Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Catarina Andreia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21046
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_665731dec418565e15f55f3062c22b05
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicaçõesTelecomunicaçõesGamificaçãoPlano de MarketingMEOGeração ZGeração YTelecommunicationsGamificationMarketing PlanGeneration ZGeneration YMestrado em MarketingEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações, sendo a MEO a empresa escolhida, por ser a única no mercado (das 3 grandes) que ainda não possui este tipo de produto. A MEO é uma empresa do setor das telecomunicações, que pertence atualmente à Altice Portugal, sendo atualmente a líder de mercado no setor das telecomunicações em Portugal. Para entender se a gamificação era a estratégia adequada e se seria bem aceite, foi realizado um inquérito, o qual foi analisado posteriormente com o auxílio da ferramenta Qualtrics. Para a recolha de dados primários sobre a empresa, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com a empresa MEO, com a finalidade de entender os seus objetivos a longo prazo e perceber quais seriam as suas maiores fraquezas e as oportunidades que encontravam para crescer. Ao longo do plano de marketing, será possível identificar as preferências do target a atingir e que mecânicas serão mais cativantes para conseguir atingir os objetivos da MEO: a) mudar os utilizadores de pré-pago para pós-pago, b) tornar a app o principal ponto de contacto entre o consumidor e a MEO diminuindo as ligações para o apoio ao cliente e c) aumentar o uso da aplicação.This project aims to develop a marketing plan to implement gamification techniques in the telecommunications industry, with MEO being the chosen company, since it is the only one in the market (of the big 3) that does not yet have this type of product. MEO is a company in the telecommunications sector, which currently belongs to Altice Portugal, and is currently the market leader in the telecommunications sector in Portugal. To understand whether gamification was the right strategy and whether it would be well accepted, a survey was carried out, which was subsequently analyzed with the aid of the Qualtrics tool. For the collection of primary data about the company, semi-structured interviews were carried out with the company MEO, in order to understand its long-term objectives and understand what its biggest weaknesses and the opportunities that they found to grow. Throughout the marketing plan, it will be possible to identify the preferences of the target to be reached and which mechanics will be most captivating in order to achieve MEO's goals: changing users from prepaid to postpaid, making the app the main point of contact between the consumer and MEO by decreasing the calls to customer support and increasing the use of the application.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana dosRepositório da Universidade de LisboaAfonso, Catarina Andreia da Silva2021-08-14T00:30:21Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21046porAfonso, Catarina Andreia da Silva (2020). "Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:42.120838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
title Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
spellingShingle Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
Afonso, Catarina Andreia da Silva
Telecomunicações
Gamificação
Plano de Marketing
MEO
Geração Z
Geração Y
Telecommunications
Gamification
Marketing Plan
Generation Z
Generation Y
title_short Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
title_full Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
title_fullStr Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
title_full_unstemmed Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
title_sort Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
author Afonso, Catarina Andreia da Silva
author_facet Afonso, Catarina Andreia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Susana dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Catarina Andreia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Telecomunicações
Gamificação
Plano de Marketing
MEO
Geração Z
Geração Y
Telecommunications
Gamification
Marketing Plan
Generation Z
Generation Y
topic Telecomunicações
Gamificação
Plano de Marketing
MEO
Geração Z
Geração Y
Telecommunications
Gamification
Marketing Plan
Generation Z
Generation Y
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-08-14T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21046
url http://hdl.handle.net/10400.5/21046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, Catarina Andreia da Silva (2020). "Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131149177454592