Significado Cultural & Política de Gestão de Conservação: Proposta para a Coleção de Ângelo de Sousa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155794 |
Resumo: | Ângelo de Sousa (1939 – 2011) foi um importante artista contemporâneo português que marcou os séculos XX e XXI com as suas obras e metodologias de trabalho. Multifacetado, a sua obra passou por diversas áreas desde pintura, desenho, escultura, fotografia e filme, originando uma excecional coleção privada que, após o seu falecimento, passou para a posse e gestão do herdeiro patrimonial, Miguel Mesquita de Sousa. No entanto, nunca foi elaborado um Plano de Gestão de Conservação para a coleção, não estando a sua forma de gestão redigida num só documento, algo que é essencial para promover a boa gestão dos recursos disponíveis. Por esse motivo, esta Dissertação consistiu na elaboração de uma proposta de Plano de Gestão de Conservação para a coleção privada do artista Ângelo de Sousa, tendo-se partido da Avaliação do seu Significado Cultural para a elaboração da Política de Gestão de Conservação. A identificação dos valores da coleção permitiu compreender a singularidade e representatividade de que a mesma é portadora, tornando-a única e inigualável. A utilização desta abordagem permitiu compreender aquilo que o conjunto significa, e estabelecer procedimentos que permitirão guiar a gestão da coleção, visto só assim ser possível saber o porquê de ser importante preservá-la e comunicar o seu valor às gerações presentes e futuras. Por tratar-se de um conjunto, tanto para a avaliação como para a definição das políticas, foi necessário ter em consideração as diferentes áreas que incorporam a coleção, isto é, o espólio artístico, a biblioteca, e os arquivos documental e material. Para além disso, as políticas foram elaboradas especificamente para o espaço onde serão as futuras reservas, isto é, o atelier que, juntamente com a coleção, constitui uma unidade que deve ser preservada como tal. No entanto, trata-se de uma proposta e, como tal, é um trabalho preliminar e a indicação de um caminho futuro, uma vez que a Avaliação do Significado Cultural consistiu numa primeira abordagem, e as Políticas terão de ter um maior estudo e desenvolvimento. Por esse motivo, não se traduz numa versão final ou fechada, devendo ser revista e alterada, caso se entenda necessário, de modo a ir ao encontro das expetativas tanto do NEÂdS - Núcleo de Estudos Ângelo de Sousa, como do herdeiro patrimonial, uma vez que se trata de uma coleção privada, tendo em consideração os recursos disponíveis e o nível de significado cultural que cada parte constituinte da coleção possui. |
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Significado Cultural & Política de Gestão de Conservação: Proposta para a Coleção de Ângelo de SousaÂngelo de SousaAvaliação do Significado CulturalColeção PrivadaPlano de Gestão de ConservaçãoPolítica de Gestão de ConservaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasÂngelo de Sousa (1939 – 2011) foi um importante artista contemporâneo português que marcou os séculos XX e XXI com as suas obras e metodologias de trabalho. Multifacetado, a sua obra passou por diversas áreas desde pintura, desenho, escultura, fotografia e filme, originando uma excecional coleção privada que, após o seu falecimento, passou para a posse e gestão do herdeiro patrimonial, Miguel Mesquita de Sousa. No entanto, nunca foi elaborado um Plano de Gestão de Conservação para a coleção, não estando a sua forma de gestão redigida num só documento, algo que é essencial para promover a boa gestão dos recursos disponíveis. Por esse motivo, esta Dissertação consistiu na elaboração de uma proposta de Plano de Gestão de Conservação para a coleção privada do artista Ângelo de Sousa, tendo-se partido da Avaliação do seu Significado Cultural para a elaboração da Política de Gestão de Conservação. A identificação dos valores da coleção permitiu compreender a singularidade e representatividade de que a mesma é portadora, tornando-a única e inigualável. A utilização desta abordagem permitiu compreender aquilo que o conjunto significa, e estabelecer procedimentos que permitirão guiar a gestão da coleção, visto só assim ser possível saber o porquê de ser importante preservá-la e comunicar o seu valor às gerações presentes e futuras. Por tratar-se de um conjunto, tanto para a avaliação como para a definição das políticas, foi necessário ter em consideração as diferentes áreas que incorporam a coleção, isto é, o espólio artístico, a biblioteca, e os arquivos documental e material. Para além disso, as políticas foram elaboradas especificamente para o espaço onde serão as futuras reservas, isto é, o atelier que, juntamente com a coleção, constitui uma unidade que deve ser preservada como tal. No entanto, trata-se de uma proposta e, como tal, é um trabalho preliminar e a indicação de um caminho futuro, uma vez que a Avaliação do Significado Cultural consistiu numa primeira abordagem, e as Políticas terão de ter um maior estudo e desenvolvimento. Por esse motivo, não se traduz numa versão final ou fechada, devendo ser revista e alterada, caso se entenda necessário, de modo a ir ao encontro das expetativas tanto do NEÂdS - Núcleo de Estudos Ângelo de Sousa, como do herdeiro patrimonial, uma vez que se trata de uma coleção privada, tendo em consideração os recursos disponíveis e o nível de significado cultural que cada parte constituinte da coleção possui.