Planeamento de uma Reserva para a coleção de pintura do artista Ângelo de Sousa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/141807 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo o planeamento da nova reserva de pintura do artista Ângelo de Sousa. A nova reserva para esta coleção teve início numa proposta inicial do Núcleo de Estudos de Ângelo de Sousa (NEÂdS) e do Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da NOVA School of Science and Technology. Iniciou-se o trabalho com uma atualização do inventário do espólio de pintura existente, de forma a conhecer o número de obras, tipologia e suas dimensões. Posto isto, foram realizadas diversas plantas do espaço no qual seria instalada a reserva de pintura. Com estas plantas, foi possível estudar como poderiam ser acondicionadas estas obras, sendo que, a grande maioria da coleção deverá ser colocada na vertical com a ajuda de um sistema de grades de arame deslizantes. Um dos desafios deste trabalho consistiu em saber se seria possível acondicionar todas as obras da coleção de pintura nesta nova reserva, cujo número total contabilizado até ao momento era de 257 pinturas, encontrando-se 241 em reserva. Das 257 pinturas, 42 são de grandes dimensões. Outro dos desafios foi determinar qual a forma mais apropriada de acondicionar as pinturas em suporte de platex sem moldura. Foram ainda determinados os principais agentes de deterioração que poderão afetar estas pinturas em reserva, tanto na reserva atual como na nova reserva, sendo mencionadas as possíveis estratégias de mitigação para estes agentes. Finalmente, fazem-se propostas de investigações futuras. |
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Planeamento de uma Reserva para a coleção de pintura do artista Ângelo de SousaPinturaReservaAgentes de DeterioraçãoÂngelo de SousaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEste trabalho teve como principal objetivo o planeamento da nova reserva de pintura do artista Ângelo de Sousa. A nova reserva para esta coleção teve início numa proposta inicial do Núcleo de Estudos de Ângelo de Sousa (NEÂdS) e do Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da NOVA School of Science and Technology. Iniciou-se o trabalho com uma atualização do inventário do espólio de pintura existente, de forma a conhecer o número de obras, tipologia e suas dimensões. Posto isto, foram realizadas diversas plantas do espaço no qual seria instalada a reserva de pintura. Com estas plantas, foi possível estudar como poderiam ser acondicionadas estas obras, sendo que, a grande maioria da coleção deverá ser colocada na vertical com a ajuda de um sistema de grades de arame deslizantes. Um dos desafios deste trabalho consistiu em saber se seria possível acondicionar todas as obras da coleção de pintura nesta nova reserva, cujo número total contabilizado até ao momento era de 257 pinturas, encontrando-se 241 em reserva. Das 257 pinturas, 42 são de grandes dimensões. Outro dos desafios foi determinar qual a forma mais apropriada de acondicionar as pinturas em suporte de platex sem moldura. Foram ainda determinados os principais agentes de deterioração que poderão afetar estas pinturas em reserva, tanto na reserva atual como na nova reserva, sendo mencionadas as possíveis estratégias de mitigação para estes agentes. Finalmente, fazem-se propostas de investigações futuras.The main objective of this work is to plan a new painting storage for the artist Ângelo de Sousa collection. This new painting storage began with an initial proposal by the Núcleo de Estudos de Ângelo de Sousa (NEÂdS) and by the Department of Conservation and Resto-ration (DCR) of the NOVA School of Science and Technology. This painting collection is now deposited in a provisional storage. The work started with an updated of the inventory of the existing painting collection, to know the number, typology, and dimensions of the works. After that, several plans were made of the space where the painting collection would be installed. With these plans, it was possible to study how these works could be stored, since most of the collection should be placed vertically with the help of a system of sliding wire rails. One of the challenges of this work was to know if it would be possible to store all the works of the painting collection in this new storage, since the number counted so far was 257 paintings, where 241 are already in a reserve. From the 257 paintings, 42 have large dimen-sions. Another challenge was to determine the most appropriate way to condition the paint-ings on unframed hardboard support. The main deterioration agents that could affect these paintings in the reserve, both in the current reserve and in the new reserve, were also determined, and possible mitigation strategies for these agents were mentioned. Also, further research lines, for the new storage, are proposed.Dinis, Maria FilomenaFerreira, JoanaRUNFonseca, Ana Carla Cristóvinho2022-07-13T10:41:08Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:19:07Zoai:run.unl.pt:10362/141807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:04.075280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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