O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/158 |
Resumo: | A leitura tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da personalidade das crianças; em consequência, a literatura infantil e a forma como é elaborada, incluindo o texto, narrativo ou poético, e as ilustrações, são fundamentais não apenas para o desenvolvimentos da personalidade infantil, mas também dos níveis de literacia das crianças. Neste sentido, as Bibliotecas Públicas podem exercer uma actuação de grande influência, através dos serviços que prestam no âmbito da promoção da leitura e da difusão da literatura para a infância. Aqui incluem-se as bibliotecas itenerantes, que fazem chegar a informação onde é mais difícil, pelas mais variadas razões. O serviço de bibliotecas itenerantes, que tem origem no século XIX, foi em Portugal desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian entre o início dos anos 50 do século passado e o início da última década do século XX, e permanece vivo nos dias de hoje, através de muitas bibliotecas integradas na rede Nacional de Bibliotecas Públicas. O presente trabalho incide sobre a temática das bibliotecas itenerantes, partindo de uuma revisão da literatura que abrange quatro temas fundamentais para alicerçar o estudo empírico desenvolvido, a saber, (1) a importância da leitura e escrita na criança, (2) os serviços da Biblioteca Pública no apoio à aprendizagem, (3) a história das Bibliotecas Públicas em Portugal e (4) a História da Biblioteca Itinerante no concelho de Espinho. O principal objectivo da investigação foi avaliar, nas escolas do 1.ºciclo do concelho de Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), o serviço prestado pela carrinha biblioitenerante, através das opiniões dos alunos do 4.º ano. Para a sua realização elaborámos um inquérito por questionário, cujos resultados nos permitiram enquadrar os alunos com a leitura, a biblioteca e o serviço itenenrante, avaliar a influência das visitas da Biblioitenerante e finalmente obter informções sobre os gostos dos alunos em questão, no âmbito dos temas preferidos para a leitura e para a realização de actividades de animação. Como era expectável, existem diferenças nos resultados obtidos, considerando as escolas e a sua localização geográfica nas diversas freguesias do concelho, tendo em conta as características socioeconómicas e culturais das mesmas. Reading has an extremely important role in personality development of children; as a result of that, children's literature and how it is drafted, including the text, narrative or poetic, and the illustrations, are not only fundamental to the development of the child's personality, but also to the literacy levels of children. In this sense, public libraries may have an action of great influence, through the services they provide within the reading promotion and dissemination of literature for children. This includes whether the mobile libraries, which do get the information where it is more difficult, for various reasons. The mobile library service, which has origins in the nineteenth century, was developed in Portugal by the Calouste Gulbenkian Foundation between the early fifties of last century and the beginning of the last decade of the twentieth century, and remains alive nowadays, through many libraries participating in the National Network of Public Libraries. This work focuses on the theme of mobile libraries, based on a literature review covering four key themes to underpin the empirical study, namely, (1) the importance of reading and writing in children (2) the services of Public Library in the learning support, (3) the history of Public Libraries in Portugal and (4) the history of Mobile Library in the city of Espinho. The main aim of the research was to evaluate the schools of the first grade of the city of Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), the service provided by the Mobile Library through the students' opinions of the fourth year. For its realization we drew up a questionnaire survey, whose results have allowed us to fit students with reading, library and roaming, assess the quality of available resources (human and documentary), analyze the influence of the visits made by the mobile library and finally get information about the tastes of the pupils concerned, under the favorite subjects for reading and for the conduct of entertainment activities. As expected, there are differences in the results obtained, considering the schools and its geographic location in the different communes of the city, having in consideration its socioeconomically characteristics as well as cultural. |
id |
