Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Cátia António
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19529
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_04446d9535cd8cf0281f7be3b1b29411
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design science : gamificação para a sustentabilidade ambientalDesign ScienceGamificaçãoGeração AlfaSustentabilidade AmbientalAlpha GenerationEnvironmental SustainabilityGamificationMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoÉ imperativo alterar a forma como consumimos e como tratamos os resíduos que advêm desse mesmo consumo, e as crianças são o mais potente motor desta mudança. Assim, é importante conhecermos esta geração e adaptar a forma como nos dirigimos à mesma. A geração Alfa nasceu, e está a crescer, rodeada de tecnologia e é muito facilmente motivada por todas as características da mesma. Como tal, importa incluir ferramentas de ensino que entusiasmem e cativem esta geração. A gamificação é uma técnica que pode ser um complemento muito poderoso ao ensino, permitindo aos educadores motivar, mais facilmente, os seus alunos. Através da Design Science Research, foi desenhado um artefacto com o objetivo de educar crianças para a sustentabilidade ambiental e para as questões ambientais mais pertinentes. Este artefacto consiste num sistema gamificado, que poderá ser aplicado em contexto escolar. O artefacto foi validado através de seis entrevistas ao público-alvo e a especialistas. Essas entrevistas tiveram como objetivo compreender a adequação das técnicas utilizadas ao público-alvo e, se estas poderão solucionar o problema identificado. Através destas, foi possível perceber que a gamificação pode ser um motivador eficaz para as crianças. Dado que a solução desenhada lhes permite aplicarem os conhecimentos adquiridos quase imediatamente, os jogadores/alunos estão a consolidar os conceitos adquiridos de uma forma muito interativa e intuitiva. A utilização de jogos no ensino mostrou ser uma mais valia não só para os alunos como também para os professores, através da análise da informação recolhida pelo sistema.It is imperative to change the way we consume and dispose of the waste that comes from it, and children are the most powerful engine for this change. Thus, it is important to know this generation and adapt the way we address them. The Alpha generation was born, and is developing, surrounded by technology and is very easily motivated by its characteristics. As such, it is important to include tools that excite and captivate this generation. Gamification is a technique that can be a very powerful complement to teaching, allowing educators to more easily motivate their students. Through Design Science Research, an artifact was designed with the purpose of educating children on environmental sustainability and some of the most relevant environmental issues. This artifact is a gamified system, that can be applied in a school context. The artifact was validated through six interviews with the target audience and specialists. Those interviews aimed to understand the adequacy of the techniques used to the target audience and, if those could be a solution for the identified problem. Through these it was possible to realize that gamification can be an effective motivator for children. Given the fact that the designed solution allows them to apply their acquired knowledge almost immediately, players/students are consolidating the acquired concepts in a very interactive and intuitive way. The use of games in teaching was proven to be an asset not only for students but also for teachers, through the analysis of the data collected by the system.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaMatias, Ana Cátia António2020-07-31T00:30:23Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19529porMatias, Ana Cátia António (2019). "Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:24.573436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
title Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
spellingShingle Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
Matias, Ana Cátia António
Design Science
Gamificação
Geração Alfa
Sustentabilidade Ambiental
Alpha Generation
Environmental Sustainability
Gamification
title_short Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
title_full Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
title_fullStr Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
title_full_unstemmed Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
title_sort Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental
author Matias, Ana Cátia António
author_facet Matias, Ana Cátia António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Jesualdo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Ana Cátia António
dc.subject.por.fl_str_mv Design Science
Gamificação
Geração Alfa
Sustentabilidade Ambiental
Alpha Generation
Environmental Sustainability
Gamification
topic Design Science
Gamificação
Geração Alfa
Sustentabilidade Ambiental
Alpha Generation
Environmental Sustainability
Gamification
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-07-31T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19529
url http://hdl.handle.net/10400.5/19529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matias, Ana Cátia António (2019). "Design science : gamificação para a sustentabilidade ambiental". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135888850944