Ângelo de Sousa (1939 – 2011) was an important Portuguese contemporary artist that left his mark in the XX and XXI centuries due to his artworks and work methodologies. Multifaceted, his artwork is divided throughout several areas such as painting, drawing, sculpture, photography and film, resulting on an extremely rich private collection, that, after his death, was inherited by Miguel Mesquita de Sousa, the current manager of the collection. However, it has never been created a Conservation Management Plan for it, which means that there is not a written document containing all the management policies, something that is crucial to promote a good management for the available resources. For that reason, this thesis is focused on the making of a Conservation Management Plan for Ângelo de Sousa’s private collection, considering as a starting point its Cultural Significance Evaluation for the elaboration of the Conservation Management Policy. The identification of the values of the collection allowed the understanding of the singularity and representativity that this collection retains, which makes it unique and unmatched. The use of this approach made possible to understand the meaning of the whole, and to stablish policies and procedures that will allow the management of the collection, since is the only way that makes possible to know why it is so important to preserve it and to communicate its value to the present and future generations. Because it is a set and not just an artwork collection, for both the evaluation and the definition of policies, it was necessary to considerate the different areas that make up the collection: the artwork, the library, and both the documental and material archives. Furthermore, the policies were created specifically to the space where future reserves will be, i.e., the atelier, that, alongside with the collection, make up a unit that should be preserved as such. However, it is a proposal, and as so, it is a preliminary work and the pointing arrow of a future way, considering that the Cultural Significance Evaluation consisted of a first approach and the policies need a deeper study and development. For that reason, it is not a final or closed version, demanding to be reviewed and changed if needed, so that it matches the expectations of both NEÂdS - Núcleo de Estudos Ângelo de Sousa and the heir, once that it is a private collection, considering the available resources and the level of significance that each part of the collection possess.Ferreira, JoanaFerraz, ÂngelaRUNPedras, Raquel Sofia Branco2023-07-25T14:49:23Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:24Zoai:run.unl.pt:10362/155794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:13.315493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ângelo de Sousa (1939 – 2011) foi um importante artista contemporâneo português que marcou os séculos XX e XXI com as suas obras e metodologias de trabalho. Multifacetado, a sua obra passou por diversas áreas desde pintura, desenho, escultura, fotografia e filme, originando uma excecional coleção privada que, após o seu falecimento, passou para a posse e gestão do herdeiro patrimonial, Miguel Mesquita de Sousa. No entanto, nunca foi elaborado um Plano de Gestão de Conservação para a coleção, não estando a sua forma de gestão redigida num só documento, algo que é essencial para promover a boa gestão dos recursos disponíveis. Por esse motivo, esta Dissertação consistiu na elaboração de uma proposta de Plano de Gestão de Conservação para a coleção privada do artista Ângelo de Sousa, tendo-se partido da Avaliação do seu Significado Cultural para a elaboração da Política de Gestão de Conservação. A identificação dos valores da coleção permitiu compreender a singularidade e representatividade de que a mesma é portadora, tornando-a única e inigualável. A utilização desta abordagem permitiu compreender aquilo que o conjunto significa, e estabelecer procedimentos que permitirão guiar a gestão da coleção, visto só assim ser possível saber o porquê de ser importante preservá-la e comunicar o seu valor às gerações presentes e futuras. Por tratar-se de um conjunto, tanto para a avaliação como para a definição das políticas, foi necessário ter em consideração as diferentes áreas que incorporam a coleção, isto é, o espólio artístico, a biblioteca, e os arquivos documental e material. Para além disso, as políticas foram elaboradas especificamente para o espaço onde serão as futuras reservas, isto é, o atelier que, juntamente com a coleção, constitui uma unidade que deve ser preservada como tal. No entanto, trata-se de uma proposta e, como tal, é um trabalho preliminar e a indicação de um caminho futuro, uma vez que a Avaliação do Significado Cultural consistiu numa primeira abordagem, e as Políticas terão de ter um maior estudo e desenvolvimento. Por esse motivo, não se traduz numa versão final ou fechada, devendo ser revista e alterada, caso se entenda necessário, de modo a ir ao encontro das expetativas tanto do NEÂdS - Núcleo de Estudos Ângelo de Sousa, como do herdeiro patrimonial, uma vez que se trata de uma coleção privada, tendo em consideração os recursos disponíveis e o nível de significado cultural que cada parte constituinte da coleção possui. |
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