RCAP_6ec34b3310de67d23f2e4fe0db58d560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de casoBibliotecas públicasBiblioteca itinerantePromoção da leituraLiteracia no 1.º CicloTMEBTMEBA leitura tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da personalidade das crianças; em consequência, a literatura infantil e a forma como é elaborada, incluindo o texto, narrativo ou poético, e as ilustrações, são fundamentais não apenas para o desenvolvimentos da personalidade infantil, mas também dos níveis de literacia das crianças. Neste sentido, as Bibliotecas Públicas podem exercer uma actuação de grande influência, através dos serviços que prestam no âmbito da promoção da leitura e da difusão da literatura para a infância. Aqui incluem-se as bibliotecas itenerantes, que fazem chegar a informação onde é mais difícil, pelas mais variadas razões. O serviço de bibliotecas itenerantes, que tem origem no século XIX, foi em Portugal desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian entre o início dos anos 50 do século passado e o início da última década do século XX, e permanece vivo nos dias de hoje, através de muitas bibliotecas integradas na rede Nacional de Bibliotecas Públicas. O presente trabalho incide sobre a temática das bibliotecas itenerantes, partindo de uuma revisão da literatura que abrange quatro temas fundamentais para alicerçar o estudo empírico desenvolvido, a saber, (1) a importância da leitura e escrita na criança, (2) os serviços da Biblioteca Pública no apoio à aprendizagem, (3) a história das Bibliotecas Públicas em Portugal e (4) a História da Biblioteca Itinerante no concelho de Espinho. O principal objectivo da investigação foi avaliar, nas escolas do 1.ºciclo do concelho de Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), o serviço prestado pela carrinha biblioitenerante, através das opiniões dos alunos do 4.º ano. Para a sua realização elaborámos um inquérito por questionário, cujos resultados nos permitiram enquadrar os alunos com a leitura, a biblioteca e o serviço itenenrante, avaliar a influência das visitas da Biblioitenerante e finalmente obter informções sobre os gostos dos alunos em questão, no âmbito dos temas preferidos para a leitura e para a realização de actividades de animação. Como era expectável, existem diferenças nos resultados obtidos, considerando as escolas e a sua localização geográfica nas diversas freguesias do concelho, tendo em conta as características socioeconómicas e culturais das mesmas. Reading has an extremely important role in personality development of children; as a result of that, children's literature and how it is drafted, including the text, narrative or poetic, and the illustrations, are not only fundamental to the development of the child's personality, but also to the literacy levels of children. In this sense, public libraries may have an action of great influence, through the services they provide within the reading promotion and dissemination of literature for children. This includes whether the mobile libraries, which do get the information where it is more difficult, for various reasons. The mobile library service, which has origins in the nineteenth century, was developed in Portugal by the Calouste Gulbenkian Foundation between the early fifties of last century and the beginning of the last decade of the twentieth century, and remains alive nowadays, through many libraries participating in the National Network of Public Libraries. This work focuses on the theme of mobile libraries, based on a literature review covering four key themes to underpin the empirical study, namely, (1) the importance of reading and writing in children (2) the services of Public Library in the learning support, (3) the history of Public Libraries in Portugal and (4) the history of Mobile Library in the city of Espinho. The main aim of the research was to evaluate the schools of the first grade of the city of Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), the service provided by the Mobile Library through the students' opinions of the fourth year. For its realization we drew up a questionnaire survey, whose results have allowed us to fit students with reading, library and roaming, assess the quality of available resources (human and documentary), analyze the influence of the visits made by the mobile library and finally get information about the tastes of the pupils concerned, under the favorite subjects for reading and for the conduct of entertainment activities. As expected, there are differences in the results obtained, considering the schools and its geographic location in the different communes of the city, having in consideration its socioeconomically characteristics as well as cultural.Orientação: Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas2013-08-14T18:00:26Z2012-10-03T09:36:30Z2012-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMagalhães, A. P. (2012).O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/158http://hdl.handle.net/11328/158Magalhães, A. P. (2012).O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/158http://hdl.handle.net/11328/158porCota: TMEB 15Magalhães, Andrea Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:13Zoai:repositorio.upt.pt:11328/158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:48.831392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
title |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
spellingShingle |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso Magalhães, Andrea Pinto de Bibliotecas públicas Biblioteca itinerante Promoção da leitura Literacia no 1.º Ciclo TMEB TMEB |
title_short |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
title_full |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
title_fullStr |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
title_sort |
O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso |
author |
Magalhães, Andrea Pinto de |
author_facet |
Magalhães, Andrea Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Andrea Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas públicas Biblioteca itinerante Promoção da leitura Literacia no 1.º Ciclo TMEB TMEB |
