívio, da cultura comece a ganhar expressividade nos usos e representações que os alunos fazem da biblioteca escolar. A BE como agente de socialização e através das atividades livres de lazer tem potencial para a correção de assimetrias e formação de leitores e públicos para a cultura.Orientação: Professor Doutor João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes.2013-08-14T18:01:08Z2013-02-14T11:51:22Z2013-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRocha, M. F. P. G. R. S. (2012). Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/236http://hdl.handle.net/11328/236Rocha, M. F. P. G. R. S. (2012). Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/236http://hdl.handle.net/11328/236porCota: TMEB 16Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:11Zoai:repositorio.upt.pt:11328/236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:47.653946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
title Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
spellingShingle Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
Biblioteca escolar
Tempos livres
Lazer
Educação
Cultura
TMEB
title_short Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
title_full Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
title_fullStr Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
title_sort Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
author Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
author_facet Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Tempos livres
Lazer
Educação
Cultura
TMEB
topic Biblioteca escolar
Tempos livres
Lazer
Educação
Cultura
TMEB
description Nas últimas duas décadas as bibliotecas escolares têm sofrido um grande crescimento e modernização, assumindo um papel de maior relevância no sistema de ensino e no desenvolvimento integral dos alunos. Considerando a Biblioteca Escolar como um centro organizacional com múltiplas valências, este Projecto de investigação tem como objectivo identificar as práticas de lazer dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e secundário da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da Escola Secundária Alexandre Herculano: que recursos e serviços utilizam e em que tipo de actividades de animação cultural participam. Trata-se, igualmente, de perceber como os alunos percepcionam a BE e a sua influência no processo de formação, na criação de leitores e públicos para a cultura. Pretende analisar e reflectir sobre o papel da BE como espaço e instrumento de acção cultural e a forma como essas práticas se repercutem no seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo teve por base o levantamento do estado da arte sobre o lazer e a sua influência no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como, o papel e os desafios da Biblioteca Escolar na emergência de um novo paradigma de educação. Através de um estudo de caso tentamos compreender as relações dos alunos com a BE no âmbito da ocupação dos tempos de lazer, tendo em conta que as relações estabelecidas são recíprocas e complexas. Concluímos que os alunos frequentam predominantemente a BE para fins instrumentais, embora a dimensão do lazer, do convívio, da cultura comece a ganhar expressividade nos usos e representações que os alunos fazem da biblioteca escolar. A BE como agente de socialização e através das atividades livres de lazer tem potencial para a correção de assimetrias e formação de leitores e públicos para a cultura. In the last two decades school libraries have suffered a great increase and modernization, acquiring a relevant role in the education system and in the full development of the students. Considering the school library as an organizational centre with multiple functions, this study aims to identify the leisure practices in the school library among the students of secondary school with third CEB: which resources and services they use and in which activities they participate; it also aims to perceive how students see the school library and its influence in readers’ formation and publics to culture. This study pretends to identify how they use the school library facilities in their free time: what kind of resources and services they use, which activities they participate and what is the influence of these practices in their personal and social development. It also intends to analyse and reflect about the role of the school library as a space and an instrument of cultural action and the way of those practices influence the students’ personal and social development. This study also presents the state of the art mapping in leisure studies and its influence on the whole development of the youth, as well as, the role and the challenges of the school library in the emergence of the new paradigm of education. Through a case study, we will try to understand the relationship between the students and the school library during their leisure times. It can be concluded that students, in spite of using the school library for educational purposes, several other dimensions are visible such as pleasure and sociability in students’ uses and perceptions. The school library is a social organization and through its leisure activities can correct differences and form readers promoting culture.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-14T18:01:08Z
2013-02-14T11:51:22Z
2013-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rocha, M. F. P. G. R. S. (2012). Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/236
http://hdl.handle.net/11328/236
Rocha, M. F. P. G. R. S. (2012). Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/236
http://hdl.handle.net/11328/236
identifier_str_mv Rocha, M. F. P. G. R. S. (2012). Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/236
url http://hdl.handle.net/11328/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134958959198208