Qualidade da informação e qualidade do serviço de informação como fatores de adoção dos serviços de fintech

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeltser, Thaís Touguinha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169891
Resumo: Em um contexto de rápido crescimento das tecnologias financeiras, também conhecidas como fintech, este trabalho busca identificar quais os efeitos da Qualidade da Informação (QI) e da Qualidade do Serviço de Informação (QSI) na Utilidade Percebida (UP) e no Uso dos serviços oferecidos por fintechs, de acordo com a percepção do usuário. O método utilizado é de pesquisa quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através de uma survey, baseando-se no modelo teórico de pesquisa composto pelos fatores: Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço de Informação, Utilidade Percebida e Uso de SI. O estudo contém uma amostra de 94 respondentes usuários de fintech. A análise dos dados foi feita através dos softwares SPSS e SmartPLS. Através da análise estatística dos dados, concluiu-se que a combinação da QI com a QSI reforça tanto a UP pelos usuários de fintechs, quanto o Uso que eles fazem de seus serviços. Além disso, constatou-se que a UP pelos usuários é importante para que estes façam Uso das fintechs. Dessa forma, todas as cinco hipóteses da pesquisa mostraram-se verdadeiras, constatando a validade do modelo teórico no contexto das fintechs.
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