topic |
Bibliotecas públicas Biblioteca itinerante Promoção da leitura Literacia no 1.º Ciclo TMEB TMEB |
description |
A leitura tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da personalidade das crianças; em consequência, a literatura infantil e a forma como é elaborada, incluindo o texto, narrativo ou poético, e as ilustrações, são fundamentais não apenas para o desenvolvimentos da personalidade infantil, mas também dos níveis de literacia das crianças. Neste sentido, as Bibliotecas Públicas podem exercer uma actuação de grande influência, através dos serviços que prestam no âmbito da promoção da leitura e da difusão da literatura para a infância. Aqui incluem-se as bibliotecas itenerantes, que fazem chegar a informação onde é mais difícil, pelas mais variadas razões. O serviço de bibliotecas itenerantes, que tem origem no século XIX, foi em Portugal desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian entre o início dos anos 50 do século passado e o início da última década do século XX, e permanece vivo nos dias de hoje, através de muitas bibliotecas integradas na rede Nacional de Bibliotecas Públicas. O presente trabalho incide sobre a temática das bibliotecas itenerantes, partindo de uuma revisão da literatura que abrange quatro temas fundamentais para alicerçar o estudo empírico desenvolvido, a saber, (1) a importância da leitura e escrita na criança, (2) os serviços da Biblioteca Pública no apoio à aprendizagem, (3) a história das Bibliotecas Públicas em Portugal e (4) a História da Biblioteca Itinerante no concelho de Espinho. O principal objectivo da investigação foi avaliar, nas escolas do 1.ºciclo do concelho de Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), o serviço prestado pela carrinha biblioitenerante, através das opiniões dos alunos do 4.º ano. Para a sua realização elaborámos um inquérito por questionário, cujos resultados nos permitiram enquadrar os alunos com a leitura, a biblioteca e o serviço itenenrante, avaliar a influência das visitas da Biblioitenerante e finalmente obter informções sobre os gostos dos alunos em questão, no âmbito dos temas preferidos para a leitura e para a realização de actividades de animação. Como era expectável, existem diferenças nos resultados obtidos, considerando as escolas e a sua localização geográfica nas diversas freguesias do concelho, tendo em conta as características socioeconómicas e culturais das mesmas. Reading has an extremely important role in personality development of children; as a result of that, children's literature and how it is drafted, including the text, narrative or poetic, and the illustrations, are not only fundamental to the development of the child's personality, but also to the literacy levels of children. In this sense, public libraries may have an action of great influence, through the services they provide within the reading promotion and dissemination of literature for children. This includes whether the mobile libraries, which do get the information where it is more difficult, for various reasons. The mobile library service, which has origins in the nineteenth century, was developed in Portugal by the Calouste Gulbenkian Foundation between the early fifties of last century and the beginning of the last decade of the twentieth century, and remains alive nowadays, through many libraries participating in the National Network of Public Libraries. This work focuses on the theme of mobile libraries, based on a literature review covering four key themes to underpin the empirical study, namely, (1) the importance of reading and writing in children (2) the services of Public Library in the learning support, (3) the history of Public Libraries in Portugal and (4) the history of Mobile Library in the city of Espinho. The main aim of the research was to evaluate the schools of the first grade of the city of Espinho (Esmojães, Guetim, Bouça, Lomba, Quinta da Seara, Espinho 3, Anta 1, Anta 2, Anta 3, Monte, Calvário e Marinha), the service provided by the Mobile Library through the students' opinions of the fourth year. For its realization we drew up a questionnaire survey, whose results have allowed us to fit students with reading, library and roaming, assess the quality of available resources (human and documentary), analyze the influence of the visits made by the mobile library and finally get information about the tastes of the pupils concerned, under the favorite subjects for reading and for the conduct of entertainment activities. As expected, there are differences in the results obtained, considering the schools and its geographic location in the different communes of the city, having in consideration its socioeconomically characteristics as well as cultural. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-03T09:36:30Z 2012-10-03 2013-08-14T18:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Magalhães, A. P. (2012).O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/158 http://hdl.handle.net/11328/158 Magalhães, A. P. (2012).O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/158 http://hdl.handle.net/11328/158 |
identifier_str_mv |
Magalhães, A. P. (2012).O serviço Biblioitinerante de uma Biblioteca Municipal: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/158 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMEB 15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134958981218304 |