Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hugo José Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8992
Resumo: O conceito de “Zonas de Tolerância” é um conceito inovador que tem atraído uma grande atenção da área de Marketing de Serviços. Este trabalho teve como objectivo principal avaliar a qualidade de serviço prestado pelo Departamento de Sistemas de Informação de uma Empresa Portuguesa de grande dimensão aos seus utilizadores. A qualidade de serviço pode ser medida através da diferença entre as expectativas e as percepções dos utilizadores. As expectativas podem ser divididas em serviço desejado e serviço adequado, e a diferença entre estes dois níveis é a zona de tolerância dos utilizadores. Para tal utilizou-se o instrumento IS ZOT SERVQUAL, um instrumento adaptado para o contexto dos SI, a partir do original SERVQUAL e introduzindo o conceito de Zona de Tolerância. A amostra consistiu em utilizadores com acesso aos Sistemas de Informação da empresa, e os dados foram recolhidos através de um questionário online auto-preenchido. Foram calculadas as respectivas Zonas de Tolerância, as medidas de adequação de serviço (MAS) e as medidas de superioridade de serviço (MSS). Os dados revelam que os utilizadores possuem zonas de tolerância estreitas em todas as dimensões do modelo, e as mesmas diferem de acordo com as suas experiências passadas e competências em SI. Este estudo permitiu diagnosticar a qualidade de serviço da empresa, e contribuiu para o estudo empírico da relação entre a mesma e a satisfação dos utilizadores.
id RCAP_04593f705c3a961f4ebeb9932764cd51
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informaçãoSistemas de informaçãoQualidade de serviçosO conceito de “Zonas de Tolerância” é um conceito inovador que tem atraído uma grande atenção da área de Marketing de Serviços. Este trabalho teve como objectivo principal avaliar a qualidade de serviço prestado pelo Departamento de Sistemas de Informação de uma Empresa Portuguesa de grande dimensão aos seus utilizadores. A qualidade de serviço pode ser medida através da diferença entre as expectativas e as percepções dos utilizadores. As expectativas podem ser divididas em serviço desejado e serviço adequado, e a diferença entre estes dois níveis é a zona de tolerância dos utilizadores. Para tal utilizou-se o instrumento IS ZOT SERVQUAL, um instrumento adaptado para o contexto dos SI, a partir do original SERVQUAL e introduzindo o conceito de Zona de Tolerância. A amostra consistiu em utilizadores com acesso aos Sistemas de Informação da empresa, e os dados foram recolhidos através de um questionário online auto-preenchido. Foram calculadas as respectivas Zonas de Tolerância, as medidas de adequação de serviço (MAS) e as medidas de superioridade de serviço (MSS). Os dados revelam que os utilizadores possuem zonas de tolerância estreitas em todas as dimensões do modelo, e as mesmas diferem de acordo com as suas experiências passadas e competências em SI. Este estudo permitiu diagnosticar a qualidade de serviço da empresa, e contribuiu para o estudo empírico da relação entre a mesma e a satisfação dos utilizadores.The concept of "Zones of Tolerance" is an innovative concept that has attracted great attention of Marketing Services. This work was aimed at assessing the quality of service provided by the Department of Information Systems of a large Portuguese company for its users. The quality of service can be measured by the difference between expectations and perceptions of users. Expectations can be divided into desired service and adequate service, and the difference between these two levels is the tolerance zone of the users. For this we used the IS ZOT SERVQUAL instrument, an instrument adapted to the context of IS, from the original SERVQUAL and introducing the concept of Zone of Tolerance. The sample consisted of users with access to enterprise information systems, and data were collected through a self-completed online questionnaire. We calculated the respective tolerance zones, measure of service adequacy (MAS) and measure of service superiority (MSS). The data show that users have narrow zones of tolerance for all model dimensions, and they differ according to their past experiences and skills in IS. This study allowed to diagnose the quality of service of the company, and contributed to the empirical study of the relationship between it and users ' satisfaction.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:37Z2011-12-07T00:00:00Z2011-12-072013-12-07T10:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8992porRibeiro, Hugo José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:22Zoai:ria.ua.pt:10773/8992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:58.054325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
title Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
spellingShingle Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
Ribeiro, Hugo José Martins
Sistemas de informação
Qualidade de serviços
title_short Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
title_full Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
title_fullStr Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
title_sort Avaliação da qualidade de serviço dos sistemas de informação
author Ribeiro, Hugo José Martins
author_facet Ribeiro, Hugo José Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hugo José Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de informação
Qualidade de serviços
topic Sistemas de informação
Qualidade de serviços
description O conceito de “Zonas de Tolerância” é um conceito inovador que tem atraído uma grande atenção da área de Marketing de Serviços. Este trabalho teve como objectivo principal avaliar a qualidade de serviço prestado pelo Departamento de Sistemas de Informação de uma Empresa Portuguesa de grande dimensão aos seus utilizadores. A qualidade de serviço pode ser medida através da diferença entre as expectativas e as percepções dos utilizadores. As expectativas podem ser divididas em serviço desejado e serviço adequado, e a diferença entre estes dois níveis é a zona de tolerância dos utilizadores. Para tal utilizou-se o instrumento IS ZOT SERVQUAL, um instrumento adaptado para o contexto dos SI, a partir do original SERVQUAL e introduzindo o conceito de Zona de Tolerância. A amostra consistiu em utilizadores com acesso aos Sistemas de Informação da empresa, e os dados foram recolhidos através de um questionário online auto-preenchido. Foram calculadas as respectivas Zonas de Tolerância, as medidas de adequação de serviço (MAS) e as medidas de superioridade de serviço (MSS). Os dados revelam que os utilizadores possuem zonas de tolerância estreitas em todas as dimensões do modelo, e as mesmas diferem de acordo com as suas experiências passadas e competências em SI. Este estudo permitiu diagnosticar a qualidade de serviço da empresa, e contribuiu para o estudo empírico da relação entre a mesma e a satisfação dos utilizadores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07T00:00:00Z
2011-12-07
2013-12-07T10:00:00Z
2018-07-20T14:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8992
url http://hdl.handle.net/10773/8992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137512102297600