Tornar-se doutor: a relação de orientação e o desenvolvimento do/a doutorando/a

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, José Manuel Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19911
Resumo: Apesar do estudo dos processos educativos no ensino superior ser um tópico bastante explorado pela Psicologia, o estudo do processo de doutoramento parece ter sido relegado para segundo plano ao longo dos anos. O presente estudo procurou analisar a perceção de desenvolvimento de estudantes de doutoramento (em termos de ganhos e perdas) e a relação de orientação (em termos de tipo de relação e qualidade percebida da relação), bem como o impacto dessa relação na perceção de desenvolvimento pessoal. Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Os principais resultados obtidos parecem indicar que os doutorandos tendem a perceber a qualidade da relação de forma positiva, que estes percebem os orientadores como cooperantes, próximos e respeitadores da autonomia do estudante, e que estes tendem a perceber principalmente ganhos desenvolvimentais. De uma forma geral observou-se também que algumas dimensões do tipo de relação e da qualidade da relação parecem ter uma influência significativa na perceção de ganhos e perdas; On becoming a PhD: The relation of supervision and the development of the doctorate Abstract: Despite the study of educational processes in higher education is a topic extensively explored by Psychology, the study of the doctoral process seems to have been relegated to the background over the years. This study aimed to analyze the perception of development of PhD students (in terms of gains and losses) and the supervision relationship (in terms of type of relationship and perceived quality of the relationship), and the impact of this relationship on the perception of personal development. The sample consisted of 308 doctoral students from three portuguese universities. The main results seem to indicate that doctoral students tend to perceive the quality of the relationship as positive, that they perceive supervisors as cooperant, close and respectful for students’ autonomy, and that they tend to perceive mainly developmental gains. In general, it is also noted that some dimensions of the type of relationship and the relationship would appear to have a significant influence on the perception of gains and losses.
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