Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19529 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_04446d9535cd8cf0281f7be3b1b29411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambientalDesign ScienceGamificaçãoGeração AlfaSustentabilidade AmbientalAlpha GenerationEnvironmental SustainabilityGamificationMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoÉ imperativo alterar a forma como consumimos e como tratamos os resíduos que advêm desse mesmo consumo, e as crianças são o mais potente motor desta mudança. Assim, é importante conhecermos esta geração e adaptar a forma como nos dirigimos à mesma. A geração Alfa nasceu, e está a crescer, rodeada de tecnologia e é muito facilmente motivada por todas as características da mesma. Como tal, importa incluir ferramentas de ensino que entusiasmem e cativem esta geração. A gamificação é uma técnica que pode ser um complemento muito poderoso ao ensino, permitindo aos educadores motivar, mais facilmente, os seus alunos. Através da Design Science Research, foi desenhado um artefacto com o objetivo de educar crianças para a sustentabilidade ambiental e para as questões ambientais mais pertinentes. Este artefacto consiste num sistema gamificado, que poderá ser aplicado em contexto escolar. O artefacto foi validado através de seis entrevistas ao público-alvo e a especialistas. Essas entrevistas tiveram como objetivo compreender a adequação das técnicas utilizadas ao público-alvo e, se estas poderão solucionar o problema identificado. Através destas, foi possível perceber que a gamificação pode ser um motivador eficaz para as crianças. Dado que a solução desenhada lhes permite aplicarem os conhecimentos adquiridos quase imediatamente, os jogadores/alunos estão a consolidar os conceitos adquiridos de uma forma muito interativa e intuitiva. A utilização de jogos no ensino mostrou ser uma mais valia não só para os alunos como também para os professores, através da análise da informação recolhida pelo sistema.It is imperative to change the way we consume and dispose of the waste that comes from it, and children are the most powerful engine for this change. Thus, it is important to know this generation and adapt the way we address them. The Alpha generation was born, and is developing, surrounded by technology and is very easily motivated by its characteristics. As such, it is important to include tools that excite and captivate this generation. Gamification is a technique that can be a very powerful complement to teaching, allowing educators to more easily motivate their students. Through Design Science Research, an artifact was designed with the purpose of educating children on environmental sustainability and some of the most relevant environmental issues. This artifact is a gamified system, that can be applied in a school context. The artifact was validated through six interviews with the target audience and specialists. Those interviews aimed to understand the adequacy of the techniques used to the target audience and, if those could be a solution for the identified problem. Through these it was possible to realize that gamification can be an effective motivator for children. Given the fact that the designed solution allows them to apply their acquired knowledge almost immediately, players/students are consolidating the acquired concepts in a very interactive and intuitive way. The use of games in teaching was proven to be an asset not only for students but also for teachers, through the analysis of the data collected by the system.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaMatias, Ana Cátia António2020-07-31T00:30:23Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19529porMatias, Ana Cátia António (2019). "Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:24.573436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
title |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
spellingShingle |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental Matias, Ana Cátia António Design Science Gamificação Geração Alfa Sustentabilidade Ambiental Alpha Generation Environmental Sustainability Gamification |
title_short |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
title_full |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
title_fullStr |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
title_full_unstemmed |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
title_sort |
Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental |
author |
Matias, Ana Cátia António |
author_facet |
Matias, Ana Cátia António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Jesualdo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Ana Cátia António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Science Gamificação Geração Alfa Sustentabilidade Ambiental Alpha Generation Environmental Sustainability Gamification |
topic |
Design Science Gamificação Geração Alfa Sustentabilidade Ambiental Alpha Generation Environmental Sustainability Gamification |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-07-31T00:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19529 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matias, Ana Cátia António (2019). "Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131135888850944 |