Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21582
Resumo: O presente estudo procurou analisar o impacto da relação de orientação doutoral (ao nível do tipo de relação e qualidade percebida da relação) na perceção de desenvolvimento pessoal (em termos de ganhos e perdas). Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Foram utilizados três questionários: Questionário de Interação Estudante-Orientador/a (QIEO, acerca do tipo de relação; adaptado de Mainhard, van der Rijst, van Tartwijk, & Wubbels, 2009); Questionário de Relação com o/a Orientador/a (QRO, acerca da qualidade da relação; Melo, 2000) e o Questionário Processo de Doutoramento: Ganhos e Perdas (PDGP, sobre a perceção de ganhos e perdas desenvolvimentais; adaptado de Melo, 2000). Foram encontradas relações de influência entre a qualidade da relação e o tipo de relação sobre a perceção de ganhos e perdas.
id RCAP_044e8be69753bc056f219b8c64117740
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoalDoutoramentoDoutorRelação de orientaçãoDesenvolvimento pessoalO presente estudo procurou analisar o impacto da relação de orientação doutoral (ao nível do tipo de relação e qualidade percebida da relação) na perceção de desenvolvimento pessoal (em termos de ganhos e perdas). Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Foram utilizados três questionários: Questionário de Interação Estudante-Orientador/a (QIEO, acerca do tipo de relação; adaptado de Mainhard, van der Rijst, van Tartwijk, & Wubbels, 2009); Questionário de Relação com o/a Orientador/a (QRO, acerca da qualidade da relação; Melo, 2000) e o Questionário Processo de Doutoramento: Ganhos e Perdas (PDGP, sobre a perceção de ganhos e perdas desenvolvimentais; adaptado de Melo, 2000). Foram encontradas relações de influência entre a qualidade da relação e o tipo de relação sobre a perceção de ganhos e perdas.Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)2017-12-20T18:31:26Z2017-12-202017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21582http://hdl.handle.net/10174/21582porSimões, J. & Melo, M. (2017). Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal. Psicologia, 31 (2), 237-242 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia)237-2422183-2471http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/134831Psicologia2PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais com Arbitragem Científica.ndmmm@uevora.pt681doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1348Simões, JoséMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:49.008802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
title Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
spellingShingle Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
Simões, José
Doutoramento
Doutor
Relação de orientação
Desenvolvimento pessoal
title_short Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
title_full Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
title_fullStr Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
title_full_unstemmed Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
title_sort Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
author Simões, José
author_facet Simões, José
Melo, Madalena
author_role author
author2 Melo, Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, José
Melo, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Doutoramento
Doutor
Relação de orientação
Desenvolvimento pessoal
topic Doutoramento
Doutor
Relação de orientação
Desenvolvimento pessoal
description O presente estudo procurou analisar o impacto da relação de orientação doutoral (ao nível do tipo de relação e qualidade percebida da relação) na perceção de desenvolvimento pessoal (em termos de ganhos e perdas). Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Foram utilizados três questionários: Questionário de Interação Estudante-Orientador/a (QIEO, acerca do tipo de relação; adaptado de Mainhard, van der Rijst, van Tartwijk, & Wubbels, 2009); Questionário de Relação com o/a Orientador/a (QRO, acerca da qualidade da relação; Melo, 2000) e o Questionário Processo de Doutoramento: Ganhos e Perdas (PDGP, sobre a perceção de ganhos e perdas desenvolvimentais; adaptado de Melo, 2000). Foram encontradas relações de influência entre a qualidade da relação e o tipo de relação sobre a perceção de ganhos e perdas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20T18:31:26Z
2017-12-20
2017-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21582
http://hdl.handle.net/10174/21582
url http://hdl.handle.net/10174/21582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões, J. & Melo, M. (2017). Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal. Psicologia, 31 (2), 237-242 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia)
237-242
2183-2471
http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348
31
Psicologia
2
PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais com Arbitragem Científica.
nd
mmm@uevora.pt
681
doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)
publisher.none.fl_str_mv Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136609280458752