Qualidade da informação e qualidade do serviço de informação como fatores de adoção dos serviços de fintech
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169891 |
Resumo: | Em um contexto de rápido crescimento das tecnologias financeiras, também conhecidas como fintech, este trabalho busca identificar quais os efeitos da Qualidade da Informação (QI) e da Qualidade do Serviço de Informação (QSI) na Utilidade Percebida (UP) e no Uso dos serviços oferecidos por fintechs, de acordo com a percepção do usuário. O método utilizado é de pesquisa quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através de uma survey, baseando-se no modelo teórico de pesquisa composto pelos fatores: Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço de Informação, Utilidade Percebida e Uso de SI. O estudo contém uma amostra de 94 respondentes usuários de fintech. A análise dos dados foi feita através dos softwares SPSS e SmartPLS. Através da análise estatística dos dados, concluiu-se que a combinação da QI com a QSI reforça tanto a UP pelos usuários de fintechs, quanto o Uso que eles fazem de seus serviços. Além disso, constatou-se que a UP pelos usuários é importante para que estes façam Uso das fintechs. Dessa forma, todas as cinco hipóteses da pesquisa mostraram-se verdadeiras, constatando a validade do modelo teórico no contexto das fintechs. |
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Zeltser, Thaís TouguinhaMaçada, Antônio Carlos Gastaud2017-11-01T02:31:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/169891001051612Em um contexto de rápido crescimento das tecnologias financeiras, também conhecidas como fintech, este trabalho busca identificar quais os efeitos da Qualidade da Informação (QI) e da Qualidade do Serviço de Informação (QSI) na Utilidade Percebida (UP) e no Uso dos serviços oferecidos por fintechs, de acordo com a percepção do usuário. O método utilizado é de pesquisa quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através de uma survey, baseando-se no modelo teórico de pesquisa composto pelos fatores: Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço de Informação, Utilidade Percebida e Uso de SI. O estudo contém uma amostra de 94 respondentes usuários de fintech. A análise dos dados foi feita através dos softwares SPSS e SmartPLS. Através da análise estatística dos dados, concluiu-se que a combinação da QI com a QSI reforça tanto a UP pelos usuários de fintechs, quanto o Uso que eles fazem de seus serviços. Além disso, constatou-se que a UP pelos usuários é importante para que estes façam Uso das fintechs. Dessa forma, todas as cinco hipóteses da pesquisa mostraram-se verdadeiras, constatando a validade do modelo teórico no contexto das fintechs.In a context of rapid growth in financial technologies, also known as fintech, this paper seeks to identify the effects of Information Quality and Information Service Quality on Perceived Usefulness and Use of services offered by fintechs, according to the perception of the users. The method used is quantitative research, and the data collection is done through a survey, based on the theoretical research model composed by the following factors: Information Quality, Information Service Quality, Perceived Usefulness and IS use. The study contains a sample of 94 respondents. The data analysis was done using SPSS and SmartPLS software and structural equation modeling (SEM) techniques. Through the statistical analysis of the data, it was concluded that the combination of Information Quality and Information Service Quality reinforces both the Perceived Usefulness by fintech users and the Use of their services. In addition, it was found that the Perceived Usefulness by the users is important for them to make Use of fintechs. Thus, all five hypotheses of the research proved to be true, confirming the validity of the theoretical model in the context of fintechs.application/pdfporQualidade da informaçãoServiço de informaçãoFintechIS usePerceived UsefulnessInformation Service QualityInformation QualityQualidade da informação e qualidade do serviço de informação como fatores de adoção dos serviços de fintechinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051612.pdf001051612.pdfTexto completoapplication/pdf1399799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169891/1/001051612.pdff5c8a6aca27aac9ae3286264abaf947aMD51TEXT001051612.pdf.txt001051612.pdf.txtExtracted Texttext/plain99403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169891/2/001051612.pdf.txt19bb677d4fd566e0d538fed31bc757d9MD52THUMBNAIL001051612.pdf.jpg001051612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169891/3/001051612.pdf.jpgeadb3b281f3df9e6b618c6ea65a5e052MD5310183/1698912020-05-07 04:10:00.924735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-07T07:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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