Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2117
Resumo: A pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.
id RCAP_04579b89c9edf1abacbdacfdfbc669ff
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucessoCompreensão leitoraDislexiaA pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz2014-07-25T16:08:11Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.413288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
title Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
spellingShingle Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
Compreensão leitora
Dislexia
title_short Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
title_full Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
title_fullStr Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
title_full_unstemmed Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
title_sort Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
author Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
author_facet Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Dislexia
topic Compreensão leitora
Dislexia
description A pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-07-25T16:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2117
url http://hdl.handle.net/10400.6/2117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336732487680