Inovação disruptiva e percepção do consumidor: o caso do streaming de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdomo, Luis Felipe Iglezias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6997
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção de um determinado público consumidor, estudantes universitários, quanto ao surgimento de uma tecnologia disruptiva, o streaming de música. Os dados do trabalho foram recolhidos através de uma pesquisa do tipo survey com perguntas na escala Likert, que contou com a participação de 576 estudantes de diferentes países. O uso de correlações estatísticas serviu como suporte para a interpretação dos dados obtidos. Observa-se que, de uma maneira geral, estudantes universitários estão altamente engajados no consumo de novas tecnologias de reprodução de música. Esse envolvimento reflete na percepção de que práticas ilegais de reprodução de música perdem o seu valor frente às novas facilidades encontradas na inovação tecnológica. Percebe-se uma valorização significativa das experiências de usuários anteriores e uma certa aversão a formas convencionais de publicidade. Não há um consenso entre os entrevistados quanto ao nível de sensibilidade ao preço em relação a inovações incrementais dessa tecnologia. Um achado interessante da pesquisa está no fato de que cerca de ¼ dos estudantes abordados reconhece ainda utilizar dispositivos offline para escutar música, o que auxilia na identificação do atual estado de transição tecnológica entre esses consumidores
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