Inovação disruptiva e percepção do consumidor: o caso do streaming de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6997 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção de um determinado público consumidor, estudantes universitários, quanto ao surgimento de uma tecnologia disruptiva, o streaming de música. Os dados do trabalho foram recolhidos através de uma pesquisa do tipo survey com perguntas na escala Likert, que contou com a participação de 576 estudantes de diferentes países. O uso de correlações estatísticas serviu como suporte para a interpretação dos dados obtidos. Observa-se que, de uma maneira geral, estudantes universitários estão altamente engajados no consumo de novas tecnologias de reprodução de música. Esse envolvimento reflete na percepção de que práticas ilegais de reprodução de música perdem o seu valor frente às novas facilidades encontradas na inovação tecnológica. Percebe-se uma valorização significativa das experiências de usuários anteriores e uma certa aversão a formas convencionais de publicidade. Não há um consenso entre os entrevistados quanto ao nível de sensibilidade ao preço em relação a inovações incrementais dessa tecnologia. Um achado interessante da pesquisa está no fato de que cerca de ¼ dos estudantes abordados reconhece ainda utilizar dispositivos offline para escutar música, o que auxilia na identificação do atual estado de transição tecnológica entre esses consumidores |
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Inovação disruptiva e percepção do consumidor: o caso do streaming de músicaInovação disruptivaStreaming de músicaPercepção do consumidorInovação disruptivaDisruptive innovationMusic streamingConsumer's perceptionO objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção de um determinado público consumidor, estudantes universitários, quanto ao surgimento de uma tecnologia disruptiva, o streaming de música. Os dados do trabalho foram recolhidos através de uma pesquisa do tipo survey com perguntas na escala Likert, que contou com a participação de 576 estudantes de diferentes países. O uso de correlações estatísticas serviu como suporte para a interpretação dos dados obtidos. Observa-se que, de uma maneira geral, estudantes universitários estão altamente engajados no consumo de novas tecnologias de reprodução de música. Esse envolvimento reflete na percepção de que práticas ilegais de reprodução de música perdem o seu valor frente às novas facilidades encontradas na inovação tecnológica. Percebe-se uma valorização significativa das experiências de usuários anteriores e uma certa aversão a formas convencionais de publicidade. Não há um consenso entre os entrevistados quanto ao nível de sensibilidade ao preço em relação a inovações incrementais dessa tecnologia. Um achado interessante da pesquisa está no fato de que cerca de ¼ dos estudantes abordados reconhece ainda utilizar dispositivos offline para escutar música, o que auxilia na identificação do atual estado de transição tecnológica entre esses consumidoresNew technologies arise nowadays in an incredible speed. They change consumers’ daily habits and the way they perceive value in everything. Recent innovations in music distribution have altered once again the logic in an entire segment of the industry. Consumers have new demands, new value propositions. The aim of this paper is to understand how a specific category of consumers (university students) behaves towards the emergence of a new alternative of consumption (music streaming). The choice for this specific population is based on the literature review that highlights a high level of technological familiarity as a general characteristic of this profile. Over 500 students from different countries were asked about their music consumption habits and perceptions about topics that may influence their choices over the way they listen to music such as design, advertisement, popularity of a product and piracy. Statistic correlations were used as a support tool to help to emphasize the links between each pair of variables raised in this study. As some important findings, the results suggest that, in general, university students are widely open to consume new music technologies and factors like other consumers’ feedbacks and design of the platforms are relevant to define their choice. The students also tend to believe that the streaming technology has an important role at reducing the motivations for the practice of digital piracy. Conventional forms of advertising are mostly not well received by this kind of consumer and their opinions are divided towards the price sensitiveness regarding incremental innovations in the current technologiesAndrade, Emmanuel Paiva deQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesHecksher, Suzana DantasPerdomo, Luis Felipe Iglezias2018-07-16T16:35:05Z2018-07-16T16:35:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6997http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-09T18:53:38Zoai:app.uff.br:1/6997Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:52.301875Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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