Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29514 |
Resumo: | Mestrado em Engenharia Alimentar. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia |
id |
RCAP_04280114edbf587e286036cb3c5324da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MCAvaliação da metodologiaInovação disruptivaDesenvolvimento de novos produtosEstudo de casoMethodology evaluationDisruptive innovationDevelopment of new productsCase-studyMestrado em Engenharia Alimentar. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de AgronomiaA pressão constante sentida na MC no desenvolvimento de novos produtos faz com que investimentos na inovação com o objetivo de introduzir no mercado ativos que acrescentem valor à organização sejam necessários. Nesse sentido, desenvolveram-se 2 projetos (Ideal Lab e Continente Food Lab) focados no desenvolvimento e lançamento de produtos disruptivos, respetivamente. O desenvolvimento de produtos inovadores deve ser tomado como um processo cauteloso, sendo a eficiência e efetividade fulcrais no mesmo (Büyüközkan e Feyzıog̃lu 2004). Desta forma, o presente trabalho consistiu na otimização da metodologia implementada nos 2 projetos. Os objetivos incluíram a avaliação da sua eficácia e menção de propostas de melhoria. A metodologia traduziu-se numa abordagem qualitativa, consistindo num estudo de caso descritivo. A recolha e organização de dados incidiu sobre produção de questionários virtuais a fornecedores, construção de “business cases” de produtos, elaboração de painéis de prova, pesquisa bibliográfica sobre temas em trabalho e realização de entrevistas a consumidores. No Continente Food Lab, constatou-se que o questionário virtual, a “business case” e os painéis de prova encontram-se devidamente estruturados, resultando num lançamento de 8 produtos no mercado. Uma vez que foram apresentados 8 conceitos de produtos diferentes aos gestores/líderes de categorias, os resultados demonstram-se satisfatórios. Foram mencionadas melhorias como a realização de uma reunião com outro membro de equipa, de modo a facilitar a estimativa de frações de vendas dos produtos a entrar no projeto e a escolha de produtos-espelho aquando da construção das “business cases”. No Ideal Lab, a pesquisa bibliográfica e as entrevistas demonstraram-se eficazes na compreensão do problema no “Continente Vegan” e dos comportamentos, atitudes e emoções dos consumidores nos projetos “Bebidas Funcionais” e “Valor Mar”. Com o trabalho realizado foi possível apoiar na melhoria contínua da empresa, nomeadamente nos projetos de inovação, que poderá contribuir para o aumento da competitividade da empresa.Commercial departments of MC are constantly feeling pressure to develop new products. For this reason, investments in the innovation field aiming to introduce in the market actives that add value to organizations are essential. Hence, MC developed 2 projects (Ideal Lab and Continente Food Lab) focused on the development and launch of innovative disruptive products, respectively. The development of innovative products should be taken as a cautelous process, being the efficiency and effectiveness crucial requisites (Büyüközkan e Feyzıog̃lu 2004). Thus, the present dissertation consisted in the optimization of the methodology implemented in the 2 projects. The aims included the evaluation of their efficacy and, consequently, mention of improvement proposals to add value to these projects. The methodology of the present dissertation constituted in a qualitative approach, having a descriptive case-study. The data collection and organization focused on the production of virtual questionnaires to the supplier, construction of products’ business cases, preparation of panel tests, literature research on working subjects, performance of interviews with consumers and use of the empathy map tool. Regarding the Continente Food Lab, findings demonstrated that the virtual questionnaire to suppliers, the products’ business cases and the panel tests are properly structured, resulting in a launch of 8 products in the market. Having into account that 8 products’ concepts and value propositions were presented to the category leaders, the results related to the products’ launch were satisfactory. However, some improvements are mentioned in the dissertation. For example, to facilitate the estimated sales fraction of the products entering in the project and the selection of the “mirror-products”, a short meeting with another team member should be executed. On the other hand, the Ideal Lab findings respecting the literature research and the interviews with consumers corroborated their efficacy in the working problems comprehension and the behaviors, attitudes and emotions of the consumers in the relation to the questioned products/concepts. To summarize, this dissertation contributed positively to the methods evaluation used in both projects, thus may be relevant to the evolution and competitiveness of the MC retail company.Instituto Superior de Agronomia, Universidade de LisboaRaymundo, AnabelaCalçada, TâniaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Carolina Sofia Pereira2023-11-29T16:13:39Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29514porGonçalves, C.S.P. Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC. Lisboa: ISA-Universidade de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestradometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:31:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:45.654858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
title |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
spellingShingle |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC Gonçalves, Carolina Sofia Pereira Avaliação da metodologia Inovação disruptiva Desenvolvimento de novos produtos Estudo de caso Methodology evaluation Disruptive innovation Development of new products Case-study |
title_short |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
title_full |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
title_fullStr |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
title_sort |
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC |
author |
Gonçalves, Carolina Sofia Pereira |
author_facet |
Gonçalves, Carolina Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raymundo, Anabela Calçada, Tânia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carolina Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da metodologia Inovação disruptiva Desenvolvimento de novos produtos Estudo de caso Methodology evaluation Disruptive innovation Development of new products Case-study |
topic |
Avaliação da metodologia Inovação disruptiva Desenvolvimento de novos produtos Estudo de caso Methodology evaluation Disruptive innovation Development of new products Case-study |
description |
Mestrado em Engenharia Alimentar. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 2022-11-30T00:00:00Z 2023-11-29T16:13:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29514 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, C.S.P. Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Disruptivos numa Empresa de Retalho. Caso-Estudo na MC. Lisboa: ISA-Universidade de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136312645648384 |