Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14029
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
id RCAP_04579d68a2ea86cbe3b1df1a8fb50738
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo371.68681.324Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)As investigações realizadas no âmbito da utilização das tecnologias em contexto educativo têm proliferado de uma forma muito significativa, nas últimas décadas. Numerosos estudos têm revelado as potencialidades das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, por um lado, e a necessidade de preparar as crianças para uma sociedade em constante devir, através do desenvolvimento das suas capacidades de auto-aprendizagem, por outro. Tendo por base que a acção é motor para a construção do conhecimento, propusemo-nos estudar o potencial do Squeak, enquanto ferramenta de programação destinada a ajudar as crianças a aprender criando. Assim, este trabalho foi desenvolvido no sentido de identificar as características do Squeak que podem contribuir para a construção de conhecimento. Este estudo qualitativo foi realizado com uma turma de 21 crianças que frequentavam o 3.º e 4.º anos de escolaridade, numa escola particular. Pretendeu-se que os alunos criassem os seus próprios projectos, tentando perceber, a partir do desenvolvimento de tais trabalhos, a emersão de conhecimentos. A recolha de dados foi feita a partir de três fontes: a observação directa e notas de campo, os trabalhos produzidos pelos alunos e as entrevistas realizadas. Atendendo ao carácter qualitativo da metodologia adoptada, a análise dos dados foi descritiva e interpretativa. Apurou-se que as experiências com Squeak contribuem para a criação de condições de aprendizagem, através de actividades que conduzem à construção do conhecimento porque integram e potenciam um conjunto de condições que correspondem a critérios de qualidade para a construção de projectos educativos sustentados em abordagens sócio-construtivistas.The researches made in the educational environment’s applied technologies area have grown in a very significant way in the past few decades. Many studies have shown, one the one hand, the potentialities of the teachinglearning process, and on the other hand, the necessities to prepare children for society´s constant change, through a perception of their capabilities and selflearning. Having as a principle that action is the motor for the knowledge’s construction, we came to study the potential of Squeak while programming tool destined to help children learning through creation. So, this work was developed regarding the aim of identifying Squeak’s characteristics that can contribute to the knowledge’s construction. This qualitative study was accomplished with a class of 21 children that were ongoing the 3rd and 4th school years in a private institution. We intended for students to create their own projects trying to understand, through the development of those works, the emersion of those knowledges. The data was collected from three sources: the direct observation and field notes, the works produced by the students and interviews. Regarding the qualitative side of the adopted methodology, the analyses of the data was described and interpreted. It was concluded that the Squeak´s experiences contribute to the creation of learning conditions, through the activities that conduce to the knowledge’s construction because they potentiate and are part of a group of conditions that correspond to quality’s criteria for the construction of educational projects sustained in socio-constructive approaches.Osório, António JoséUniversidade do MinhoFerreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/14029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:56.842024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
title Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
spellingShingle Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
Ferreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro
371.68
681.324
title_short Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
title_full Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
title_fullStr Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
title_full_unstemmed Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
title_sort Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
author Ferreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro
author_facet Ferreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
681.324
topic 371.68
681.324
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14029
url http://hdl.handle.net/1822/14029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132887329538048